Novas tendências e tecnologias estão ganhando cada vez mais força no mundo do varejo. No blog de hoje, vamos falar sobre o mapa de calor da loja, uma tendência que também pode ser considerada uma super estratégia de marketing para ampliar as vendas e gerar mais receita para o seu negócio. 

Neste artigo, explicaremos o que é um mapa de calor, qual a sua importância e como fazer um na sua loja. Resumindo: Tudo o que você precisa saber sobre o mapa de calor da loja!

Ficou curioso para saber mais sobre o assunto? Então fique com a gente até o fim deste texto!

Antes de tudo, que tal definirmos o que é um mapa de calor e qual a sua função?

Leia também: 20 dicas para a sua loja vender mais

 

O que é e pra que serve um mapa de calor da loja?

Como dissemos anteriormente, os mapas de calor são usados ​​principalmente como uma poderosa ferramenta de estratégia de marketing para impulsionar as vendas. No entanto, essa solução tem mais aplicações que beneficiam outras áreas da sua empresa.

Os mapas de calor da loja podem ser de grande ajuda quando se trata de entender a funcionalidade da sua loja como um todo, e como os clientes se comportam dentro delas. Essa tecnologia serve tanto para lojas físicas quanto e-commerce.

Mas o que é realmente um mapa de calor? Em poucas palavras, um mapa de calor é uma imagem tecnologicamente gerada para rastrear o movimento e o comportamento do cliente dentro de uma loja.

 Essa tecnologia usa imagens em tempo real para rastrear a movimentação e atribui cores correspondentes ao volume de tráfego para cada espaço de um local.

Geralmente, as áreas “frias” estão em verde, azul e turquesa, enquanto as áreas “quentes” estão em vermelho, laranja e amarelo, semelhante a uma imagem infravermelha. Esses tons podem variar de quente, para as áreas mais visitadas a frio; para determinar as áreas que representam menos interesse por parte dos clientes.

A tecnologia do mapa de calor permite ainda que os lojistas vejam como os clientes se movem, o que tocam, quais áreas do estabelecimento evitam e quais áreas visitam com mais frequência.

Uma coisa é certa: um mapa de calor é capaz de te permitir enxergar o que acontece na sua loja por um ângulo que você nunca imaginou! 

Os varejistas de sucesso usam mapas de calor para vários propósitos, conheça alguns deles:

  • Para testar estratégias de marketing;
  • Para otimizar layouts de loja;
  • Para determinar a popularidade de certas mercadorias;
  • Para descobrir os horários de pico de compras.

 

Todas essas informações valiosas que normalmente seriam claras apenas através de horas de pesquisa de mercado, podem ser facilmente acessíveis usando a tecnologia de mapa de calor. Incrível, não é?

Mas quais são os benefícios exatos desta tecnologia? Agora que você já sabe o que é um mapa de calor da loja, explicaremos alguns dos benefícios de aderir a ele. Continue a leitura.

Confira também: Loja Instagramável: a importância de cenários para engajamento do consumidor

 

Benefícios dos mapas de calor da loja

O uso de mapas de calor permite uma integração mais perfeita entre todos os departamentos na loja de varejo. 

Um dono de loja que saiba ler um mapa de calor e coletar todas as informações importantes contidas nele, será capaz de elaborar estratégias de forma eficaz, saber onde aplicar o foco de cada departamento e como eles podem trabalhar juntos para atingir os seus objetivos finais.

Ao entender a eficácia das estratégias de marketing na loja e como elas se relacionam com as vendas, a equipe tem uma riqueza de informações. Essas informações permitem que eles tomem melhores decisões sobre tudo o que envolve a loja.

Por exemplo, ao determinar quais itens estão se perdendo no fluxo da loja ou quais produtos são menos populares, a equipe de colaboradores pode fazer ajustes nas vitrines da loja. 

Outra coisa que eles podem fazer é mover os itens que demoram para ser vendidos para mais perto do caixa a fim de incentivar os compradores a prestar mais atenção neles. Eles também podem usar produtos mais populares para chamar a atenção para áreas ignoradas da loja.

Outra função útil que o mapa de calor da loja permite é a coleta de dados de tráfego de pedestres. Usando um mapa de calor, o dono de loja pode coletar dados precisos sobre os horários mais movimentados e silenciosos do dia, semana, mês e ano. 

Esses dados permitem que a administração da loja tome decisões sobre datas promocionais, volumes de compras, eventos, entre outros.

A seguir, listamos algumas das análises disponíveis pelos mapa de calor em lojas físicas

  • Mapear as rotas dos consumidores;
  • Análise de calor de acordo com o layout da loja;
  • Análise de corredores e gôndolas;
  • Contagem e monitoramento de clientes;
  • Descobrir zonas mortas dentro da loja.

 

E agora, alguns dos benefícios de inserir mapas de calor em sua loja física:

  • Aumentar as vendas da sua loja com as propostas de melhorias de acordo com a análise do layout;
  • Melhorar o fluxo dos seus clientes para consumo dentro da loja;
  • Melhorar a experiência de consumo dos seus clientes;
  • Criar campanhas mais eficientes no varejo físico.

 

No mundo do e-commerce, o mapa de calor da loja tem basicamente a mesma função. Ele atua como uma ferramenta de rastreamento de sites, e permite que você veja o comportamento de seus visitantes online. 

E, uma vez que você saiba como seus visitantes interagem e se envolvem com seu site, a otimização de conversão se torna muito menos complicada!

Com um mapa de calor, você consegue melhorar infinitamente a performance do seu site.

Confira agora, alguns dos propósitos do mapa de calor da loja em um e-commerce:

 

1. Localizar usuários

Através do mapa de calor da loja saberemos onde os usuários estão a maior parte do tempo e, assim, podemos conhecer os artigos menos populares entre eles.

 

2. Encontrar locais de melhoria e disfunções

Ajuda a apontar e visualizar os sites onde o usuário clica. Por exemplo: o uso constante do mecanismo de busca serve como um indicador de que a página não está clara o suficiente para os visitantes.

 

3. Analisar o comportamento do usuário

Ele lança padrões de movimento dentro das diferentes mídias. Por exemplo, os botões “Call to Action” (CTA) em uma tela de celular são muito pequenos para serem clicados facilmente.

 

4. Comparar o comportamento do usuário

Com o mapa de calor, você consegue fazer uma comparação das rotas realizadas pelos novos usuários em comparação com aqueles que já são regulares no site.

 

5. Analise as rotas de navegação

Isso nos ajuda a saber o que os visitantes fazem a partir de e-mails, redes sociais e links que carregam patrocinadores, etc.

O mapa de calor da loja facilita a obtenção e visualização de informações cruciais sobre o comportamento dos usuários da Internet.

Ao conhecer os hábitos dos visitantes das suas páginas, obtém-se os dados necessários para melhorar a sua experiência de navegação. Isso resulta no tempo que eles passam em seus sites; o que aumenta a possibilidade de eles preferirem suas propostas de produtos e serviços.

No entanto, os mapas de calor indicam apenas uma tendência de seus usuários usarem seu site, mas não indicam o motivo. Portanto, você precisa de outras ferramentas de análise da web para compará-las e, assim, determinar com precisão suas estratégias para melhorar a experiência do usuário.

Leia também: 5 app’s grátis para editar vídeos da sua loja 

 

Como fazer um mapa de calor da loja

Com certeza, a essa altura você já está se perguntando como fazer um mapa de calor na sua loja, não é mesmo? É o que vamos lhe explicar agora!

De início, tudo o que você vai precisar é de uma ferramenta de heat mapping, responsável pela criação dos mapas de calor! Saiba que há muitas empresas no mercado oferecendo esse tipo de solução e com uma breve pesquisa você encontrará muitas.

O Google Analytics é um exemplo mais conhecido de mapa de calor. É uma ferramenta ideal para anunciantes online; e também para aqueles interessados ​​em encontrar vulnerabilidades e falhas de segurança em seus sites.

Para e-commerce, existem três tipos de mapas de calor, são eles:

 

  • Mapas de cliques: esses mapas mostram as áreas e elementos que são clicados com mais frequência;
  • Mapas de atividade do mouse: neste mapa estão representados para os quais lados o cursor aponta;
  • Mapas de rolagem: graças ao rastreamento de rolagem, você pode ver onde o usuário move o mouse e quão abaixo da linha d’água eles vão para descobrir o conteúdo.

 

Usando mapas de calor de forma eficaz

Embora os mapas de calor sejam ferramentas inovadoras e extremamente úteis para os varejistas, a tecnologia envolvida não é tão barata. Portanto, você precisa ter os fundos disponíveis em seu orçamento para usar o mapa de calor da loja de maneira eficaz.

Se você tiver várias franquias, uma estratégia eficaz seria investir em tecnologia de mapa de calor para sua filial mais movimentada. Ao fazer isso, você pode determinar, durante um período de tempo específico, o quanto isso beneficia sua empresa em termos de vendas e tráfego.

Mas, antes de investir em tecnologia de mapeamento de calor, você precisa considerar também as limitações do sistema. Embora a análise da web forneça dados incrivelmente específicos sobre a demografia do cliente, o mapa de calor da loja não pode fornecer esse tipo de percepção. 

O mapa apenas informa onde seus clientes vão enquanto estão em sua loja, o que eles tocam e onde passam a maior parte do tempo. Ele não fornecerá informações detalhadas sobre idade, raça, sexo, interesses ou hábitos de compra de seus clientes.

Outro ponto é que para tornar um mapa de calor da loja eficaz, alguém precisa ser capaz de analisar os dados levantados, o que leva não apenas tempo de forma contínua, mas também desvia a atenção de outras tarefas. 

Se não tiver alguém especializado coordenando a situação, um mapa de calor da loja pode levantar mais perguntas do que respostas. 

 

Devo investir em tecnologia de mapeamento de calor?

Não há dúvida de que o mapeamento de calor no varejo pode fornecer informações valiosas que podem ajudá-lo a impulsionar as vendas e testar novas ideias!

No entanto, ao considerar contratar um mapa de calor para a sua loja é importante lembrar que você obtém dele o que investe. Embora os dados fornecidos por essa tecnologia possam ser incrivelmente úteis, só valerá a pena se você usá-los para implementar novas estratégias. Os dados sozinhos não podem aumentar a receita de uma empresa. É preciso uma participação ativa da administração e dos colaboradores do negócio..

Como qualquer ferramenta, o mapa de calor tem o potencial de revolucionar a maneira como você administra sua loja quando são utilizados corretamente. Nas mãos de um empresário dedicado e experiente, um mapa de calor pode transformar um ponto de venda ou franquia de baixo desempenho em uma potência geradora de lucros!

 

Conheça o Cake

O Cake ERP é um sistema que tem a solução de frente de caixa perfeita para o seu negócio! O último contato que o cliente tem com a sua loja  é na frente de caixa, então, essa experiência precisa ser impecável, o atendimento precisa ser rápido, simples e intuitivo para que ele retorne ao seu estabelecimento e de boas recomendações.

O Cake pode te oferecer isso e muito mais! Conheça a nossa estrutura de PDV e entenda o porquê o Cake é a melhor solução para o seu negócio!

Clique aqui e experimente gratuitamente por 10 dias.

Este artigo foi útil para você? Deixe um comentário abaixo!