Quer melhorar o desempenho das suas vendas? Então pegue o caderninho e venha conferir 5 dicas de marketing para a sua loja!

Incluir estratégias de marketing no seu plano de negócios é um passo essencial para o crescimento da sua loja, afinal, são elas que permitem a divulgação dos seus produtos para o mercado e, é claro, para o consumidor final. E para dar aquela mãozinha na organização das suas ideias, separamos 5 dicas de marketing para você colocar em prática ainda neste semestre. 

Mas antes disso, é importante compreender o que é marketing. Marketing pode ser classificado como o conjunto de ações ou campanhas que visam o aumento dos lucros por meio da oferta de produtos ou serviços para um grupo de pessoas, que se beneficiam do processo pois é a partir dele que as suas necessidades e desejos são supridos. Investimento em tráfego pago, campanha alusiva a uma data comemorativa, spots de rádio e displays de Google são exemplos práticos dessas ações.

A definição dessas tarefas são planejadas a partir da pesquisa do comportamento do consumidor. É essa pesquisa que fornece os dados que dão embasamento para o planejamento. 

Ou seja, pergunte-se frequentemente quais são as necessidades e desejos do seu público-alvo e trabalhe para atendê-los. Atenção às métricas, aos KPI’s (Indicadores-chave de Performance) e às notícias do mercado são maneiras bastante eficazes de manter-se atualizado sobre como andam os pensamentos do seu cliente. Além disso, estudar antropologia como um todo garante que você entenda sobre pessoas e suas tendências e é assim que as boas estratégias nascem. Em resumo: você precisa estar constantemente estudando. 

[imagino aqui um gif de alguma série em que um ator famoso estuda, talvez meninas malvadas?]

Para quem está começando a entender melhor sobre a sua buyer persona e precisa de dados básicos, existe uma lista de informações básicas que já fornece subsídio para muitos conteúdos. Pense no seu público alvo e responda:

  • Qual é a faixa etária dele?
  • Qual é o gênero dominante?
  • A qual classe social ele pertence? 
  • Qual é o seu estado civil?
  • Tem filhos? Pretende ter?
  • Quais são seus principais interesses e hobbies?
  • Quais redes sociais costumam usar?

Ufa! Respondeu tudo? Pronto! Você acabou de realizar a sua primeira pesquisa de público-alvo! 

Obviamente existem diversas estratégias de marketing que podem ser eficazes para o seu negócio, o pulo do gato é adaptar as melhores para a sua realidade. Continue lendo esse artigo e aprenda 5 dicas de marketing para a sua loja que são um sucesso! Bora lá?

Dica 1: Invista em campanhas de conversão dentro da mídia paga

A ferramenta de patrocínio está disponível em todas as redes sociais e nelas é possível criar campanhas de engajamento ou de conversão. Você sabe a diferença entre elas?

As campanhas de engajamento são aquelas em que os posts do feed aparecem para mais pessoas e tem como objetivo conquistar mais curtidas e comentários. Já as de conversão são feitas a partir de postagens específicas (que não vão para o feed) e utilizam de estratégias diferentes, como chamadas mais comerciais e texto de apoio mais sucintos. O objetivo delas é levar a audiência para uma ação como vendas no seu e-commerce ou para as mensagens diretas. 

A ideia é divulgar os seus produtos mais interessantes e aproveitar para encaminhar o público para o contato direto com a sua loja. Cada clique é importante! 

Dica 2: E se o seu PDV fosse interativo? 

O ponto de venda é sempre utilizado de forma estratégica para divulgar o seu produto, certo? Agora fazemos o convite para você ir além: crie uma interação e veja o tempo que as pessoas ficam em seu PDV aumentar! 

Um simples QRCode no seu PDV físico que leva para o seu site ou redes sociais já pode ser o suficiente. Se você quer ir além, a nossa sugestão é adicionar um desconto ao código. Outra ideia muito legal é instalar um banner digital na sua loja. 

Os banners digitais são repletos de possibilidades de iluminação, como contraste das imagens e letras com fundos diferentes. Chamam muito a atenção de quem está passando, então priorize essa ideia principalmente se a sua loja fica em shopping ou galeria. 

Leia também: Loja Instagramável: a importância de cenários para engajamento do consumidor

Dica 3: Abra o seu Instagram Shopping

Esse é super legal e de fácil implementação! Resumindo, é um recurso de vitrine virtual na qual os seguidores conseguem explorar detalhes do produto e até mesmo efetivar a compra sem sair da rede social. Depois de subir todos os produtos é só marcar nos posts e pronto, sua loja está ativa no Instagram.

Dica 4: Utilize o WhatsApp para ativações comerciais 

Não é novidade que o WhatsaApp é uma ferramenta incrível para estar sempre em contato com a clientela, mas, infelizmente, muitas equipes comerciais acabam utilizando as mensagens de forma esporádica e sem estar alinhado a nenhuma estratégia de marketing da empresa. Por exemplo, sua loja está com uma campanha de outono/inverno? Então crie um vídeo com todos os cards da semana e encaminha toda sexta-feira para a sua curva A de clientes. 

Dica 5: Parcerias – a melhor forma de impactar pessoas da sua região 

Encontre os principais formadores de opinião da sua cidade e os convide para fazer parcerias com a sua loja. Por exemplo, se a sua loja vende roupas, peça para que o influenciador prove diversas peças e mostre tudo nos stories. Se você comercializa utilidades domésticas, presenteie com um kit bem completo junto com uma cartinha que o convide a fazer unboxing. Sua loja é de móveis? Não tem problema. Ofereça um happy hour durante uma quarta-feira e mostre a todos o seu espaço. Você não vai se arrepender! 

Viu só? Maneiras de alavancar o seu negócio não faltam! A gente sabe que implementar novas estratégias pode ser desafiador, porém, é um movimento fundamental para a sua empresa e a medida que os frutos das suas ações começarem a aparecer tudo vai valer a pena. Aposte nas nossas dicas, aumente as suas vendas e mantenha a sua loja em crescimento! 

Estudar o mercado é importante para qualquer profissional que tenha o desejo de se manter ativo e conquistar metas cada vez maiores. Para ajudá-lo nessa missão continua separamos alguns livros que farão a diferença no seu trabalho. Confira:

O Poder da Ação de Paulo Vieira

Com essa obra aprenda a romper o círculo vicioso que o prende a baixa produtividade e a procrastinação e se comporte como um elemento ativo na conquista dos seus sonhos. Transforme sua vida por meio da auto responsabilidade, da disciplina e do foco no que realmente importa. Em resumo, o livro apresenta a ideia de que é preciso quebrar ciclos antigos para iniciar um novo caminho de realizações, focando nos passos necessários para transformar um pensamento em uma ação. Nas palavras do autor: “Pare de adiar a sua vida e seja quem quer ser a partir de agora”. 

Roube como um artista – 10 dicas de criatividade de Austin Kleon

Considerado um verdadeiro manual sobre como ser criativo no mundo digital, Austin Kleon fala sobre uma das ferramentas sociais mais importantes, que é a habilidade de ser criativo sob qualquer circunstância. O livro, que foi um dos mais vendidos do seu ano de lançamento, utiliza de muito humor para guiar os leitores na rota do desenvolvimento dessa característica. De forma muito ousada, Kleon defende que nenhuma ideia é original, já que o que criamos é um compilado de tudo que experienciamos em nossa vida. Além disso, se inspirar nos seus projetos favoritos pode ser uma excelente maneira de chegar a um resultado satisfatório.

Como fazer amigos e influenciar pessoas de Dale Carnegie

Talvez o título mais famoso da lista, e não é de graça: esse livro é um verdadeiro manual sobre como se relacionar com as pessoas. Ensinando técnicas simples e práticas para melhorar todos os seus relacionamentos. Entre os ensinamentos estão: técnicas fundamentais para lidar com pessoas, como fazer com que gostem de você, como influenciar pessoas e como ser um líder. Muito bom! 

Receita previsível Aaron Ross & Marylou Tyler

Aprenda com esse livro novos jeitos de gerar receita sem precisar contratar mais vendedores ou aumentar as horas do time. Os autores defendem que existe previsibilidade na relação entre quantidade de leads e resultados e, dessa forma, o time comercial deve se especializar na etapa de prospecção para garantir mais vendas. 

Extra: segredos do marketing que ninguém te conta

1 – Para cada momento do negócio, uma etapa do funil

É simples: sua loja está no começo e precisa conquistar novos clientes? Aposte em conteúdos mais abrangentes (topo de funil). Já atraiu alguns leads e o objetivo é ajudá-los na tomada de decisão? Então ofereça descontos e envie e-mail marketing quando o carrinho for esquecido na loja (meio de funil). Está na hora de realizar a venda? Mostre cases reais nas suas redes sociais e ofereça benefícios contínuos para o lead, como por exemplo um e-book exclusivo (fundo de funil). 

2 – A embalagem ainda é muito importante

Em tempos de consumo rápido e vida digital, fica fácil esquecer que o seu produto precisa ter uma embalagem condizente com a qualidade dele. Atualize o layout sempre que achar necessário e pense em como você gostaria de receber o pacote. O seu cliente agradece! 

3 – O seu produto é necessário 

E até mesmo quando ele é um item de desejo! Aprenda de que forma ele soluciona um problema e comunique a descoberta de diversas maneiras. Sinta a sua importância a cada nova venda e utilize de todo feedback para a venda seguinte. 

De fato, o marketing é extremamente necessário para qualquer negócio e você sempre vai estar à frente ao escolher inovar as suas estratégias. O comércio sempre foi um mercado de alta concorrência mas, em contrapartida, nunca foi tão fácil adquirir novos conhecimentos como agora. Aproveite todo novo passo para crescer e lembre-se de visitar o nosso blog sempre que precisar arejar as ideias. 

E para a gestão da sua loja conte com a CakeERP, que é o seu sistema de gestão acessível, intuitivo e muito simples! 

O CakeERP é o sistema de gestão online indicado para o varejo e para franquias. Em um só lugar tenha acesso a gestão financeira, de estoque, vendas e compras. Faça a gestão integrada da sua loja virtual e emita notas fiscais eletrônicas em um só lugar.

Perfeito para lojas de diversos segmentos, principalmente de roupas, conveniência, eletrônicos, cosméticos, bebidas, perfumaria, jóias e semi-jóias. Se a sua franquia for de e-commerce então, é o match perfeito! Quer saber mais?

Somos um produto em nuvem, o que quer dizer que a sua equipe acessa o sistema pela internet e ele é capaz de suportar todo o funcionamento da sua operação, ao mesmo tempo em que disponibiliza dados importantes para a estratégia geral do seu planejamento. Em paralelo, também melhoramos os seus controles operacionais de forma a contribuir para a redução dos seus custos. Um dos grandes diferenciais é que ao optar pelo Cake ERP você passa a não precisar mais de outros programas, hardware, software ou licenciamentos extras. 

Outra funcionalidade incrível é a nossa frente de caixa disponível (PDV), que é bem intuitiva. Sabemos que o último contato que o cliente tem com a sua loja é na frente de caixa e é justamente por isso que a experiência precisa ser perfeita. Um atendimento satisfatório é a garantia de boas avaliações e recomendações. Com o nosso PDV você e a sua equipe de vendedores têm todas as ferramentas necessárias para ser um sucesso! 

E tem mais: a integração do CakeERP com plataforma de e-commerce auxilia no gerenciamento do seu negócio por meio do melhor sistema de gestão para micro e pequenas empresas. 

E tudo isso sem a necessidade de efetuar outros investimentos em infraestrutura. Em relação aos planos, temos as opções mensal, trimestral, semestral ou anual. Você pode optar pelo que melhor entra no seu orçamento. 

Ficou curioso? Então faça um teste grátis por 10 dias!