Aproximadamente a cada quinze anos surge uma nova geração. Com o passar do tempo, essa geração cresce e começa a apresentar poder de compra em potencial para o mercado.

Hoje em dia, há uma onda de chegada de gerações de jovens compradores que dominarão o mercado à medida que, gradualmente, se tornam os principais clientes.

Estamos falando aqui dos jovens, nascidos entre 1995 e 2010, que chegam com tudo no mercado e estão ditando como as marcas precisam se comportar. Os famosos “Gen Z” são a geração de destaque para as tendências do comércio e a previsão é que eles representem, em pouco tempo, o maior poder de compra no e-commerce. Porém, as atuais tendências do comércio são hoje definidas pela geração anterior à Geração Z, os Millenials.

Mas, quem são eles exatamente? Quantos anos eles têm agora? E como seus comportamentos de compras moldaram o mundo do comércio fora de sua maneira tradicional? Este post vai reunir todas as respostas e dicas que você, lojista, precisa saber sobre Geração Z e Millenials. Fique atento!

Antes de tudo, vamos descobrir quais as diferenças entre Geração Z e Millenials?

Leia também: Geração Z: Como o varejo pode se comunicar com eles?

Millenials x Gen Z: entenda as diferenças

Apesar de serem separados por alguns anos, esses dois grupos apresentam características muito marcantes. Ambas as gerações têm semelhanças, mas também muitas diferenças. E é importante conhecer as distinções entre ambos para se preparar para começar a trabalhar com a Geração Z.

A Geração Y, ou os famosos Millenials, engloba quem nasceu entre 1981 e 1995. Eles foram nomeados com esse termo porque se tornariam adultos na virada do milênio. Essa geração nasceu antes da internet e viram sua chegada, vivenciando esse momento de transição.

Para não confundir com os Millenials, os membros da Geração Z – ou simplesmente, a Gen Z – são pessoas nascidas após 1995 e até 2012 . Essa faixa etária está agitando o mundo do varejo como o conhecemos. São jovens adultos e adolescentes nascidos após o advento da internet.

A Geração Z é mais empreendedora. De acordo com vários tipos de pesquisas, a Geração Z procura por ambientes de trabalho mais independentes. Em vez de fazer parte de empresas ou grandes corporações, eles querem criar startups ou negócios, o que os tornou mais empreendedores desde cedo.

Os Millenials cresceram com um acesso limitado à internet e a Geração Z já cresceu em um mundo tecnológico. O que para os Millenials era considerado invenções incríveis, agora é dado como normal para a Geração Z e é por isso que essa geração tem expectativas mais altas.

A Geração Z nunca esteve sem Internet e precisa saber o “porquê” de tudo. Eles querem fazer parte de algo maior. Ambas as gerações são viciadas em seus dispositivos digitais, é claro, os Millenials um pouco menos. Quando nos perguntamos por que a Geração Z está sempre em seus telefones, a resposta é certa: porque eles não sabem como é viver sem um.

Confira também: Futuro da loja física: quais as tendências e o que já é realidade

Comportamento de compras da Geração Z e Millenials

Apesar de os Millenials terem sido o foco nos últimos anos, é a Geração Z que tem movimentado grande parte das pesquisas de marketing atualmente. Com o envelhecimento dos Millenials, é preciso entender melhor os jovens que estão chegando ao mercado e devem direcionar como as marcas precisam se comportar.

Como já falamos anteriormente, nos dias de hoje, os Millenials ainda influenciam em muitas das coisas no comércio. No entanto, a Geração Z vem conquistando sua própria influência nas tendências do mercado e está se afirmando com força. Então, se você for um lojista que quer permanecer com relevância no mercado, não pode e não deve ignorá-los.

Descobrir as diferenças entre os comportamentos de compras da Geração Z e Millenials ajudará a entender as jornadas de tomada de decisão do maior grupo de compradores on-line, e a responder efetivamente com boas estratégias para o seu modelo comércio.

Existem algumas diferenças entre a Geração Z e Millenials quando se trata de fazer compras. Confira algumas dicas:

– Controle financeiro: Enquanto os Millenials foram criados em um boom econômico, são positivos, confiantes e trabalham de forma colaborativa, a Geração Z nasceu durante a recessão econômica, então sua abordagem em relação às finanças é mais conservadora. Os Millenials dão mais ênfase às experiências do cliente e estão dispostos a pagar mais por um melhor atendimento ao cliente, mas a Geração Z valoriza mais a economia e a eficiência de compra; portanto, eles preferem produtos excelentes a experiências satisfatórias do cliente.

– Compras móveis: os hábitos de compras da Geração Z geralmente giram em torno do mundo virtual, já que a Internet sempre existiu para esse grupo de consumidores. A Geração Z se sente mais confortável com dispositivos móveis, celulares e tablets, enquanto os Millenials ainda preferem fazer compras em computadores.

– Retirada na loja: a Geração Z e Millenials costumam comprar online, mas preferem escolher o produto na loja, pois desejam sentir e olhar para o produto para confirmar a qualidade. Para lojas apenas online, vídeos de revisão e anúncios podem ser as táticas certas.

– Segurança ao comprar online: a Geração Z e Millenials estão cientes dos riscos ao fazer compras online, então eles tendem a ser cautelosos com as informações do cliente exigidas no momento da compra e as opções de pagamento seguras disponíveis em lojas online, como Paypal, etc.

Eles tendem a planejar suas compras (e é por isso que as listas de compras são necessárias em um site) e geralmente acessam sites que muitas pessoas antes deles fizeram bons comentários sobre os produtos.

– Tempo médio de atenção curto: as compras online da Geração Z tornaram-se complicadas para os profissionais de marketing, pois seus períodos de atenção são mais curtos do que dos Millenials e das gerações mais antigas. São centenas de anúncios e vídeos passando pelos smartphones da Geração Z, que diversificam sua atenção e impulsionam as empresas a criar conteúdos de marketing mais curtos e cheios de informações.

– Fidelidade à marca: a Geração Z e Millenials podem até seguir uma marca no Instagram e demais redes sociais, mas isso não significa que eles sejam leais a você. Uma pesquisa sobre as estatísticas dos hábitos de compras da Geração Z dos Estados Unidos mostrou que apenas 43% das pessoas na faixa etária de 9 a 25 anos estão em programas de fidelidade à marca. O número também diminuiu ao longo das gerações, o que significa que as lojas online têm muito mais dificuldade em manter a fidelidade de seus compradores.

Novas tendências de comércio eletrônico para a Geração Z

Portanto, com o que sabemos até agora sobre a Geração Z e Millenials e seus hábitos de compra, podemos falar algumas dicas de tendências de comércio eletrônico com as quais você, dono de loja, deve se preparar. Como a Geração Z é o cliente mais proeminente do mercado atual, é muito importante conquistá-los!

Comércio Eletrônico Móvel

O Mobile Commerce cresceu muito rapidamente nos últimos anos. Os smartphones estão dominando a nova geração e a facilidade de acesso às transações online é o motivo para evolução do comércio móvel. O uso de computadores e notebooks para compras online diminuiu e agora está sendo substituído por dispositivos portáteis.

Então, todo comércio eletrônico que se torna móvel é algo ótimo para acompanhar os hábitos de compra da Geração Z e Millenials. De acordo com pesquisas, ao longo do ano de 2020, as compras feitas via smartphones no Brasil aumentaram de 21,2% para 32,8%, indicando a importância crescente das compras digitais feitas através de dispositivos móveis como celulares e tablets. Também vale destacar que cada vez mais empresas estão tornando seus sites em formatos móveis para capturar as tendências de comércio eletrônico da Geração Z.

Se o seu site não é atraente e não tem bom desempenho para dispositivos móveis, sua marca não existe para as compras online da Geração Z. É simples assim.

Sites responsivos, seguros e boa Experiência do Usuário

A segunda tendência de comércio eletrônico que os lojistas buscam é maximizar a Experiência do Usuário, a interface do usuário e tornar seu site responsivo. A Geração Z compra cautelosamente e cuidadosamente, então vale a pena o esforço para tornar os sites mais confiáveis. Um ótimo design e desempenho rápido são os critérios número um que esses adolescentes e jovens adultos usam para avaliar se a página é confiável ou não.

Pagamentos seguros e tecnológicos

Essa geração não gosta de ser monitorada por “grandes empresas”; portanto, eles evitarão fornecer informações privadas no momento da compra. A Geração Z e Millenials estão mais cientes dos métodos de pagamento alternativos do que o resto da população. Portanto, eles preferem que o site que estiverem comprando ofereça um bom suporte e uma ampla variedade de métodos de pagamento.

Esse padrão trouxe uma grande tendência de comércio eletrônico de equipar lojas online com compras por aplicativo e diferentes métodos de pagamento.

E como existem muitas opções de compras online, a Geração Z e Millenials não se apegam a uma só marca. Assim, as empresas precisam competir umas com as outras, deixando o seu site impecável e rápido.

Publicidade em redes sociais

A internet e as redes sociais influenciaram não apenas nas compras da Geração Z e Millenials, mas também em quase todos os aspectos de sua vida.

A tendência de comércio eletrônico de publicidade em mídia social também é diferente de geração para geração.

Para os Millennials, o Facebook, Youtube e Instagram têm sido suas principais redes de navegação. Já a Geração Z passa muito mais tempo no Tiktok, Youtube, Instagram e Snapchat.

Com base no fato de que esses aplicativos são aplicativos com foco em vídeo e imagem, podemos prever que a Geração Z pode preferir anúncios em formato de imagem ou vídeo.

Conteúdo rico e vários formatos de marketing

Segundo as estatísticas, a Geração Z e Millenials navegam quando “não têm o que fazer”. E, como já dissemos, eles são mais influenciados por imagens e vídeos do que por textos.

Para acompanhar as mudanças nas tendências do e-commerce, você precisa enriquecer seu conteúdo com imagens, vídeos, banners e outros formatos. E o mais importante, esses formatos devem ter capacidade de serem acessados rapidamente em qualquer dispositivo móvel (telefones, tablets, etc.).

Além disso, seus anúncios e banners devem ser curtos e informativos; caso contrário, eles apenas passarão por eles, pois podem gastar muito tempo para se concentrar nas informações que você está querendo entregar.

Uma dica aqui é colocar as principais informações no anúncio exatamente no alcance dos olhos dos seus espectadores para atrair bem a sua atenção.

Rapidez, segurança e desempenho do seu site

Devemos reforçar essa etapa! Nunca esqueça que o seu site precisa ter velocidade para agradar os compradores da Geração Z.

Como já falado, a Geração Z tem períodos de atenção curtos, então eles fecharão um site se levar mais de 3 segundos para carregar e, em 4 segundos, uma empresa perde cerca de 25% de seus visitantes online.

Além disso, se o seu site tiver alguns erros de código ou bugs que tornem algum recurso disfuncional, eles irão pensar que existem alguns problemas de segurança com o site mecanismo e abandonarão a compra.

Conclusão

Resumindo, entramos na era das grandes mudanças nas compras online entre gerações, devido às rápidas mudanças na tecnologia. A Geração Z exige sites de qualidade, rápidos e em movimento, que impulsionam cada vez mais as marcas a evoluírem.

Mas, você pode se sentir meio perdido sobre todas essas tendências de comércio e como começar a aplicá-las.

Por isso você pode contar com o Cake ERP! Um sistema de gestão on-line, desenvolvido pela NL Informática, que une inteligência e as melhores práticas de mercado para oferecer recursos e ferramentas que realmente agregam valor ao seu negócio!

Essa solução é completa e inovadora, e possui integração com poderosas plataformas de e-commerce, possibilitando que você gerencie sua loja física e eletrônica em um único sistema.

Ficou curioso para conhecer o Cake ERP? Então, clique aqui e faça um teste grátis por 10 dias!

[gs-fb-comments]