Você possui uma loja de comércio eletrônico? E você está usando as redes sociais de forma assertiva para alavancar suas vendas?

Saiba que o Facebook é uma plataforma essencial para vender mais e conquistar novos públicos para a sua loja!

Em tempos nos quais as vendas pela internet estão a todo vapor, usar os recursos de publicidade do Facebook é uma maneira bastante fácil e eficaz de otimizar os resultados da sua loja.

Neste artigo queremos abordar o porquê você deve usar o Facebook para trazer benefícios ao seu negócio e preparamos um passo a passo para lhe ensinar como criar um catálogo da sua loja no Facebook. Se você tem interesse nesse assunto, fique neste post com a gente até o final!

O que é o Catálogo do Facebook e como ele funciona?

O Facebook Business (versão do Facebook para gerenciar páginas, contas de anúncios, aplicativos) tem uma ferramenta fantástica chamada “Catálogo” que permite que os lojistas criem e armazenem um inventário com seus produtos à venda, para posteriormente usar em anúncios nas redes sociais.

O Catálogo do Facebook funciona basicamente como uma caixa virtual onde você pode guardar os produtos da sua loja que pretende anunciar no Facebook e também no Instagram. A ferramenta também reúne todos os dados dos produtos como descrição, fotos, valores, endereço do site do produto, entre outros.

Para divulgar seus itens às pessoas, o recurso possibilita que você conecte seu catálogo e anuncie em diferentes canais como Instagram Shopping, Messenger, lojas de páginas, entre outros. E é por meio dos anúncios que você tem a oportunidade de fornecer um conteúdo altamente relevante sobre seus produtos e permite que os usuários comprem em seu site ou descubram novos produtos diretamente em seu feed de notícias do Facebook. Interessante, não é mesmo?

Depois de ter seu catálogo de produtos no Facebook, por meio de eventos de pixel do Facebook, você pode acompanhar o comportamento dos seus clientes em seu site, para posteriormente poder criar públicos-alvo personalizados e campanhas publicitárias específicas para aqueles usuários que demonstraram interesse em um item de seu catálogo, mas não concluíram a compra. Essa estratégia faz toda a diferença!

O Facebook Business disponibiliza aos seus usuários quatro tipos de catálogos, incluindo comércio eletrônico, viagens, imóveis e automóveis.

Você já percebeu que o catálogo de produtos é uma mão na roda para alavancar as vendas na sua loja virtual por meio do Facebook, não é? Então que tal aprender a como criar um catálogo da sua loja no Facebook? Continue lendo este post!

Antes de criar seu catálogo

Apenas algumas ressalvas que você deve estar ciente antes de criar o seu catálogo!

Antes de tudo, você deve ter uma página no Facebook para empresas e uma fanpage comercial para a sua marca. Se você não sabe como criar esse tipo de página, nós já fizemos um artigo que ensina e você pode aprender clicando aqui.

Depois você deve configurar o Facebook Business Manager para poder vincular seu catálogo à sua empresa. Se você não sabe como configurá-lo, basta seguir os seguintes passos:

  • Acesse o Facebook Business Manager
  • Clique em “Criar Conta”.
  • Insira o nome da sua empresa, o seu endereço de e-mail profissional e o endereço que deseja vincular à sua empresa.
  • Clique em “Avançar”.
  • Insira os detalhes da sua empresa e clique em “Enviar”

Criando seu catálogo de produtos no Facebook

Agora sim, é hora de seguir o passo a passo de como criar um catálogo da sua loja no Facebook!

  • Ao entrar no Facebook Business Manager, o que você deve fazer por primeiro é encontrar a opção “Gerenciador de Comércio”.
  • Uma vez dentro do gerenciador de comércio, clicamos na opção “Adicionar Catálogo”.

Observação: para ter acesso ao Business Manager do Facebook e configurar seu catálogo corretamente, você deve primeiro verificar se possui as permissões de administrador na página do Facebook onde deseja carregar seu catálogo.

Para verificar sua função, você deve primeiro ir para a guia de configuração de negócios. Quando estiver lá clique em “Contas” – “Páginas” – e depois clique em sua página. Na seção “Pessoas”, seu nome deve aparecer como acesso de administrador.

  • Continuando com o passo a passo anterior, depois de clicar na opção “Adicionar Catálogo”, selecione o tipo de inventário (comércio eletrônico, viagem, imóveis ou automóveis). Se você for lojista, deve selecionar a opção “Comércio Eletrônico”.

  • Uma vez selecionada a opção “Comércio Eletrônico”, na próxima tela você deve selecionar como quer fazer o upload de seus produtos, a conta comercial a partir da qual quer administrar o catálogo e pode colocar o nome que desejar.
  • Ao selecionar como quer fazer o upload de produtos, terá duas opções: adicioná-los manualmente, para isso selecione Upload de informações do produto, ou se você usa uma plataforma de comércio eletrônico, selecione conectar plataforma de comércio eletrônico. Atualmente, o Facebook tem compatibilidade com as seguintes plataformas: Shopify; BigCommerce; OpenCart; WooCommerce; Magento. Talvez você não precise criar um catálogo se sua plataforma tiver uma integração com o Facebook para importar produtos.
  • Por fim, clique no botão ” criar”.

Adicionando produtos ao seu catálogo do Facebook

Você já aprendeu o que é, como funciona e como criar um catálogo do Facebook. Agora chegou a hora de inserir itens no seu catálogo.

Para fazer isso, você deve seguir esse passo a passo:

  • Volte para a tela inicial do Gerenciador de Comércio e clique sobre o catálogo recém criado.
  • Procure pelo botão “Adicionar itens” e inclua os dados e imagens dos produtos que pretende anunciar.
  • Assim que terminar de incluir os seus produtos, você poderá selecioná-los e incluí-los na sua Loja no Facebook, nos seus anúncios, no Instagram Shopping e muito mais.

Agora é só divulgar seus produtos e começar a atrair ainda mais visitantes para a sua loja virtual!

Saiba que existem várias maneiras de adicionar itens ao seu catálogo do Facebook. Eles podem ser adicionados manualmente no gerenciador de comércio ou adicionados a partir de uma plataforma de e-commerce.

No Gerenciador de Comércio, há três maneiras principais de adicionar itens ao seu catálogo, sendo elas:

  • Adicionar produtos manualmente: adicione artigos um por um usando um formulário.
  • Feed de dados: use uma lista de dados (arquivo de planilha) em formato CSV, TSV ou XML para fazer upload de vários artigos. Você pode fazer upload de um arquivo por vez ou configurar uploads programados.
  • Conecte-se por meio do pixel do Facebook: uma maneira de gerenciar seu inventário de catálogo é por meio do pixel do Facebook. O pixel pode adicionar novos itens ao catálogo e atualizar os detalhes do inventário automaticamente em seu site. Assim que você conectar o pixel como fonte de dados, não precisará mais atualizar o catálogo. Esta é uma boa opção para estoques grandes ou que mudam com frequência.

A melhor maneira de fazer isso dependerá do tamanho de seu inventário e dos canais para os quais deseja usar o seu catálogo.

Se optar por escolher a opção de adicionar produtos manualmente e tiver mais de 50 itens no seu inventário, provavelmente a atualização será cansativa e complicada. Uma boa opção para quem atualiza o catálogo com certa frequência é usar a integração através do pixel do Facebook ou de um feed de dados.

Para saber mais informações sobre como adicionar produtos utilizando cada uma dessas maneiras, clique aqui.

Formas de anunciar itens do seu catálogo

Você já entendeu que pode usar o catálogo do Facebook com diferentes tipos de anúncio para promover os itens da sua loja, agora iremos lhe explicar um pouco mais sobre alguns desses anúncios.

  • Anúncios dinâmicos: os Anúncios dinâmicos exibem itens relevantes do seu catálogo automaticamente para pessoas que já demonstraram interesse por eles online. Os anúncios dinâmicos serão associados a itens do seu catálogo usando eventos provenientes de um SDK ou de um pixel do Facebook (um código instalado no seu site ou aplicativo). Saiba como criar um anúncio dinâmico clicando aqui.
  • Anúncios de coleção: uma Coleção é um formato de anúncio que exibe quatro itens do seu catálogo sob uma hero image ou hero video. As pessoas podem tocar nos itens para saber mais ou pesquisar itens semelhantes. Saiba como criar um anúncio de coleção clicando aqui.
  • Anúncios em carrossel: um Carrossel é um formato de anúncio que exibe múltiplas imagens ou vídeos que as pessoas podem rolar pela tela, cada um com seu próprio link. Você pode escolher preencher os cartões do carrossel dinamicamente com itens do seu catálogo. Saiba como criar um anúncio em carrossel clicando aqui.
  • Anúncios com etiquetas de produto: você pode criar anúncios com etiquetas de produto para promover itens específicos no seu catálogo. As pessoas podem clicar nessas etiquetas nos anúncios para ir diretamente para a página de detalhes de um produto. Nessa página, elas podem saber mais sobre o item ou comprá-lo. Saiba como criar um anúncio com etiquetas de produtos clicando aqui.
  • Anúncios colaborativos: se a sua marca vende itens por meio de um comerciante participante, os anúncios colaborativos permitirão veicular campanhas de vendas diretas. Seu parceiro comerciante compartilha um segmento do catálogo dele com sua empresa. Ele pode ser usado para veicular anúncios dinâmicos.

Formas de vender itens do seu catálogo

Como já dito anteriormente, você pode conectar o catálogo a canais de vendas no Facebook e no Instagram. Nesta etapa abordaremos mais sobre o funcionamento desses canais, confira:

  • Lojas do Facebook (produtos): as Lojas são uma vitrine digital unificada no Facebook e no Instagram. Você pode personalizar a loja e criar coleções em destaque de produtos. No Instagram, também é possível marcar produtos do catálogo em publicações e stories com o Compras no Instagram.
  • Marketplace (veículos): venda os seus veículos para um público local no Marketplace.

Benefícios do Catálogo do Facebook

Criar um catálogo de produtos no Facebook é necessário para poder promover a sua loja online e realizar campanhas publicitárias um pouco mais avançadas. É graças ao catálogo do Facebook, que os seus potenciais clientes terão um acesso muito mais fácil e rápido aos artigos da sua loja!

Depois de criar o seu catálogo e carregar os seus artigos, poderá se beneficiar de:

  • Criar anúncios dinâmicos: com esta opção, você pode gerar anúncios personalizados que serão criados automaticamente com base nos produtos do seu catálogo e nas possibilidades de compra de cada usuário. Recomenda-se ter no mínimo 20 produtos no catálogo.
  • Compras no Instagram: com esta opção você pode marcar os seus produtos diretamente em posts e histórias do Instagram, e gerar um link direto para o arquivo do produto em seu site. Incrível, não é?
  • Criação de anúncios para aumentar o tráfego: você poderá criar anúncios para gerar tráfego para o seu site ou aplicativo. São anúncios apenas para celular e é necessário ter no mínimo 4 produtos no catálogo.
  • Adicionar produtos à loja da sua página do Facebook: se você for administrador da página, terá a opção de adicionar mais produtos. Também poderá usar informações do seu catálogo e marcar produtos em publicações com fotos ou vídeos.
  • Criar anúncios de coleção: Este formato de anúncio exibe quatro itens do seu catálogo em uma imagem ou vídeo comum. As pessoas podem tocar nos itens para obter mais informações ou visualizar itens semelhantes.

E você, já criou um catálogo para a sua loja no facebook?

Esse artigo foi útil para você? Deixe seu comentário abaixo!

[gs-fb-comments]