Mais um feriado comemorativo está se aproximando: o Dia das Crianças. E, com isso, novas oportunidades de vendas surgem para a sua loja, seja ela física ou e-commerce.

Mas, qual é a importância do Dia das Crianças para o comércio? Comemorado em 12 de Outubro, este é um dos feriados mais populares do Brasil e também uma das datas que mais movimentam o varejo no país. É importante você saber que o Dia das Crianças é considerado a segunda melhor data para vender no último semestre do ano, ficando atrás apenas do Natal.

Antes de tudo, saiba que para arrasar nas vendas no Dia das Crianças, você precisa estar atento a duas coisas: seja criativo para captar a atenção das crianças, mas também considere que a decisão de compra é dos pais.

Independente do segmento de sua empresa, se você tiver uma boa campanha de vendas e planejar com antecedência algumas ações estratégicas de Marketing Digital na sua loja, é muito possível que você aumente significativamente as suas vendas no Dia das Crianças, fazendo com que esse feriado seja ainda mais lucrativo para a sua empresa.

Quer saber como fazer isso? Fique atento às dicas deste artigo e confira como preparar a sua loja para lucrar mais neste Dia das Crianças!

Números do ano passado e a expectativa para 2021

Em 2020, mesmo com a pandemia de Covid-19, as vendas neste período registraram um aumento de 28% em relação ao Dia das Crianças de 2019. Isso representa um total de R$3,1 bilhões em faturamento.

Além disso, segundo dados apresentados pela empresa de consultoria Ebit | Nielsen foram feitos aproximadamente 6,58 milhões de pedidos entre os dias 27 de setembro e 11 de outubro de 2020. O ticket médio foi de R$472,00.

Saiba quais foram as regiões brasileiras que mais venderam no Dia das Crianças em 2020:

Sudeste: com 3,73 milhões de vendas;
Sul: 1,29 milhão;
Nordeste: 1,03 milhão.

A pandemia habituou os consumidores às compras online, então a previsão é que esses números continuem altos em 2021. O avanço da vacinação e o fim das restrições sanitárias impostas pela pandemia também são fatores que estão dando um empurrãozinho extra na expectativa de vendas do Dia das Crianças em todos os estados do Brasil.

Nesse post, você vai receber dicas práticas com muito potencial para aumentar as vendas e promover a sua loja.

É importante ressaltar que essas dicas valem tanto para quem oferece serviços ou produtos segmentados ao público infantil como para quem é de um setor sem relação direta com esta data, mas que deseja aproveitá-la para aumentar o alcance e lucro de seu negócio.

Acompanhe este artigo até o final e aprenda a ganhar mais dinheiro com o Dia das Crianças!

Criando uma boa campanha de vendas para o Dia das Crianças em sua loja

Uma boa campanha de vendas é fundamental para incentivar o crescimento das vendas nesta data que se aproxima. Para isso, você deverá perceber a necessidade dos seus clientes-alvo e planejar algo bom para eles como, por exemplo, uma promoção do Dia das Crianças.

Nesta etapa você deve criar promoções e eventos direcionados às crianças e de acordo com a sua loja. Se ela for e-commerce, algumas dicas são:

Pense em descontos especiais;
Frete grátis;
Parcelamento em mais vezes;
Campanhas interativas por e-mail;
Destaque produtos infantis;
Crie uma temática especial para a data.

Obs: Lembre-se que é importante que tudo isso esteja destacado em seu site.

Se o seu negócio for um comércio físico ou uma empresa de serviço, é superimportante criar uma programação semanal para a data. Outras dicas são:

Ofereça descontos especiais para a data;
Ofereça brindes às crianças que visitarem seu estabelecimento;
Decore sua loja com balões e artigos infantis;
Promova ações entre pais e filhos;
Faça campanhas digitais para bombar as vendas.

Mas isso não é tudo! Existem várias outras dicas que você deve ficar atento para arrasar nas vendas de Dia das Crianças em sua loja!

Dicas para você preparar a sua loja para o Dia das Crianças

Independente de você ser um varejista novo ou experiente, físico ou on-line, se quiser aumentar as vendas da sua loja nas próximas semanas, então este é o momento certo!

Já abordamos rapidamente alguns pontos que você deve considerar ao criar uma campanha de vendas. Agora, as opções a seguir são adequadas para você que quer ser criativo e obter mais lucros durante o Dia das Crianças em sua loja.

1. Planeje sua campanha com antecedência

Para conseguir aproveitar o Dia das Crianças ao máximo, você precisa alinhar sua estratégia, e isso requer planejamento e tempo.

Campanhas por e-mail, anúncios, posts de divulgação, ambientação da loja, tudo isso demanda tempo para ser criado. Você já conseguiu colocar alguma dessas ações em prática? Se a resposta for negativa, saiba que ainda dá tempo de correr atrás e potencializar seus lucros com vendas no Dia das Crianças.

2. Comunicação assertiva, colorida e alegre

É comum para quem nunca fez uma campanha de Dia das Crianças se confundir com o direcionamento das ações de marketing. Quem irá realizar a compra de fato são os pais, então é com eles que devemos comunicar.

Porém, as crianças também estão cada dia mais na internet e são elas que escolhem os presentes! Portanto, deixar a sua loja online com um layout colorido, alegre e especial para essa data vai fazer toda a diferença. Essa é uma estratégia muito importante para chamar a atenção da criançada.

Lembre-se que especialmente para esta data as mensagens tpodem ter uma linguagem mais leve e divertida.

3. Escolha os produtos para crianças com inteligência

Depois de planejar as suas ações e deixar a sua loja com um formato especial para a data, a próxima etapa é escolher os itens à venda. Aqui, nosso foco está totalmente em produtos infantis que o cliente deseja comprar para seus queridos filhos, netos, sobrinhos, enteados e afilhados.

Se você não tem muita experiência com isso, primeiro você deverá fazer um levantamento com os produtos que estão em alta neste segmento para depois colocar eles em sua loja.

Uma dica é usar o Google AdWords ou qualquer outra ferramenta para ter uma ideia sobre as pesquisas e tendências atuais em seu local de destino ou clientes.

Alguns dos itens gerais recomendados para listar em sua loja para a promoção do Dia das Crianças podem ser brinquedos de diversão, livros infantis, jogos de videogame, revistas em quadrinhos e muito mais.

Se você ainda tem dúvidas e quer algo mais específico, vamos te ajudar com isso! Logo abaixo, você confere uma lista dos brinquedos mais vendidos pela Internet nos últimos tempos, e que prometem fazer muito sucesso no Dia das Crianças 2021:

Polvo de pelúcia dupla face;
Fidget Toy;
Boneca Baby Alive;
Boneca Lol;
Jogo UNO;
Quebra-cabeças temáticos de personagens;
Lego;
Blocos Surpresa da Fisher Price;
Laptop da Fisher Price;
Hot Wheels;
Jogo Pizzaria Maluca;
Lança-dardos Nerf.

4. Fique atento ao SEO

Se sua loja na web não tiver tráfego suficiente para obter lucros suficientes para cada entrada que você colocar nela, todos os seus esforços para aplicar as ideias de campanhas para o Dia das Crianças serão em vão. Por isso, é fundamental aumentar a presença do seu site no Google e em outros motores de busca.

Se você deseja saber mais sobre como aumentar o tráfego de sua loja virtual, clique aqui e leia um artigo bem completo que já fizemos a respeito.

Você poderá obter tráfego orgânico somente quando sua loja de comércio eletrônico estiver bem posicionada entre os concorrentes. Existem muitas estratégias de SEO que você pode adotar de acordo com suas necessidades.

Uma ação simples que pode te ajudar bastante é organizar bem o título e as descrições dos produtos em sua loja na web ou conteúdo relacionado em outras plataformas de marketing.

Essa é uma ótima estratégia de gerenciamento de conteúdo, pois ajuda tanto as pessoas quanto os mecanismos de pesquisa a ler e entender bem o que você está colocando à venda.

5. Faça campanhas de marketing das redes sociais

Outra boa dica é realizar campanhas nas redes sociais relacionadas ao Dia das Crianças. Essa ação pode te ajudar a comercializar os produtos da sua loja para o público certo, com base em faixas etárias ou localização.

Saiba que isso requer a estratégia certa, que pode ser baseada no horário e local de sua exibição, para que qualquer campanha de marketing obtenha um bom tráfego para sua loja.

Você também pode planejar campanhas com base em ofertas específicas do item ou do comprador. Portanto, prepare bem sua campanha, não hesite em pedir a ajuda de um especialista em caso de dúvida!

6. Desenvolva campanhas solidárias de Dia das Crianças

Nesta data, muitos varejistas organizam doações para as crianças carentes. Uma ideia boa é pedir aos seus clientes que doem os brinquedos e roupas antigas dos seus filhos que estejam em boas condições. Em troca, eles ganham desconto ao comprar um produto novo na sua loja.

Ao usar este tipo de ideia de evento do Dia das Crianças, você pode ajudar os grupos subdesenvolvidos da sociedade. Você também está incentivando seus compradores a participar de algo solidário que, no final das contas, também gerará vendas e lucros para a sua loja.

8. Prepare-se bem

Esteja ciente que a sua concorrência é grande. Você pode aprender com o comportamento deles e observar alguns pontos positivos para planejar sua estratégia. De toda forma, você precisa se certificar de que seu site pode lidar com tráfego extra se a sua estratégia bombar!

Certifique-se de que seu site forneça confiabilidade, bom desempenho e velocidade sempre que necessário. Para ter um Dia das Crianças lucrativo em sua loja, você precisa manter todas essas coisas pequenas, mas importantes, em mente e estar pronto para elas com antecedência. Isso irá ajudá-lo a impressionar seus clientes antigos e potenciais.

Dica PLUS!

Se você seguir essas dicas, com certeza a sua loja física ou on-line irá arrasar nas vendas no Dia das Crianças!

No entanto, para obter sucesso de vendas completo, é necessário ir além. Também é preciso tomar uma série de decisões estratégicas que envolvem ações como definição de metas, cálculo do retorno do investimento, gestão de estoque, entre outras.

Se você não tem certeza de como ou de onde proceder então é melhor você ter a ajuda de um suporte técnico. Por exemplo, um serviço que pode fornecer dicas necessárias e sugerir os melhores passos para seguir em frente e ter sucesso nas vendas.

Para isso acontecer, a utilização de um sistema ERP é altamente recomendável, pois ele permite conectar todas as operações de sua loja, otimizando o fluxo de trabalho, melhorando a produtividade e oferecendo informações relevantes para as tomadas de decisões.

Por isso, o Cake ERP é uma ferramenta de gestão completa, que se adequa às necessidades da sua loja. O Cake ERP oferece diversas funcionalidades, como gestão de vendas, de compras, de estoque, financeira, entre outras.

Além disso, essa solução também conta com uma ferramenta de frente de caixa (PDV) rápida e intuitiva, para que você consiga agilizar o atendimento em sua loja.

Vale ressaltar que o Cake ERP é uma solução baseada em nuvem, o que significa que você não precisa se preocupar em fornecer uma infraestrutura de TI local para sua implementação. Tudo pode ser acessado pela internet, a partir de qualquer lugar.

Quer conhecer mais sobre o Cake ERP? Então, clique aqui e faça um teste grátis por 10 dias!

Este post foi útil para você? Deixe um comentário abaixo!

[gs-fb-comments]