Como você deve saber, o Brasil é um dos países com maior carga tributária do mundo. Segundo o Banco Mundial, o país também ostenta o título de maior burocrata do planeta. Esses dois fatores, somados, favorecem para que inúmeras empresas atuem fora da legalidade, principalmente aquelas de menor porte. No entanto, os empresários que optam por essa solução não analisam o custo da informalidade.

Se você colocar na ponta do lápis verá que, apesar de exigir trabalho e investimento, vale a pena investir na legalização do seu negócio. Por quê? Basta dizer que esse é um fator essencial para o sucesso e crescimento de sua empresa.

Mas não é só isso. Continue a leitura para saber mais sobre o custo da informalidade e para entender por que esse não é o melhor caminho para seu empreendimento!

Risco de autuação

Esse talvez seja o principal problema enfrentado por negócios informais. A qualquer momento, algum órgão governamental pode autuar a empresa e até mesmo suspender suas atividades.

Além disso, nessas circunstâncias, os empresários estão sujeitos a diversos tipos de multas. Ou seja, o custo da informalidade pode chegar a valores muito altos, até mesmo superar os ganhos que você teve no período que atuou de forma não legalizada.

Dessa forma, um empreendimento que poderia ser bem sucedido pode acabar se tornando uma fonte inesgotável de problemas com o Fisco e com a Justiça.

Para você ter uma ideia, uma empresa informal que não registra todas as suas vendas pode ser autuada por sonegação de impostos. Neste caso, ela corre o risco de ser condenada a pagar o valor mínimo de  75% do valor de todas as transações não registradas.

Esse, com certeza, pode significar o fim de qualquer possibilidade de continuidade das atividades empresariais. Isso demonstra claramente por que ocultar suas vendas pode não ser um bom negócio.

Empecilho para o crescimento

A informalidade é uma barreira para o crescimento das empresas. Primeiro, porque muitos clientes não se sentem confortáveis, por exemplo, quando não recebem documento fiscal ou quando o valor destacado no documento é diferente do valor real dos produtos.

Segundo, porque uma empresa informal não conseguirá efetuar transações com grandes organizações. Um dos requerimentos recorrentemente feito por elas é que os fornecedores demonstrem que estão em dia com todas as exigências legais e com as obrigações tributárias.

Ou seja, o custo da informalidade pode ser percebido na perda de inúmeras oportunidades de negócio. Assim, seu empreendimento estará condenado a operar sempre em nichos pequenos, sem grandes perspectivas de crescimento.

Além disso, como vimos, sua empresa pode ser autuada, fato que acaba abalando a confiança do cliente e manchando a imagem de sua marca.

Dificuldade para conseguir financiamento

Seja para resolver um problema pontual de fluxo de caixa ou para expandir a operação, toda empresa, um dia, acaba necessitando recorrer a algum tipo de empréstimo ou financiamento. Nesse sentido, os bancos públicos, como o BNDES, Caixa, Banco do Brasil, etc., oferecem linhas de crédito especiais para pequenos empresários. Dentre as principais vantagens oferecidas, destacam-se a taxa de juros mais baixa, maior prazo para pagamento e período de carência.

Para fazer jus a esse tipo de financiamento, as empresas precisam estar com suas obrigações legais em dia. Logo, esse é outro importante custo da informalidade.

Se você estiver atuando no mercado informal, provavelmente terá que recorrer a linhas de crédito mais caras, como o empréstimo pessoal. Esse fator pode ser uma grande desvantagem para seu negócio, principalmente se sua empresa estiver apresentando dificuldades de caixa.

O pagamento de juros elevados impede que você invista na operação de sua empresa. Dessa forma, isso acaba se tornando, também, um empecilho para o crescimento do seu empreendimento.

Riscos trabalhistas

Uma empresa que atua dentro da legalidade é responsável por recolher todos os impostos e contribuições trabalhistas, tanto dos empregados quanto a patronal.

Se sua empresa não faz isso, seus funcionários podem se sentir lesados, pois deixam de contar com uma série de direitos e garantias.

Dito isso, a qualquer momento sua empresa pode ser questionada na justiça do trabalho. Dessa forma, além de ter que recolher os impostos e contribuições retroativamente, com juros e multas, você terá que arcar com uma série de restrições e autuações que podem levar ao fim do seu empreendimento.

Como você pode ver, o custo da informalidade pode ser mais caro que sua empresa pode arcar.

Risco de perder ativos

Além de desembolsos futuros, o custo da informalidade também pode impactar investimentos feitos no passado.

As empresas informais correm o sério risco de perder vários de seus ativos. Se, durante uma fiscalização, não forem apresentadas as notas fiscais de compra de mercadorias, tanto de ativo fixo como de estoque, esses bens poderão ser confiscados e você perderá todo o investimento feito em seu negócio.

Dificuldade de ampliar os negócios

Atualmente, as lojas virtuais têm sido um importante canal para as empresas expandirem suas operações e alcançarem novos públicos. Abrir um e-commerce ajuda os empresários a superarem as barreiras geográficas, além de responder a um anseio dos clientes. Para você ter uma ideia, segundo levantamento realizado pelo NZN Intelligence, a compra online é preferência de 74% dos consumidores brasileiros.

No entanto, para entrar nesse mercado, é essencial que sua empresa esteja formalizada. Como os produtos precisam ser transportados, é obrigatório que eles sejam acompanhados por nota fiscal. Caso contrário, eles podem ser apreendidos, o que gera perdas para o negócio e insatisfação dos clientes.

Por onde começar?

Como você pode perceber, o custo da informalidade é muito alto e pode condenar seu empreendimento a ter uma vida muito curta. Por isso, é fundamental que você busque meios para regularizar sua operação para, assim, vislumbrar o crescimento de sua empresa.

Para começar, você precisa entrar em contato com um contador, que irá orientá-lo sobre todos os procedimentos necessários. Além disso, é preciso manter sua operação sempre na legalidade, o que implica em emissão de notas fiscais, entrega das declarações e registro de todas as vendas.

Para isso, é muito importante contar com um sistema de gerenciamento de vendas. O ideal é que você conte com uma solução que integre a emissão da nota fiscal ao processo de venda. Assim, você não corre o risco de erros, esquecimento e economiza tempo e dinheiro na sua operação.

Se você ficou interessado, então conheça a solução de gestão de vendas do Cake ERP. Ela ajuda você a acompanhar e organizar todo o seu processo de vendas e a fugir do custo da informalidade.

Também recomendamos para você!

[gs-fb-comments]