Em primeiro lugar: não há motivo para alarde. Por enquanto estamos em situação de controle do Coronavírus e é necessário que todos façam sua parte para superar o momento atual.

 

Embora a pandemia do Coronavírus tenha afetado a recuperação do varejo no país, o momento é de incerteza, não só neste segmento, mas na sociedade de forma geral.

coronavírus

Após a Organização Mundial da Saúde ter declarado pandemia, a população de todo o mundo ficou em estado de alerta e, obviamente, em época de notícias de fontes não confiáveis, isto poderá gerar um certo pânico entre as pessoas, e é isso que queremos evitar.

 

Uma pandemia implica uma transmissão sustentada, eficaz e contínua da doença simultaneamente em mais de três regiões geográficas diferentes. Já podemos estar nesta fase, mas isso não é sinônimo de morte, pois o termo não se refere à taxa de mortalidade do agente infeccioso, mas à sua transmissibilidade e extensão geográfica.

 

Abaixo listamos algumas dicas para os lojistas em tempos de Coronavírus:

 

Aposte em serviços de entrega

Se você ainda não possui um e-commerce, é importante você fazer contato com algum serviço de entrega, afinal os consumidores podem precisar de algo da sua loja.

 

Talvez seja a hora de pensar em ter um e-commerce.

Claro que temos que ter a sensibilidade de saber que com as restrições de circulação as pessoas vão diminuir significativamente o consumo em lojas físicas, por isso, talvez seja um bom momento para apostar na venda on-line.

 

Evite devolução de itens, se for o caso

prevençãoNeste momento é necessário que todos entendam que devoluções de qualquer tipo não são recomendadas, o que significa que você deve orientar o seu cliente para que, em caso de devolução, ela seja feita após este período.

 

Recomende os clientes a não manusear demais os itens da loja, ou evitar experimentar peças de vestuário a venda.

 

É de compreensão de todos que está situação é temporária e que se deve ao máximo evitar compartilhamento de uso de mesmos objetos para diminuir a propagação do vírus.

 

 

Espalhe álcool gel pela sua loja

Caso resolva manter a sua loja física aberta, é importante você espalhar álcool gel 70% (único eficaz com o vírus). Disponibilizar onde lavar as mãos com frequência e recomendar que os clientes usem álcool gel antes e depois de
manipular qualquer item da sua loja, evitando a contaminação pelo Coronavírus.

 

Evite qualquer toque em clientes e colaboradores

Mesmo um simples aperto de mão. É importante manter o mínimo de contato possível com quem quer que seja.

 

Não tenha medo de produtos importados da China

Sabemos que muitos dos produtos que utilizamos e até alguns que vendemos vem importados da China e, é importante saber que não há risco nenhum, segundo infectologistas, dos produtos transmitirem o vírus.

 

Adote horários alternativos para os funcionários

Faça escalas entre os funcionários para que não estejam todos ao mesmo tempo no local, assim você evita a propagação do Coronavírus.

 

Funcionário doente deve ficar em casa

Facilite a comprovação de atestado, evitando que ele compareça ao trabalho.

 

Não faça reuniões

Como medida para reduzir o risco da propagação do Coronavírus (Covid-19), muitos trabalhadores, professores e estudantes estão realizando suas atividades remotamente. Por conta disso, a Google anunciou que o Hangouts Meet está disponível para todos os usuários do G Suite. Agora, o recurso pode ser utilizado gratuitamente por todos os clientes.

 

Assim, é possível realizar reuniões com mais de 250 pessoas e transmissões ao vivo para mais de 100 mil espectadores. Além disso, ele permite gravar e salvar as chamadas no Google Drive.

 

De acordo com o Google, ele vai estar disponível sem custos para todos os usuários até o dia 1º de julho. “Estamos comprometidos em apoiar nossos usuários durante esse período desafiador”, diz a companhia.

 

Higienize seus equipamentos

É importante que teclados, mouse, celulares, móveis e objetos de uso pessoal sejam constantemente higienizados com álcool.

 

Como realizar a desinfecção de objetos

coronavirus

Ar Condicionado

Ácido peroxiacético, dióxido de cloro, peróxido de hidrogênio, etc. spray de muito baixo volume.

 

Lixeiras

Imersão com desinfetante contendo cloro a 5.000mg /L por 30 min.

 

Paredes

Limpeza e pulverização com desinfetante contendo 1.000 mg/L de cloro ou desinfetante de 500 mg/L de dióxido de cloro por não menos de 30 minutos, a faixa de volume de pulverização de 100 mL/m2 a 300 mL/m2.

 

Superfícies de Objetos

Pulverização, limpeza ou imersão com desinfetante contendo 1.000 mg/L de cloro ou desinfetante de 500 mg/L de dióxido de cloro por 30 minutos e depois com água limpa.

 

Vestuário, roupa de cama e outros tecidos

Vapor ou ebulição por 30 minutos, imersão em desinfetante contendo 500 mg/L de cloro por 30 minutos e depois lavagem.

 

Lembre-se: Quarentena não é férias, portanto se suas aulas ou trabalho foram suspensos, não encare isso como férias. Não lote praias, transportes, shopping centers, festas. Entenda que quando você se coloca em risco, você coloca todo mundo em risco.

 

Em caso de dúvidas você pode acessar o app desenvolvido pelo SUS que comunica informações sobre o Coronavírus e ainda realiza uma triagem virtual, indicando se é necessário ou não a ida a hospitais.

 

Links para baixar o aplicativo nas lojas virtuais (eles são gratuitos):

App Store

Google Play

 

Confira alguns vídeos do ministério da saúde:

Filme Campanha

Filme Viajantes

Filme Sintomas

Filme Prevenção

 

Vale lembrar que esta é uma situação atípica, portanto, informe-se da forma correta em veículos de comunicação oficiais, sites confiáveis e blogs recomendados para não disseminar informações falsas.

[gs-fb-comments]