Para aproveitar a melhor √©poca do ano nas vendas √© preciso oferecer benef√≠cios que atraiam seus clientes, desde coisas simples como uma boa lista de presentes at√© grandes promo√ß√Ķes.¬†

O Natal está aí, mas ainda dá tempo de extrair o máximo das oportunidades deste que é um dos melhores períodos do ano para vender. 

As compras de final de ano sempre ocorrem e a sua loja precisa estar preparada para atrair clientes, antes que eles procurem as lojas da concorrência. 

Para ajudar com esse desafio, vamos lhe dar algumas dicas para a sua loja vender mais neste Natal, confira:

1. Ofereça ideias de presentes com base nos seus melhores produtos:

Quando você oferece ideias de presente você está facilitando a compra para o seu cliente e aumentando a probabilidade de eles encontrarem algo em sua loja.

Crie sugest√Ķes de produtos com base em idade, sexo, tipo de produto, interesses e pre√ßo. Outra maneira inteligente √© criar sugest√Ķes de presentes para pai, m√£e, filho, namorado e assim por diante.

Este tipo de iniciativa é simples, mas pode agilizar a jornada de compras do cliente, aumentando a possibilidade de venda em maior volume.

 

2. Incentive a compra de cart√Ķes-presente:

Os cart√Ķes-presente s√£o muito utilizados, especialmente em empresas, no per√≠odo que antecede o Natal e podem ser uma √≥tima maneira de incentivar os clientes com d√ļvidas do que levar.¬†

Os cart√Ķes-presente f√≠sicos ainda s√£o bastante populares, mas se voc√™ tiver uma loja online tamb√©m pode oferecer cart√Ķes-presente digitais, conhecidos como e-vouchers, que podem ser entregues enviados por mensagem ou e-mail e √© uma √≥tima surpresa. Al√©m disso, esses cart√Ķes podem ser oferecidos na √ļltima hora, sem risco de acabar.¬†

 

3. Crie gatilho de urgência:

Existem várias coisas que você pode fazer para despertar o gatilho da urgência no período do Natal, bem como, lembrar que nas datas festivas o prazo de entrega pode ser maior, que a promoção é enquanto durarem os estoques. 

Al√©m disso, voc√™ pode conciliar promo√ß√Ķes, como um desconto maior para os 50 primeiros clientes, um brinde, o segundo item com baixo valor, um desconto por tempo limitado ou dar um voucher para a pessoa comprar no m√™s seguinte, assim ela retorna na loja e pode comprar outras coisas.¬†

Uma forma de anunciar esta oferta limitada é através das redes sociais, utilizando principalmente vídeos.

 

4. Ofereça descontos pré-Natal:

Outra maneira de aumentar as vendas, na sua loja, no Natal √© oferecer aos visitantes um c√≥digo de desconto para resgatar em seu site. Voc√™ pode distribu√≠-lo na sua loja f√≠sica e divulg√°-lo em uma campanha bem bacana com foco em compras de √ļltima hora.

Se suas margens de lucro não permitem um desconto geral, selecione alguns produtos para promover e girar seu estoque. 

 

5. Utilize e-mail marketing:

Sua base de clientes existente √© um √≥timo ponto de partida para sua loja vender mais no Natal e se voc√™ est√° oferecendo descontos, incentivando compras de √ļltima hora de cart√Ķes-presente ou deseja simplesmente apresentar um combo especial para Natal ou uma promo√ß√£o espec√≠fica, o email marketing pode ser uma √≥tima op√ß√£o.¬†

Uma das melhores maneiras de usar o e-mail √© segmentar seu banco de dados para enviar apenas o conte√ļdo mais relevante para seus destinat√°rios, o que, por sua vez, aumentar√° a taxa de abertura, a taxa de cliques e as convers√Ķes. Outros tipos de e-mail que podem benefici√°-lo antes do Natal incluem lembretes de abandono de carrinho de compras.

Se voc√™ deseja obter mais orienta√ß√Ķes sobre como selecionar um provedor de e-mail para sua empresa de com√©rcio eletr√īnico ou est√° simplesmente procurando dicas e pr√°ticas recomendadas para usar o e-mail com sucesso para aumentar as vendas, pode se beneficiar ao se inscrever em nossa s√©rie gratuita de treinamento de marketing por e-mail.

 

6. Crie combos de presentes:

Pense em produtos que se complementam, junte-os, elabore uma embalagem bacana e crie um combo. Isso aumenta o valor médio do seu pedido, porque vários itens serão comprados ao invés de um, mesmo que você dê um bom desconto ainda vale a pena. Esta é uma maneira bastante simples e prática da sua loja vender mais no Natal.

 

7. Frete gr√°tis n√£o tem quem recuse:

Oferecer entrega gratuita é uma grande sacada para atrair clientes e consolidar mais vendas para a sua loja no Natal, independente se você atua no varejo físico, e-commerce ou em ambos. Disponibilizar ofertas como entrega gratuita para todos, a partir de um determinado valor é um ótimo incentivo e uma forma de vencer a concorrência. 

 

8 – Sacolas personalizadas:

Uma bela sacola chama a atenção e agrega valor, seja na hora do seu cliente entregar o presente, fazendo com que quem ganhou deseje conhecer a loja, ou mesmo desperte a atenção por onde o comprador passar, seja na rua ou no Shopping. Então invista em boas embalagens, especialmente no Natal. 

Mas, se os seus recursos estão limitados para tamanho investimento, outra dica é oferecer embalagens para presente, bem criativas e estilosas, como opção de compra complementar, pois isso pode ajudar a melhorar a experiência do cliente e, também, aumentar as vendas. 

 

9. Foque na experiência do cliente!

A experiência de cliente é um termo que está em alta e pode ser o detalhe decisivo para atrair e aumentar as vendas da sua loja no Natal. 

Proporcionar a seus clientes fiéis um ótimo atendimento ao cliente fará com que a sua loja seja indicada para outras pessoas, impulsionando sua marca e aumentando as vendas da sua loja, além de fidelizar os seus clientes, para que retornem durante o ano todo. 

 

10. Personalize seu site e redes sociais:

Adaptar seu site e suas redes sociais às ofertas de fim de ano fará com que seus clientes entre no clima festivo e lembre da sua loja durante as compras de Natal. Além disso, passará a ideia que você se preparou para o momento e tem novidades para oferecer. 

 

11. Faça uma linda vitrine!

Uma vitrine atraente para a sua loja vender mais no Natal, além de chamar a atenção dos compradores também fortalece a sua marca, fica na memória das pessoas e ajuda a vender muito mais, especialmente em datas festivas. 

Ao expor seus produtos, a vitrine gera uma relação de conexão com as pessoas e com os desejos delas. Isso porque a vitrine tem o papel de aproximar as pessoas da loja, vendendo de forma silenciosa. Saiba como fazer uma linda vitrine de Natal e venda muita mais neste Natal. 

  

12. Crie um espaço de descanso dentro da loja:

Para os compradores que est√£o cansados de andar atr√°s de boas ofertas, reserve um cantinho na sua loja e coloque um sof√° ou mesmo uma rede decorada com tons natalinos para as pessoas descansarem. Isso atrai pessoas para entrar ou permanecer mais tempo na sua loja. Ao redor deste espa√ßo voc√™ pode colocar suas melhores ofertas e promo√ß√Ķes¬† para estimular mais compras.¬†

 

Estruture a sua loja para vender no Natal 

Com essas dicas você pode vender mais no Natal, mas lembre de estruturar sua loja para ter um bom volume de estoque.

Além disso, otimize suas campanhas durante o melhor período de venda e maximize a eficiência de seus processos de vendas investindo em um sistema automatizado para impulsionar a sua loja bem à frente da concorrência. 

Para ter uma loja estruturada tanto na temporada de final de ano como por todo o ano, preste atenção nas dicas a seguir:  

Tenha o b√°sico:

Determine uma meta de vendas durante a temporada de Natal e determine como alcançá-la, seja com produtos específicos ou de forma geral. 

Pense em disponibilizar atendimento ao cliente de alta qualidade nos horários de pico, com bons profissionais. 

 

Lembre das compras de √ļltima hora:

Atraia os compradores atrasados ‚Äč‚Äčna v√©spera de Natal com alguns descontos e tenha produtos especiais para este momento, que √© quando a maioria da concorr√™ncia j√° esgotou o estoque de coisas bacanas.¬†

 

Atualize as mídias sociais:

N√£o basta ter os melhores produtos, √© preciso comunicar os seus clientes e as redes sociais s√£o √≥timas ferramentas para isso. Atualize fotos, fa√ßa um perfil festivo, utilize m√ļsica natalina e lembre de linkar uma p√°gina de destino para compras, seja site, loja do Instagram ou mesmo whatsapp, assim voc√™ conquista aquelas pessoas que est√£o na correria e n√£o conseguiram passar na loja f√≠sica.

Publique v√≠deos curtos, pois eles se popularizaram mais r√°pido que os posts est√°ticos, geram mais engajamentos e voc√™ pode mostrar melhor seus produtos. √Č importante manter const√Ęncia nas redes sociais, especialmente neste per√≠odo, o ideal √© postar diariamente, especialmente nos stories.¬†

 

Ofere√ßa diversas op√ß√Ķes de entrega e coleta:

Alguns clientes podem precisar de seu pedido o mais rápido possível, pois vão viajar, enquanto outros preferem coletar o pacote na loja e assim por diante. O importante é conseguir entregar a tempo e deixar o seu cliente satisfeito e fazer a sua loja vender mais no Natal. 

 

As melhores coisas para vender no Natal de 2022

Mais do que o preço e a apresentação, são os produtos disponíveis na sua loja que vão impulsionar suas vendas no Natal. 

As melhores coisas para vender no Natal são produtos considerados os mais desejados pelos consumidores que serão presenteados por seus clientes. 

Segue uma relação de produtos mais vendidos na Internet atualmente e que as pessoas adoram receber, para inspirar a lista de presentes, para seus clientes:

  • Placas decorativas com frases motivacionais
  • Brinquedos tecnol√≥gicos para crian√ßas
  • Acess√≥rios para celular
  • Short feminino
  • Kit de sabonetes e cremes
  • Lingerie e biquinis
  • Roupas de ciclismo
  • Microfones para v√≠deos
  • Massageadores el√©tricos com LED
  • Difusor de aromas el√©trico

 

Placas decorativas com frases motivacionais

Com o hábito de trabalhar pelo menos uma parte do tempo home office as pessoas passaram a se preocupar mais com a decoração, mesmo que seja com pequenos detalhes como um quadro ou placa com uma frase bacana. 

 

Brinquedos tecnológicos para crianças

√Č normal que as pessoas relacionadas √†s crian√ßas, como padrinhos, madrinhas, tios e av√≥s, al√©m dos pais gostem de presentear as crian√ßas com coisas que s√£o tend√™ncias e brinquedos tecnol√≥gicos est√£o sempre em alta.¬†

As principais redes sociais para divulgar esse tipo de produto são o Instagram e o TikTok, até porque imagens de crianças sempre fazem sucesso e podem até viralizar. 

 

Acessórios para celular

O celular √© um item insepar√°vel do brasileiro de qualquer faixa et√°ria, que tamb√©m gosta de produzir conte√ļdo pelo celular e por isso precisam de ilumina√ß√£o espec√≠fica, trip√©s, entre outros.¬†

 

Short feminino

Este √© um item que quase toda mulher usa no ver√£o e nunca √© demais ter uma pe√ßa diferente, colorido em material confort√°vel ou o cl√°ssico jeans. As op√ß√Ķes fitness para academia e caminhadas tamb√©m agradam muito.¬†

 

Kit de sabonetes e cremes

Esse todo mundo usa e não tem como não gostar. Além da crescente necessidade de higiene, os aromas remetem a coisas boas e tem tudo a ver com esta época do ano.

 

Roupas íntimas e biquíni: 

Assim como sabonete, as roupas íntimas são coisas básicas e que sempre tem espaço para mais uma. Biquínis e sungas já são peças mais sazonais, mas tem tudo a ver com essa época do ano e também é um presente que remete a férias, descanso e bons sentimentos. 

 

Roupas de ciclismo:

Estão em alta, além de incentivar a prática de esportes, são super coloridas, confortáveis e uma ótima surpresa para quem curte ciclismo. Você pode sugerir para o seu cliente dar um look completo, com aquelas jaquetas corta vento, que estão na moda, ou só a bermuda, por exemplo se ele não quiser gastar muito.

 

Microfones para vídeos:

Os vídeos e podcasts chegaram para ficar e seus clientes vão agradar muito se levarem um item desses para presentear. Produtos tecnológicos sempre vendem bem. 

 

Massageadores elétricos com LED

Massageadores tendem a fazer sucesso neste período de férias e descanso se aproximando. A demanda por este tipo de produto vem crescendo. 

 

Difusor de aromas elétrico

Este é um item que vende bastante em lojas de decoração e faz muito sucesso na internet. Atualmente é usado em residências, consultórios e até em empresas convencionais, por deixar um aroma agradável e com aspecto de limpeza.

Agora que você já conhece as melhores dicas para sua loja vender no Natal, fale com a equipe do Cake ERP e conheça o melhor sistema para a sua loja.