O outono é uma época do ano visualmente inspiradora, com folhas caindo em diferentes tons de vermelho e laranja.

Também é nesta época que as tendências de inverno começam a chegar nas lojas. Parece muito cedo para pensar em como montar uma vitrine de outono? Se você for proprietário de uma loja, lhe garanto que não!

Todo dono de loja de varejo deve saber que a sua vitrine é a sua mensagem para o mundo. Tradicional e com resultados altamente eficazes, a vitrine é uma das ferramentas de marketing na qual um varejista pode confiar de olhos fechados. Porém, boa parte dos varejistas ainda têm dificuldades na hora de montar uma boa vitrine e não sabem muito bem como utilizar essa ferramenta totalmente ao seu favor.

O blog de hoje é exatamente para você que é dono de uma loja de varejo, pensa em investir nesse mercado ou apenas possui curiosidade sobre o assunto! Neste texto vamos falar sobre a importância de montar uma boa vitrine e ainda vamos lhe passar 10 ideias para vitrine de outono que você pode pôr em prática na sua loja. Leia até o final.

Antes de tudo, que tal falarmos sobre a real importância que uma boa vitrine tem para o seu negócio? Destacamos aqui alguns pontos importantes que você precisa entender antes de começar a montar a sua vitrine de outono.

Leia também: Como fazer minha loja física vender no Mercado Livre

Qual a importância de uma boa vitrine?

Uma vitrine feita de maneira profissional faz muito por um negócio, principalmente em termos de conquista de novos clientes. No geral, as vitrines podem fazer com que seus produtos se destaquem para as pessoas que passam, você obtém novas maneiras de melhorar a aparência da sua loja, os elementos que você usa ajudarão a impulsionar sua marca e também é um dos recursos mais em conta que um proprietário tem em mãos para poder aumentar o número de visitantes em sua loja.

Isso dará ao seu negócio a vantagem competitiva de atrair clientes para sua loja em relação ao seu concorrente, pois é exatamente a aparência externa da sua loja que decide se um cliente terá tempo para parar e conferir seus produtos ou serviços.

Confira também: Vitrine de loja simples e sofisticada: dicas para montar a vitrine perfeita

O seu foco aqui é aprender a atrair os clientes com uma vitrine profissional e interessante que os incentive a querer visitar a sua loja.

Outro ponto importante que você deve ter em mente é que uma vitrine é eficaz para atrair clientes para sua loja, mas, depois que eles chegarem, é um atendimento de qualidade que garantirá que esses clientes voltem.

Você já deve ter entendido que montar uma boa vitrine oferece uma oportunidade de promover a marca de sua empresa e mostrar que você é um especialista em seu campo. A principal dica aqui é: projete ela tendo isso em mente e garanta que a visão externa da sua loja reflita sua empresa com precisão e profissionalismo.

Além do mais, sua vitrine deve informar aos clientes que tipo de negócio você está executando e fazê-los querer fazer negócios com você.

Em resumo, pode-se dizer que a vitrine de uma loja é o ponto alto do trabalho de marketing. Isso porque ela representa um investimento na identidade visual do seu negócio, se mostra como uma forma de aprimorar o relacionamento com os clientes e mostra o conceito da empresa.

Listamos aqui alguns dos benefícios de uma vitrine bem elaborada. Confira:

  • Agrega valor aos produtos e serviços;
  • Muda a perspectiva do interior da loja;
  • Ajuda na segurança do local;
  • Cria uma identidade visual para o negócio;
  • Mantém sua loja antenada nas tendências de mercado.

Leia também: Como escolher e-commerce para loja física?

Agora sim vamos falar de vitrine de outono! Neste outono que logo se aproxima, use suas vitrines de maneira que impulsione suas vendas.

Vamos dar uma olhada em nossas dez principais dicas para ajudá-lo a criar ótimas vitrines durante o outono, tanto para a sua loja física quanto online.

10 ideias para vitrine de outono

1) Seja sazonal, mas não exagere!

A grande ideia por trás de uma boa vitrine de outono é se jogar na temporada! É uma época do ano famosa por ser cheia de vermelhos, laranjas e marrons, com bastante foco nas folhas das árvores.

Mas tome cuidado! Ser sazonal é diferente de exagerar na temática. Os temas são uma ferramenta importante, mas não devem ser exagerados.

Por exemplo, é comum que muitas lojas usem muitos adereços e displays. Lembre-se que o carnaval já terá passado e que, infelizmente, ao usar muitos adereços, os varejistas podem desviar a atenção do evento principal: a mercadoria. Portanto, seja sazonal, mas tenha muita cautela.

Se a sua loja for apenas e-commerce, utilize essa mesma sabedoria na hora de adicionar um layout de outono.

2) Folhas

Aqui está um dos adereços de vitrine mais óbvios para o outono – e um dos mais simples de integrar em uma janela. Há muitas maneiras diferentes de incorporá-las. Folhas de plátanos e guirlandas estão entre as opções mais comuns e eficazes. Ambos podem ajudar a enquadrar a vitrine e são maneiras, simples mas eficientes, de adicionar um toque outonal para a sua vitrine.

3) Madeira

No outono, muita atenção é atraída para as árvores. Sua mudança de cor e contraste com toda a vegetação do resto do ano atrai muita atenção. Como dito anteriormente, o uso de folhas ajudará você a aproveitar isso, e que melhor ferramenta para combinar essas folhas do que a madeira? O bom da madeira é que ela também não precisa ser uma combinação exata.

Portanto, se você tiver outras luminárias que gostaria de usar em sua vitrine de outono, não precisa se preocupar com a cor da madeira. As madeiras com casca branca e calcária podem ser muito atraentes em vitrines, pois complementam o que está ao seu redor sem serem muito ousadas.

4) Use as cores com sabedoria

As cores outonais por si só já chamam a atenção com facilidade e são cores que induzem a sentimentos de excitação. No entanto, devemos considerar outros fatores. Por exemplo, como as cores tradicionais das folhas outonais são bastante fortes, deve-se ter cuidado com a cor de fundo e a distribuição das cores fortes. A utilização de muitas cores podem dar aos seus clientes ou navegadores de seu site a sensação de ter muitos elementos para olhar.

Esse pode ser um equilíbrio delicado, portanto, considere se sua mercadoria ainda se destaca e se a exibição chama a atenção sem sobrecarregar a sua vitrine de outono

5) Regra de três camadas

A regra de três camadas é uma excelente maneira para os varejistas darem profundidade às suas vitrines de outono. A primeira camada é a janela na qual os tecidos, madeiras e folhas podem ser usados. Essa camada inicial de profundidade também permite que os varejistas adicionem toques de cor facilmente. A segunda camada é o evento principal, que deve envolver seus produtos.

Por exemplo, manequins em roupas de outono para uma loja de moda, ou talvez algum equipamento de limpeza para uma loja de bricolagem.

A camada final é o pano de fundo, que será a própria loja para algumas lojas. Mas, para aqueles que têm o luxo de ter uma janela com tábuas ou tecidos, esta pode ser uma cor simples ou arrojada.

Se você optar por preto ou outra cor escura, certifique-se de que sua iluminação destaque bem seus produtos. Ninguém quer uma janela mal iluminada na sua vitrine de outono.

Você se esforçou muito para criar uma vitrine de outono de ótima aparência, então precisa garantir que todos possam ver com clareza sua vitrine, especialmente à noite.

6) Continue mudando

Os compradores acostumam-se rapidamente a uma vitrine, principalmente se passarem regularmente pela rua na sua loja, ou visitarem assiduamente o seu site. Por isso, uma boa vitrine de outono deve ser movida pelo menos uma vez por semana, para manter os clientes interessados.

Também ajuda a demonstrar aos compradores que a variedade da sua loja muda regularmente, para que eles não vejam os mesmos itens de algumas semanas atrás.

Mesmo que seja o mesmo estoque, ao movimentar as coisas na loja e na sua vitrine de outono, os clientes percebem novos itens que podem ter passado despercebidos por eles na primeira vez.

Por esta razão, é importante que você crie um plano de vitrine. Isso permitirá que você acompanhe quais adereços você pode reutilizar e garantir que você altere seus produtos e elementos de forma regular. Isso também faz com que pareça que a vitrine e os displays estão sendo alterados com mais regularidade do que realmente são.

Uma boa dica aqui é, como você mudará sua vitrine regularmente, lembre-se de dedicar recursos aos materiais e equipamentos que você reutilizará. Isso pode incluir molduras, luminárias, luzes, manequins e muito mais.

7) Inove!

Não se sinta constrangido ou amedrontado pela forma com que os demais varejistas montam as suas vitrines. Uma das melhores coisas que você pode fazer para a sua vitrine de outono é algo diferente.

Se você não está se sentindo muito criativo, não deixe que isso o pressione. Às vezes, uma ideia criativa pode ser realmente muito simples e chegará até você quando menos esperar. Enquanto isso, você pode visitar o aplicativo Pinterest, que está cheio de ótimas imagens que com certeza irão lhe render boas ideias para a sua vitrine de outono.

8) Pense onde está o nível dos olhos do seu cliente

Isso é importante para todas as vitrines. O nível dos olhos é importante porque é onde a maior parte da atenção será focada. Alguns varejistas esquecem que, quando os clientes estão olhando, eles geralmente estão um pouco abaixo da vitrine. Monte-a de forma que ela contemple toda a visão dos seus clientes e demais pedestres da rua.

9) Mantenha sua vitrine limpa

Essa dica é extremamente importante! É sempre importante certificar-se de que suas vitrines estão limpas, mas pode ser particularmente importante quando se trata de vitrines de outono que incluem coisas como madeira e folhas. Certifique-se de espanar regularmente e garantir que não haja muito pó, aranhas e outros insetos tentando prejudicar a sua loja.

10) Utilize bem todo o espaço

Pense em todos os tipos de produtos que você vende. Quanto mais saída tiver o item, mais espaço você deve dar a ele. Se você estiver vendendo muitos produtos a preços baixos, menos espaço pode ser mais benéfico, principalmente quando combinado com uma vitrine de outono bem feita.

Isso informa automaticamente ao cliente que ele poderá comprar muito desse produto a um preço baixo. Ao colocar isso na vitrine desde o início, você pode definir a expectativa para seus clientes antes mesmo de eles entrarem.

Dica extra: Tire uma foto da sua vitrine!

Uma excelente maneira de avaliar a atratividade de sua vitrine de outono é tirar uma foto dela.

Saia da sua loja e tire uma foto de toda a sua janela para ver como ela é. A câmera pode capturar aspectos da tela que podem parecer desligados e pode indicar alguns componentes que talvez você precise reposicionar ou ajustar.

Essas coisas nem sempre são óbvias, especialmente se você estiver muito perto da janela, portanto, visualizar seu trabalho por meio de uma foto ajuda a enxergá-lo por uma nova perspectiva.

Não se esqueça de que a sua vitrine é basicamente um grande outdoor gratuito sobre o qual você tem total controle. Certifique-se de fazer algo realmente legal com ele, e faça valer a pena e trazer bons resultados para o seu negócio!

Este artigo foi útil para você? Deixe um comentário abaixo!

Confira também um conteúdo extra sobre como preparar a sua loja para o outono: 8 dicas para arrasar!

[gs-fb-comments]