Começar um negócio demanda tempo e investimento. E com o sucesso do empreendimento, a demanda e o trabalho a ser feito aumentam. 

No e-commerce a lógica é a mesma. Porém, muitos empreendedores acabam se perdendo em meio ao aumento de clientes e solicitações, causando a saturação das atividades necessárias para manter o negócio funcionando corretamente.  

Para que isso não aconteça é necessário que em algum momento o dono da loja virtual pense na contratação de uma equipe capacitada para suprir as demandas. 

Continue lendo para saber como você pode montar a equipe ideal para o seu e-commerce!

O que é preciso para recrutar a sua equipe

Antes de qualquer coisa você precisa saber que para recrutar uma boa equipe não adianta contratar o amigo do amigo ou um conhecido que já trabalhou com vendas apenas para dar uma ajudinha. 

Você é um empresário e como o responsável pela empresa, ainda que ela não seja tão grande, precisa contar com pessoas que realmente vão otimizar os seus negócios e não apenas quebrar um galho. 

Por isso, durante o processo de recrutamento leve as seguintes coisas em consideração:

  1. Definir atribuições e o perfil dos profissionais ideais

Essa pode parecer uma tarefa fácil, mas nem tanto. Estruturar o perfil ideal para as vagas exige que você conheça a fundo o dia a dia do seu negócio e as especificidades de cada cargo. 

Antes de divulgar a vaga, não importa para qual cargo seja, pense nas seguintes questões:

  • Tarefas a serem desempenhadas pelo profissional;
  • Habilidades e conhecimentos essenciais para a função;
  • Quais serão os diferenciais;
  • Nível de experiência;
  • Entre outros.

Na parte administrativa pesquise sobre o teto de salários e benefícios compatíveis com o cargo e nível para não correr o risco de ser injusto. Determine também qual será o regime de trabalho (CLT ou PJ) e, caso for viável, deixe em aberto a possibilidade de negociação de salários. 

Por ser parte decisiva na busca por bons profissionais e influenciar diretamente nas contas do seu e-commerce, não deixe de contar com a ajuda de uma consultoria em gestão para determinar os perfis que estão ao alcance do seu orçamento e atendam às suas necessidades atuais.

  1. Divulgação da vaga 

Lembra quando dissemos para você não contratar conhecidos apenas por serem conhecidos? Então, não estamos querendo dizer para você não aceitar indicações, pois elas são até bem-vindas desde que preencham os seus requisitos.

No entanto, é bom você sempre contar com mais opções, afinal essa pessoa vai conviver com você e pode se tornar peça importante para os seus objetivos. 

Sendo assim, opte pelas seguintes estratégias para fazer com que a vaga chegue nas pessoas com potencial:Peça indicações à profissionais que já trabalham com o cargo de que você precisa;

Divulgue no Linkedin;

Busque grupos nas redes sociais que anunciam vagas na área;

Converse com centros de estágios das universidades;

Anuncie em sites e agências de empregos.

Na hora de divulgar a vaga use a criatividade para chamar a atenção das pessoas. Lembre-se que antes de ser convencido a contratá-las você as deve convencer a se candidatar.

3.Seleção

Agora que você já definiu o perfil e as atribuições das vagas e as divulgou, chegou a hora de fazer as seleção dos melhores currículos e conhecer mais a fundo os candidatos.

A primeira parte é, obviamente, analisar os currículos e fazer uma triagem para selecionar aqueles que já demonstraram compatibilidade com a empresa e com o que se espera no futuro.

Depois da seleção preliminar, peça para que os candidatos comprovem a experiência na área enviando trabalhos anteriores ou aplicando testes para avaliar os conhecimentos específicos.

Depois, marque uma entrevista e se atente a alguns detalhes que vão além das habilidades técnicas. Avalie a postura do candidato, entonação da voz, confiança, personalidade,  pergunte sobre o passado profissional dele e como era sua relação com antigos colegas. 

Ao final, escolha aquele que demonstrou mais conhecimento e que você imagina que irá se adaptar bem ao dia a dia do seu negócio. Não se esqueça que a intenção aqui é estabelecer um relacionamento prolongado, então ele deve se dar bem com você e outros colegas. 

O que considerar ao montar sua equipe

Ao contratar profissionais você deve ter em mente que apesar de ser um modelo de negócio eletrônico, o e-commerce envolve tantas responsabilidades quanto as lojas físicas. 

O dia a dia de um negócio virtual é sustentado por vários pilares. São eles:Planejamento;

Sistemas e integrações;

Equipe;

Comunicação visual;

Conteúdo;

Logística;

Pagamentos; 

Segurança;

Marketing.

Obviamente não é necessário contar com um profissional para cada responsabilidade, é possível disponibilizar cargos que abrangem mais de uma delas. 

A seguir, confira alguns profissionais chave para montar a sua equipe perfeita.

Quais profissionais são necessários em uma loja virtual?

Sabemos que são muitos os gastos para abrir uma empresa. Em se tratando de um negócio online, muitas vezes o dono trabalha sozinho por falta de estrutura física e financeira para contar com outros funcionários. 

No entanto, quando o volume de serviços aumenta se torna inevitável contratar terceiros. Caso contrário, a empresa para de crescer e a saúde financeira fica comprometida.

Apesar disso, é possível contar com uma equipe reduzida e que, ao mesmo tempo, atenda as necessidades da empresa. 

Gerente de e-commerce

Todo avião precisa de um piloto e no comércio não é diferente. Sendo assim, o gerente de e-commerce será o responsável por gerenciar a equipe e a empresa de modo geral.

Quem ocupar esse cargo precisará ter como habilidades o pensamento analítico, ser capaz de trabalhar sob pressão e lidar com muitas responsabilidades.

O recomendável é que ele já tenha experiência com lojas virtuais, mas não necessariamente como gestor.

Dentre as atribuições estão o recrutamento de outros profissionais, delegar funções, traçar metas administrativas e elaborar estratégias para monitorá-las. 

Mas tenha cuidado, o gerente de e-commerce é o mágico de vendas, então se você está começando agora o seu negócio tenha em mente que ele será a pessoa a liderar toda a equipe e poderá cobrar um salário acima do que você pode pagar no momento.

Portanto, você mesmo pode assumir essa função, pelo menos por enquanto. Afinal, quem melhor sabe de tudo da loja do que você?

Caso você opte por assumir essa vaga, se prepare fazendo cursos e procurando serviços de consultoria empresarial para aprender como ser um bom gestor e líder.

Logística e operação 

Esse profissional deve ser capaz de garantir que tudo esteja nos trilhos. É ele quem vai cuidar dos detalhes operacionais do negócio, portanto, deve ser um profissional de confiança.

O indicado é a contratação de uma pessoa com experiência no meio digital, pois quem assumir esse cargo terá que lidar com a organização de estoque, monitoramento das entregas, lidar com fornecedores e verificar se os canais de atendimento estão funcionando adequadamente. 

Por esse motivo, alguém experiente já estará habituado ao dia a dia de uma loja online e saberá como agir quando os imprevistos  aparecerem.

Financeiro 

Essa função pode ser assumida por você ou por um profissional contratado. Normalmente, e-commerces novos optam pela primeira alternativa, já que o cargo está intimamente ligado à gestão e cuidará da contabilidade, despesas, impostos e receitas da loja. 

Outra responsabilidade desse setor é colaborar na precificação de produtos ou serviços e escolher fornecedores que se adequem ao orçamento. 

Se você estiver tendo dificuldades em organizar o financeiro do seu negócio, contar com uma consultoria empresarial pode ser uma solução para colocar tudo em ordem e escolher se o administrativo irá ficar nas suas mãos ou de outra pessoa. 

Web designer

 É quem elabora e cuida da manutenção do site da loja. Ele trabalha para estruturar a página da melhor forma possível com o objetivo de torná-la bonita e oferecer uma boa experiência para os clientes na sua plataforma. 

Em alguns comércios o web designer se funde a parte operacional, onde ele também irá trabalhar com a entrada de pedidos, mantendo tudo nos trilhos. 

Além disso, ele também irá cuidar da parte técnica e resolver possíveis problemas com o site. Faz parte de sua responsabilidade cuidar para que todos os links estejam funcionando e entrar em contato com o hospedeiro do site caso ele saia do ar.

Esse profissional não precisa ser permanente, ele pode ser um freelancer que irá trabalhar com você esporadicamente. Mas lembre-se: apesar de não ser permanente ele deve ser de confiança. 

 Analista de marketing digital

É o profissional responsável principalmente pela divulgação da empresa nas mídias sociais, envio de e-mail marketing aos clientes, criação de promoções e campanhas e o relacionamento da sua marca com os internautas.

Faz parte do trabalho do analista de marketing elaborar um calendário editorial redes sociais, onde será montado todo o processo de postagem e a periodicidade compatível com o que o cliente solicita. 

Trabalhando em uma vertente mais voltada para as mídias digitais, é ele quem vai diferenciar a linguagem de cada rede, para que o marketing digital no instagram seja tão eficaz quanto o marketing do facebook ou de qualquer outra rede. 

Além disso, esse profissional irá traçar estratégias de divulgação, promoções e decidir quais produtos irão ser destaque na página inicial do site e nas redes sociais. 

Outras atribuições são a produção de conteúdo rico em informações para o blog e redes sociais e interação com os internautas.

Ele também cuidará de anúncios pagos e pode ou não resolver possíveis problemas de clientes que chegarem pelas  redes sociais. 

Contratar freelancers é uma boa escolha?

Em algum ponto do seu e-commerce você se verá na seguinte encruzilhada: o negócio é grande o suficiente para você não conseguir gerir tudo sozinho, mas pequeno demais para a contratação de uma equipe completa. 

Nesses casos uma boa saída pode ser contratar freelancers. Além de experientes, eles não exigirão muito da gestão da folha de pagamento, já que serão gastos esporádicos, ou seja, apenas quando forem extremamente necessários. 

Apesar de uma boa aposta, alguns cuidados precisam ser tomados; Por não serem fixos,  eles não participam do dia a dia da loja, por isso, você precisa encontrar formas de integrá-los ao time e aos seus objetivos. 

Se sua meta é  aumentar seguidores nas redes sociais, garanta que o analista de marketing digital saiba quais são as expectativas e necessidades das redes e que tudo esteja alinhado com o negócio como um todo. 

Sendo assim, podemos dizer que contratar um freelancer é uma boa escolha desde que o trabalho do profissional seja acompanhado de perto.

Invista em sua loja! 

Como dizem, várias cabeças pensam melhor do que uma. Ainda mais se tratando do ambiente virtual, onde toda ajuda é válida. 

Montar uma equipe fundamentada na inovação só tende a melhorar. Assim, você consegue delegar e não fica sobrecarregado, colocando em risco a qualidade do serviço prestado. 

Tenha pessoas confiáveis ao seu lado e que estejam dispostas a trilhar esse caminho junto a você. 

Este conteúdo foi produzido pelo blog parceiro Business Connection

Também recomendamos para você

[gs-fb-comments]