As redes de franquias se consolidam cada vez mais como um excelente caminho para expansão dos negócios. Contudo, para se ter sucesso, é importante dedicar tempo e investimento na estruturação de treinamento para franqueados.

Por se tratar de um modelo de negócios já validado e com uma marca já sólida em um determinado mercado, os clientes da rede que buscam por opções em outros locais ou vão por recomendação trazem consigo uma expectativa de atendimento e qualidade de um padrão já vivenciado. A única forma de garantir esta experiência é capacitando sua rede da maneira certa. Confira nossas dicas!

Elabore um plano de treinamento para franqueados

treinamento para franqueados

A primeira dica para desenvolver sua rede de franquias de forma consistente, auxiliando o atendimento a um padrão de qualidade crivado pela marca franqueadora, é: planeje o funcionamento dos treinamentos para franqueados.

Existem, basicamente, dois objetivos principais a serem cumpridos com estes treinamentos. O primeiro é auxiliar o franqueado a gerir o negócio. O segundo, repassar aspectos operacionais que garantirão a reprodução e padronização dos processos relacionados.

O primeiro passo para elaborar o plano, é identificar quais os treinamentos necessários para cada um destes objetivos, incluindo o público ao qual é direcionado o conhecimento a ser passado: franqueado ou sua equipe – e qual área específica ele atenderá.

Em seguida, é importante definir se eles têm como objetivo a capacitação ou a atualização dos profissionais. Isso contribuirá com a próxima etapa, que é a elaboração de um calendário fixo que ajudará na otimização dos custos de parte dos treinamentos para educar a rede.

Escolha os formatos das capacitações

O próximo passo é modelar como as capacitações que serão ministradas. Hoje, além dos treinamentos presenciais, é possível incorporar a modalidade virtual (EAD – Ensino a Distância). Contudo, é preciso levar algumas variáveis em consideração para tomar a melhor decisão.

Nem todas as pessoas se adaptam aos cursos virtuais. Alguns por não ter o comprometimento necessário para cumprir a programação, outros pela forma de absorção da informação. Por isso, escolher esta modalidade, apesar de otimizar os custos e facilitar o acesso aos cursos, exige um trabalho minucioso de engajamento e suporte aos, então, alunos.

Por outro lado, oferecer treinamento para franqueados e para a sua rede totalmente presencial, facilita a absorção da cultura da franquia. Afinal, o contato pessoal com os profissionais da franqueadora faz com que os aspectos comportamentais trabalhados diariamente em sua empresa sejam repassados nos detalhes. Principalmente quando o treinamento é realizado na sede de sua empresa.

Contudo, manter apenas treinamentos presenciais pode onerar bastante os investimentos no desenvolvimento da rede. Por isso, pode ser bastante interessante mesclar os dois formatos, considerando os treinamentos introdutórios presenciais e as atualizações a distância, por exemplo.

Tipos de treinamento que não podem faltar em sua rede

Para ajudar tanto na criação do plano de treinamento para franqueados quanto na melhoria dos processos já executados, elencamos alguns dos tipos de capacitações que podem ser contempladas em sua rede de franquias.

Vale lembrar que alguns dos tipos informados podem não se adequar à realidade do seu negócio ou precisar de adaptações, mas certamente auxiliará a ter uma visão sistêmica das possibilidades e inspirar a construção do seu plano.

 

Treinamento inicial

treinamento para franqueados

Este é o mais importante tipo de treinamento para franqueados, pois, será o primeiro encontro para que ele compreenda a marca, sua cultura, valores e as diretrizes de sucesso para operação do negócio – tanto em relação ao padrão estabelecido quanto à gestão do negócio.

Nesta capacitação, além dos itens que já citamos, é muito importante apresentar rotinas e procedimentos utilizados. Por isso, a primeira dica é exigir a participação do franqueador em todas as etapas. Afinal, mesmo treinando também a equipe, é ele o responsável por manter o nível de qualidade da operação junto à franqueadora.

Este tipo de treinamento teve ser conduzindo tendo os manuais da franquia como apoio, garantindo que o aprendizado possa ser revisitado por meio dos documentos e que todas as possíveis dúvidas serão esclarecidas.

 

Treinamento sobre a cultura da rede

Um outro tipo de treinamento para franqueado que é muito importante é de cultura. Ele deve ser apresentado na capacitação inicial, mas exige uma dedicação extra para atualização dos profissionais já treinados e dos novos que farão parte da rede com o passar do tempo.

A cultura de uma empresa é considerada um dos fatores de maior sucesso. Nas redes de franquias, considerando a necessidade de manutenção de um padrão não acompanhado tão detalhadamente pela franqueadora no dia a dia, cabe ao franqueado garantir o máximo de adesão. E é justamente por isso que este treinamento é de extrema importância.

Este treinamento também ajudará o franqueado a recrutar profissionais com o perfil adequado para a operação, aumentando as chances de sucesso no negócio.

Por isso, neste tipo de capacitação o ensino a distância tende a contribuir bastante. Assim, você conseguirá escalar o número de profissionais treinados, garantir a manutenção do conhecimento junto aos participantes do treinamento inicial e aos novos colaboradores que serão recrutados no decorrer da operação.

 

Treinamento para manutenção de padrões

treinamento para franqueados

Os processos tendem a evoluir com o passar do tempo. Por isso, é importante oferecer treinamentos para manutenção de padrões periodicamente. Ou seja, revisitar o que foi ensinado no treinamento inicial atualizando as mudanças que a rede precisa aderir.

Este treinamento também pode ser a distância para aumentar a adesão e otimizar custos. Uma outra forma possível, e recomendada, é a visita periódica ao franqueado e sua equipe para repasse de ensinamentos e novidades pessoalmente. O ideal é unir as duas possibilidades, uma vez que a segunda opção gera um custo mais alto à franqueadora.

 

Treinamento sobre novos produtos e serviços

Com a evolução da rede, é normal que produtos e serviços sejam atualizados. Além dos já existentes, novos passam a compor a oferta de sua rede. Por isso, um tipo de treinamento para franqueados que deve estar englobado em seu plano é o de novos produtos e serviços.

Sua frequência é pontual conforme atualizações ou novidades. Por isso, ele deve ser planejado no momento em que estes produtos ou serviços forem validados, e a capacitação realizada antes de serem direcionados ao mercado.

A escolha entre o formato e modalidade deste treinamento varia conforme o tipo de produto ou serviço oferecido, já que em alguns casos o manuseio de itens e a análise de um profissional para validação pode ser necessária.

Pronto! Agora você já tem conhecimento sobre alguns dos tipos de treinamento para franqueados utilizados nas franquias de maior sucesso. Basta iniciar a elaboração do seu plano com as nossas dicas e colocá-las em prática para capacitar adequadamente a sua rede. Você, os empreendedores que compraram a ideia do seu negócio e os clientes da franquia só têm a ganhar!

Também recomendamos para você!

[gs-fb-comments]