Com a economia instável, sempre podem ocorrer demissões e baixa de vagas no mercado de trabalho. Essa realidade fez com que abrir um negócio próprio tenha se tornado uma das opções mais atraentes para milhares de desempregados no país.

Porém, antes de sair abrindo seu negócio, é preciso analisar se você realmente tem perfil para isso. Está disposto a estudar empreendedorismo? A resolver problemas? A por realmente a mão na massa e fazer isso dar certo?

Se a resposta para essas perguntas for sim, então aproveite as dicas que preparamos para você começar o seu negócio do zero e não ficar fora do mercado.

 

Como abrir meu negócio?

 

1. Encontre o seu segmento

Antes de mais nada, você precisa saber em qual segmento abrirá o negócio. Você já possui experiência em alguma área? Gosta de fazer algo mas nunca pôde pois tinha um emprego fixo? Esse é o momento de analisar onde você acha que se sairia bem. Converse com amigos, com a sua família, troque ideias com outros empresários. Lembre-se: empreendedores multiplicam suas chances de sucesso quando investem em um segmento que já conhecem.

 

2. Pesquise o mercado

Depois de definir em qual área quer atuar, é essencial entender o mercado e a concorrência. Para você entender bem o setor, faça uma pesquisa minuciosa. Além de conhecer os prós e contras da área, você acaba se especializando no assunto. Mesmo que o segmento escolhido seja competitivo, não desanime, use isso a seu favor. Um mercado competitivo pode significar que há um grande potencial nele.

 

3. Faça um planejamento

Uma das partes mais importantes para a abertura de um negócio é o planejamento estratégico. Nesse momento você fará uma avaliação dos seus objetivos e o que precisa para atingi-los. Esse planejamento tem a função de avaliar se o seu negócio será viável ou não.

 

4. Calcule o investimento

Após desenvolver o planejamento, conseguirá ter uma ideia de quanto precisará investir. Você tem capacidade financeira para isso? Precisará de investimento? Calcule o tamanho do investimento você precisa para abrir o seu negócio e qual estrutura será necessária para operar. Não esqueça de incluir estrutura física, mobiliário e pessoas, se for o caso.

Importante lembrar: uma empresa é muito mais do que uma fachada bonita. Existe uma estrutura mais complexa por trás, que inclui gestão de compras, vendas, recursos humanos, financeira, tributária, capital de giro, entre outras questões. Se você tiver alguma dificuldade com essa parte mais burocrática, o interessante é pedir auxílio a um contador.

Loja de sucesso em 30 dias

5. Procure estar entre empreendedores

Para você entender melhor como funciona o dia a dia de quem empreende, procure estar entre outros empresários. Geralmente existem encontros de empreendedorismo em várias cidades, onde você pode até conhecer futuros parceiros de negócio. Uma dica é procurar o Sebrae da sua cidade e se informar.

 

6. Prepara-se psicologicamente para o que vem pela frente

Começar um negócio do zero não é tarefa fácil, por isso você deve estar preparado para um início de muito esforço e dedicação. Converse com a sua família e amigos, busque apoio de mentores, que podem auxiliá-lo nesse momento difícil (esses mentores você pode conhecer nos encontros que falamos acima, por exemplo).

 

7. Invista na divulgação do seu negócio

Antes mesmo do seu negócio estar operando, você precisa investir em divulgação para começar a se tornar conhecido e ganhar público. Não deixe que seu negócio não dê certo por falta de fluxo de pessoas. Aproveite e confira também algumas dicas que eu publiquei sobre como divulgar sua loja.

 

Espero que tenha gostado dessas dicas e que tenha muito sucesso em seu novo negócio!

[gs-fb-comments]