Muitos pensam que planejamento estratégico é apenas para grandes empresas.

O que os micro e pequenos empreendedores as vezes não enxergam é que a execução de um planejamento pode ajuda-los a definir o que pode ser feito para o crescimento da empresa. Além de você parar um pouco e olhar para a o seu negócio como um todo, você também consegue projetar onde e como você quer estar no decorrer do ano.

Mesmo que o ano já tenha começando, nunca é tarde para colocar no papel seus objetivos e suas dificuldades e desenvolver algumas estratégias para que o restante do ano seja mais favorável. É só não perder mais tempo e começar logo.

Para lhe ajudar separamos alguns passos simples, mas essenciais, para você desenvolver o planejamento estratégico da sua empresa:

 

1. Defina seu objetivo

Esse é o ponto principal no momento de desenvolver seu planejamento estratégico. Responda algumas perguntas para lhe ajudar nesse momento, como: Quem somos? Qual a nossa relevância no mercado? Onde queremos chegar?

Tendo essas respostas em mente, analise o que realmente é possível. Suas metas devem ser ambiciosas, mas também alcançáveis. Não se pode buscar algo que sabe que nunca poderá alcançar, isso só irá causar mal-estar na sua equipe, que nunca conseguirá atingir a meta proposta.

2. Defina o papel de cada um dentro do planejamento

É muito importante para que o seu planejamento funcione que você delegue funções. Cada pessoa envolvida deve ter clareza no seu papel dentro da empresa, para que o possa executar de forma eficiente não deixando para outros as suas obrigações. No momento de delegar essas funções, observe cada um dos seus funcionários, qual se encaixa melhor em qual etapa, para facilitar o desenvolvimento das atividades. Uma dica para avaliar melhor a equipe, são os Indicadores de Desempenho.

3. Atualize sua análise de mercado

Caso você já tenha feito alguma análise anterior, você deve atualizá-la. A SWOT, a mais conhecida delas (que ensinamos aqui no blog como fazer), geralmente é desenvolvida quando você projeta a abertura do seu negócio, porém ela pode sofrer mudanças com o decorrer do tempo. Para que a sua empresa pense lá na frente e acompanhe as mudanças do mercado, você precisa de dados atualizados para se basear. Por isso faças as mudanças necessárias para que sua análise tenha validade para os próximos meses.

4. Construa seu plano de ação

A partir do momento que você já tem definidos seus objetivos e os papeis de cada um com base no mercado, você precisa colocar isso no papel e desenvolver as estratégias para atingir o seu objetivo. Como você vai fazer para chegar até lá? É nesse momento que você deve focar nas ações que o farão atingir os seus objetivos. Documente tudo sempre, esse será o seu mapa para chegar ao sucesso.

5. Acompanhamento

É muito importante você acompanhar o desenvolvimento do seu planejamento, assim você poderá avaliar se ele está funcionando ou se é preciso reavaliar algum ponto. Avalie a eficácia por meio de métricas e indicadores que deverão ter sido definidos no momento do planejamento.

Dica extra: Tenha um sistema de gestão

Uma ferramenta que irá lhe auxiliar a visualizar com precisão os resultados e ter total controle da gestão da sua empresa é o sistema de gestão (também chamado de ERP). Ele otimiza os processos e contribui para que você tenha maior eficiência nos projetos desenvolvidos. Se você ainda não tem um sistema de gestão, está na hora de buscar um. Clique aqui e conheça o Cake ERP.

[gs-fb-comments]