Sim, sabemos que o momento é de apreensão e principalmente de muitas dificuldades financeiras. Mas, de alguma forma teremos que fazer o possível para mantermos nossas lojas neste período. Confira algumas oportunidades em meio à crise e dicas para manter sua loja de pé.Respeitosamente, deixamos algumas dicas para se pensar e adaptá-las a sua situação em tempos de crise.

Aproveite para começar a vender online

Se tem uma coisa que é unanime é que o mundo não será mais o mesmo após a pandemia. Isso implica também nos hábitos de consumo. Pesquisa da TIC Domicílios apurou que 70% da população brasileira utiliza internet.

Desse número, 48% adquiriu ou usou algum tipo de serviço online, como aplicativos de carros, serviços de streaming de filmes e música, ou pedido de comida, todos dentro de atividades de e-commerce.

social commerce

É muito provável que este número irá aumentar e muito provavelmente o novo Coronavírus será um dos motivos de tal mudança. Sabemos que existem gigantes nesta área, mas a sua loja tem uma vantagem sobre os grandes: os consumidores locais e até mesmo seus clientes mais fiéis irão preferir comprar de você.

Você os conhece, está perto, e provavelmente será muito mais fácil efetuar uma troca, por exemplo. Claro que estes fatores são vantagens locais, mas, por que não as usar a seu favor?

No Cake, criamos uma ferramenta que pode ajudar para que os lojistas possam começar a vender online, sem precisar pagar a mais pelo e-commerce, sem precisar site próprio e com emissão de NFe. O Cake Social Commerce.

Faça uma parceria com entregador local e dê aos seus clientes a possibilidade de receber a mercadoria no mesmo dia na cidade sede da sua loja. Aí está uma das oportunidades em meio à crise.

É muito importante que você tenha uma plataforma que integre com o sistema da sua loja ou implante um sistema que já tenha integração e que te traga vantagens não só agora, mas na volta do funcionamento total da sua loja física.

Amplie sua participação e entenda melhor como vender em redes sociais

Mais uma das oportunidades em meio à crise, são as redes sociais. Existem muitos cursos e dicas para quem quer vender utilizando redes sociais circulando pela internet. Em tempos normais, você não teria tempo de fazê-los, então aproveite.

Existem também, ferramentas que permitem que você faça venda diretamente pelo Instagram e pelo Facebook, o que acaba saindo bem mais em conta do que abrir um e-commerce, para iniciar suas vendas online.

Aproveite para ajustar o sistema da sua loja

Essa é outra das oportunidades em meio à crise: ajustar o sistema da sua loja. Caso você tenha pensado em trocar de sistema antes da loja fechar, este é um bom momento para fazer a virada, sem passar por contratempos em dias de grande movimento.

Sistemas como o Cake ERP, podem ser implantados remotamente, permitindo que você tenha tempo para fazer ajustes, configurações, cadastros e testes, deixando a sua loja pronta para a volta da quarentena. E o período de testes é grátis!

Negocie com os fornecedores

Estamos todos no mesmo barco. É um bom momento para verificar como anda seu estoque, segurar alguns pedidos feitos anteriormente aos decretos de paralisações e deixar estes para um período futuro.

Também é necessário negociar prazos, pagamentos, e principalmente verificar o que você tem em estoque para a venda.

Verifique os custos

oportunidades em meio à crise

Verifique quais os custos fixos que você consegue reduzir rapidamente neste momento. Negocie, converse, busque informações com os CDL’s, Sindilojas e com outros lojistas na mesma situação.

É hora de nos ajudarmos. Em breve daremos a volta e retomaremos ainda mais fortes.

Aposte na digitalização

Este é um ponto que por muito tempo foi deixado para depois para a maioria dos lojistas no país. Está na hora de mudar isso!

Crie as redes sociais da sua loja (caso ainda não tenha), fotografe seus produtos, monte kits, envie para seus clientes pelo WhatsApp, Messenger, veja que tipo de pagamento online você pode oferecer (temos algumas dicas aqui), fotografe tudo o que tem na sua loja e mãos à obra. Ninguém conhece sua loja, seus produtos e seus clientes melhor do que você.

Só para se ter uma ideia, o total de compras online retomou crescimento de 18,5% — entre os dias 31 de março e 6 de abril de 2020 versus 24 a 30 de março de 2019 —, segundo o último relatório Impactos da Covid-19 no Comportamento do E-Commerce Brasileiro, elaborado pela Ebit | Nielsen e divulgado na quinta-feira 09/04. As categorias relacionadas à Páscoa apresentam um resultado acima do ano anterior, como aumento de 377%.

Fluxo de caixa

Bom, a sua renda é zero, você tem que pagar aluguel, funcionários, vender mercadorias do estoque, e de alguma forma, sobreviver. Essa conta não fecha, né? Calma. Vamos por partes. Existem algumas alternativas de socorro e reorganização interna que podem ajudar o seu fluxo de caixa, confira:

Empréstimo do governo para pequenos

O governo Federal liberou créditos para micro e pequenas empresas em meio à crise.

Confira aqui e aqui as medidas adotadas.

 

Negocie uma flexibilização com os seus funcionários

O Governo permitiu a redução proporcional de salários e jornada de trabalho para garantir os empregos, o que é importante não só para o funcionário, mas também para fazer a economia girar. Converse, coloque a situação e veja a melhor forma de fazer isso para que logo adiante você tenha um grande aliado na recuperação do seu negócio.

 

Negocie com o proprietário do imóvel (caso seja alugado)

Tente contato direto com o proprietário, imobiliária ou representante legal e explique o motivo de não poder pagar o aluguel ou pagar apenas parte, com detalhes e se tiver condições, tente um parcelamento. Neste caso é questão de bom senso, pois caso o locador exija a devolução do imóvel, ele pode sair perdendo ainda mais, já que provavelmente ele demore para conseguir uma realocação.

Lembre-se sempre de documentar tudo o que foi acordado deixando claro que ambas as partes concordaram. Pode ser por e-mail ou mensagem trocada. Nessa troca de e-mails, deve ficar claro que ambas as partes aceitaram o novo acordo.

 

Verifique todo o estoque da loja e reveja a precificação

É importante neste momento, verificar o que é de estação, o que estava com margem maior e pode ser ajustado e até mesmo o que pode ser vendido a preço de custo para não perder tudo.

*Procure um serviço de entrega ou motoboy local para levar suas mercadorias até os clientes da sua cidade ou região.

 

Defina sua área de cobertura para entrega

Saiba as limitações da sua entrega via tele entrega para não cair em armadilhas e acabar tendo que custear algum frete extra. Defina a área e deixe bem claro na compra se o valor da entrega será repassado ao cliente, custeado pela loja ou embutido no valor do produto.

*Verifique os impostos e pagamentos adiados ou suspensos durante a pandemia.

 

Organize o estoque da loja no tempo livre

oportunidades em meio à crise

Existem algumas oportunidades em meio à crise é aproveitar o momento para organizar o seu estoque, contabilizar produtos, separar os que estão próximos do vencimento, para quem sabe fazer alguma ação promocional.

Já que no momento, sua loja física não tem clientes, aproveite para organizar essas tarefas que sempre ficam para depois. Assim quando as atividades voltarem ao normal, você estará com seu estoque organizado e pronto para vender.

Prepare-se para dar a volta por cima

Apesar do momento difícil, se você investir seu tempo de forma correta e conseguir aplicar algumas das dicas que citamos acima, a sua volta será muito melhor e mais preparada do que antes do período de fechamento.

Pense que além de tudo você terá uma recuperação bem mais acelerada dos que simplesmente ficaram lutando para reabertura sem se dar conta nas mudanças de consumo, de jornada de compra e de atitude com relação ao comércio local.

Também recomendamos para você!

social commerce

[gs-fb-comments]