Como você quantifica os resultados da sua equipe? Não importa se ela é de vendas, recursos humanos ou do administrativo, é necessário que você avalie se o desempenho de cada membro da equipe está de acordo com o esperado. Além disso, é importante que o seu colaborador saiba qual é o seu papel para o desenvolvimento do negócio.

E para você conseguir avaliar esse resultado existem os Indicadores de Desempenho. Simplificando, um indicador de desempenho é um valor quantitativo que possibilita à empresa medir se o que o funcionário está entregando está sendo executado de forma adequada para o atingimento das metas organizacionais.

Para isso, você precisa ter um planejamento estratégico bem definido antes de qualquer coisa, pois isso definirá o que cada um deverá desenvolver para atingir esse objetivo comum.

 

Como aplicar indicadores de desempenho na sua equipe?

Primeiramente você precisa definir quais serão os indicadores individuais da sua equipe. Para isso, precisará analisar qual a função de cada membro e como ele pode ajudar a empresa. Aqui estão os mais utilizados:

Metas e competências: primeiro indicador, você deverá pensar em métricas quantitativas.

Por exemplo: vendedor precisa vender, assistente de prospecção precisa prospectar, marketing precisa gerar leads, etc. Assim você irá calcular quanto ele precisa atingir em números: o vendedor precisará fechar 30 contratos por mês; o assistente de prospecção deverá trazer 70 contatos para vendas; o responsável pelo marketing deverá gerar 2000 leads por mês. Lembre-se: leve em consideração a realidade da empresa para definir esses números.

Motivação: a motivação da sua equipe é um indicador de desempenho significativo, por mais que não seja possível mensurar em números, como vendas, por exemplo. Motivação é o que vai dar o impulso para que as metas propostas sejam batidas. Sentir que a sua equipe está motivada a desenvolver as atividades mostra que seus processos estão adequados e que a produtividade deles está em alta. Procure manter sua equipe sempre motivada. Se não estiver conseguindo, pare um pouco, entenda o porquê e trabalhe para reverter essa situação.

Integração com a equipe: outro indicador de desempenho não quantificado em números é a integração e ajuda mútua que existe dentro da sua equipe. Além de ser muito importante para o alcance das metas, quando existe uma comunicação e troca entre os colaboradores, o ambiente de trabalho também se torna melhor e mais harmônico.

 

 

E depois de definidos os indicadores?

Entendimento das responsabilidades individuais: depois que você definiu todos os indicadores e quantificou as métricas, é de extrema importância que o seu funcionário tenha total conhecimento delas – e até opine se realmente é viável para ele atingir -. Converse com ele individualmente, assim ele saberá o seu papel dentro da equipe e no desempenho das atividades diárias.

Dê suporte ao seu funcionário: isso é muito importante, pois também é seu papel ajudar o funcionário no alcance dessas metas. Desenvolvam juntos um plano de ação para que isso aconteça. Dê apoio e se mostre presente, isso pode o ajudar a ter autoconfiança e saber que o esforço de seu trabalho está em algo que realmente vale a pena.

Auto avaliação: no final do período definido para obtenção dessas metas, é necessário que o funcionário também avalie como acha que se saiu nesses indicadores (principalmente nos relacionados às suas atitudes). Assim vocês conseguem alinhar se estão com a mesma visão e expectativas do trabalho desenvolvido.

 

Implantar os Indicadores de Desempenho na sua equipe, além de ajudar a mensurar o trabalho de cada um e o alcance do objetivo da empresa, melhora a sua relação com os funcionários. E nada traz mais resultado do que uma equipe motivada, bem relacionada e ciente da importância da sua função.

Que tal começar agora mesmo e definir os indicadores da sua equipe?

[gs-fb-comments]