O segmento de franquias tem se mostrado uma ótima opção para quem deseja iniciar uma atividade econômica. Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), esse mercado cresceu 7,1% no ano de 2018. Contudo, para que você consiga obter sucesso, é primordial ter um ótimo gerenciamento de seu negócio. Dentre outras coisas, isso inclui entender o funcionamento da contabilidade para varejo e franquias.

Um fator que chama a atenção dos empreendedores para o segmento de varejo e franquias é todo o respaldo oferecido pelos franqueadores, além da facilidade de começar um negócio com um nome já estabelecido no mercado.

A contabilidade, nesse contexto, é uma importante ferramenta que ajuda tanto franqueados como franqueadores a gerenciar seus custos, a estabelecer estratégias de negócio e a cumprir as normas e regulamentos.

Continue a leitura para entender mais sobre a importância e o funcionamento da contabilidade para o varejo e franquias.

Algumas definições importantes na contabilidade para varejo

 

contabilidade para varejo

 

Antes de abordar propriamente o papel e funcionamento da contabilidade, é importante apresentar alguns conceitos e nomenclaturas que ajudam a entender um pouco melhor esse segmento que difere do varejo tradicional.

Franquias

A franquia pode ser definida com uma unidade de funcionamento que faz parte de um grupo muito maior. Geralmente, cada ponto de franquia é administrada por um “dono” diferente, mas toda a marca é administrada por uma empresa maior.

Por exemplo, considere que alguém em sua cidade pode possuir e operar um restaurante local de fast food. No entanto, essa marca possui atuação nacional e pertence a uma entidade superior.

A franquia ajuda a comercializar uma marca para um grande número de clientes. A marca já possui uma base de clientes estabelecida. Quando alguém compra um negócio franqueado, já sabe que há uma forte demanda por seus produtos ou serviços.

As franquias consistem em franqueadores e franqueados. Ambas as partes têm papéis diferentes na operação da empresa. Eles devem assinar um contrato de franquia antes de iniciar um negócio juntos.

 

Franqueadores

Os franqueadores são os detentores dos direitos de uso das marcas. Eles são responsáveis por estabelecer um padrão que deve ser seguido por todos os franqueados. Um franqueador toma decisões sobre quais produtos e serviços são vendidos, padrões de qualidade, estratégias de marketing, etc. Eles também formam um sistema operacional e fornecem suporte contínuo à franquia.

 

Franqueados

Na contabilidade para o varejo e franquia, os franqueados possuem pontos de comércio individuais. Eles operam a franquia de acordo com as diretrizes definidas pelo franqueador. A compra de uma franquia pode ajudar você a expandir seus negócios mais rapidamente devido ao nome e reputação da marca no mercado. Os poderes de decisão dos franqueados em relação ao seu negócio ficam limitados pelo contrato estabelecido com os franqueadores.

A importância da contabilidade para o varejo e franquias

Uma vez que grande parte das decisões estratégicas são tomadas pelos franqueadores, muitos empreendedores franqueados acreditam que a contabilidade é um assunto que pode ser tratado em segundo plano. Esse é um grande equívoco.

Vale lembrar que todas as obrigações relacionadas ao pagamento de impostos são de responsabilidade dos franqueados. Assim, ter uma contabilidade em dia e profissionais capacitados para elaborar um planejamento tributário adequado é essencial para não pagar impostos a mais nem a menos, o que caracterizaria crime de sonegação.

Além disso, os dados contábeis são a base para o cálculo de indicadores de extrema importância para a gestão de uma empresa, tais como índice de liquidez, prazo médio de pagamento e recebimento, giro de estoque, etc. É com base nesses dados que o franqueado poderá conhecer os ciclos operacionais e financeiros do negócio. Assim, você pode mensurar, por exemplo, a necessidade de captação de capital de giro da empresa.

Do lado dos franqueadores, é muito importante conhecer a lucratividade das franquias em diferentes localidades. Assim, é possível tomar diversas ações, tais como criar estratégias de marketing adequadas, estabelecer contratos mais justos para ambas as partes, etc.

Finalmente, os dados contábeis são essenciais para avaliar os resultados operacionais. Dentre outros pontos, isso permite identificar os principais custos, os produtos com mais saída, o ticket médio de cada franquia, principais meios de pagamento utilizados, oportunidades de redução de gastos, etc.

A importância de um sistema ERP para franquias

Agora você já conhece alguns dos principais benefícios que se pode obter da contabilidade para o varejo e franquias. Obviamente, para registrar todos os dados contábeis é imprescindível contar com um sistema adequado para essa finalidade.

Nesse sentido, contar com um sistema ERP integrado traz muito mais vantagens tanto para franqueadores quanto para franqueados.

Os franqueados podem ter maior eficiência operacional por meio da automatização de processos, integração entre diferentes módulos, tais como vendas e compras, relatórios mais precisos e confiáveis, etc.

Já os franqueadores podem ter uma visão consolidada de sua marca. Dessa forma, é possível traçar metas mais realistas, desenvolver estratégias de negócio mais eficazes e potencializar a lucratividade.

Além disso, é possível avaliar o desempenho por unidade. Assim, é possível identificar oportunidades de negócio ou de melhoria em uma unidade ou em todas.

Ou seja, um sistema ERP contribui para uma contabilidade para o varejo e franquias muito mais eficaz, agregando mais poder de gestão, eficiência e contribuindo para a redução de custos.

O Cake é um ERP baseado na nuvem que oferece a solução perfeita para rede de lojas e franquias. Com ele, você pode ter o controle de todas as franquias em uma única plataforma em tempo real e de qualquer lugar.

Com a solução CakePlus, você controla todas as unidades em um só lugar, garantindo eficiência e centralização de todas as informações essenciais para o desenvolvimento do seu negócio.

Não perca mais tempo! Clique aqui para conhecer um pouco mais dessa solução que pode ajudar você a gerenciar as suas franquias de um modo muito mais eficaz!

Também recomendamos para você!

[gs-fb-comments]