Quer saber como foi a Black Friday no Brasil? A Social Miner divulgou uma pesquisa com dados de vendas, faturamento, atendimento e formas de pagamento no ano de 2019. 

A gente ouviu muita gente — mas muita gente mesmo — falar que essa edição da Black Friday viria para consolidar o evento no Brasil. E olha, o consumidor não decepcionou. Entre os dias 1o de novembro e 1o de dezembro deste ano, o faturamento do varejo virtual chegou aos R$11,95 bilhões, tendo um crescimento de 32,8% em relação ao mesmo período de 2018. Excelente notícia para os e-commerces em geral, né?

Mas o que você quer saber mesmo é como foram as vendas para o seu negócio, certo? E a gente vai te ajudar a avaliar os resultados. Como? Nós, da Social Miner, nos unimos ao pessoal da Compre & Confie, Anymarket, Vindi e Octadesk, além de contar com o apoio de Koncilia, Eive, Opinion Box e Nuvemshop, para te mostrar, por exemplo, como foi a variação de visitas, cadastros e vendas ao longo da data.

E vamos revelar, ainda, quais os dispositivos favoritos para pesquisas e compras — se o mobile ou o desktop —, as categorias mais vendidas, inclusive para homens e mulheres, o ticket médio das compras, além de informações sobre parcelamento, atendimento e a performance dos marketplaces. Bora?

A base analisada

categoria

A base da Social Miner

Para esse relatório, analisamos a base da Social Miner — hoje composta por mais de 41 milhões de cadastros, sendo 23,15% referentes a e-commerces de Varejo de Nicho, 15,41% de Beleza e Saúde e 14,16% de Moda — entre os dias 1o e 30

de novembro de 2019, além de estabelecer um comparativo com o período equivalente em 2018.

A lista completa, com a distribuição de cadastros por categoria que compõe a nossa base, você confere na tabela.

 

 

 

A base do Compre & Confie

O Compre & Confie monitora 85% das vendas realizadas no e-commerce e possui uma base de 4.000 lojas, sendo a maior parte referente ao varejo de Multicategoria, que também atuam como marketplace. Para este relatório, a empresa con-
siderou a performance do setor entre os dias 1º de novembro e 1º de dezembro de 2019, fazendo também um comparativo com o mesmo período do ano passado.

A base do Anymarket

A base total do ANYMARKET é composta por, aproximadamente, 1.500 clientes e os dados analisados neste relatório são referentes a 2,3% do GMV (Gross Merchandise Volume ou volume bruto de mercadorias) transacionados na Black Friday.

A base da Octadesk

Para este estudo, a Octadesk analisou sua base — composta por mais de 1.000 clientes, de diferentes segmentos, sendo 20% de Tecnologia, 11% de Serviços de TI, 11% de Comércio, 10% de E-commerce, 6% de Educação, 4% de Contabilidade, 4% de Saúde, 3% de Indústria, 3% de Varejo, 2% de Agência de Marketing, 26% de outros — entre os dias 1o e 30 de novembro, além de estabelecer um comparativo com o mesmo período do ano passado.

A base da Vindi

Para esse material, a Vindi considerou sua base — composta por mais de 5.000 clientes, de todos os segmentos — e  analisou os resultados das transações realizadas entre 1º de novembro e 1º de dezembro de 2019.

Visitas

 

Visitas dia a dia

visitas

 

Analisando o número de visitas registradas ao longo de novembro, podemos identificar que o volume se manteve estável, sem muitas variações, até o dia 24, quando passou a crescer e atingiu seu pico, como esperado, entre a quinta-feira que antecedeu o evento e a sexta-feira, 29, dia da Black Friday.

 

 

Visitas por gênero

genero

A gente sabe que a data gerou muita expectativa no público. Agora, se você quer saber quem estava mais animado, visitando os sites a procura de ofertas, eu preciso dizer que foram elas: as mulheres, sendo que o gênero feminino foi responsável por 53,6% do tráfego gerado no período, contra 46,4% dos homens.

É importante ressaltar, porém, que nesta análise consideramos apenas 42% da nossa base, correspondente aos consumidores que declararam seu gênero no momento do cadastro.

 

 

Visitas por categoria

categoria

 

E onde o público concentrou suas buscas? A gente diria que nos cosméticos, naquele smartphone “daora”, no look novo para as festas de fim de ano… Afinal, os segmentos de Beleza, Eletrônicos e Informática, Moda e Acessórios e Multicategoria foram os mais visitados durante o mês da Black Friday, com representatividade de 26,5%, 23,6%, 23,3% e 12,8%, respectivamente.

 

Visitas por região

região

 

O Sudeste concentrou, com larga vantagem, o maior tráfego nos e-commerces durante o mês da Black Friday, com representatividade de 63,74%. Em seguida, aparecem as regiões Sul e Nordeste, com 16,08% e 12,26% respectiva-
mente.

 

 

 

 

Visitas por estado

Pertencendo a região que gerou o maior tráfego para o varejo digital no período, não é surpresa que os estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais apareçam com a maior representatividade em visitas, de 38,89%, 11,42% e 10,72% respectivamente. A distribuição completa você confere na tabela ao lado.

estado

 

Visitas por dispositivos

visitas

 

E para acessar as lojas os consumidores usaram, em sua maioria (64,6%), o desktop, enquanto 35,4% optaram por pesquisar por dispositivos móveis — quem nunca aproveitou o caminho de volta do trabalho para dar uma olhadinha nu-
mas promoções usando o celular?

 

 

 

 

 

Cadastros

Volume de cadastros dia a dia

cadastros

Se a Black Friday gera muita expectativa no consumidor que, por sua vez, gera muito tráfego nos sites, as marcas que usam esse movimento a seu favor veem seus esforços em identificar novos leads virarem realidade.

Prova disso é que a variação no volume de cadastros através dos canais da Social Miner acompanhou a de visitas, registrando seu maior pico também na sexta-feira, dia 29 de novembro.

“Mas o que fazer com esses novos leads agora?”, você pode estar se perguntando. Bom, dados históricos da nossa base mostram que, se bem trabalhados, os consumidores que se cadastram em uma loja durante a Black Friday voltam a esses sites para uma compra ou eventual recompra nos meses seguintes.

Ou seja: mesmo que parte dos seus novos leads não tenham comprado na data, eles formam um grupo com alto potencial de engajamento. Por isso é tão importante acompanhar sua interação com o site — seus desejos e interesses — para entregar conteúdos e ofertas cada vez mais relevantes e ajudá-los a tomar uma decisão de compra e, claro, aumentar a sua conversão.

 

Cadastro por categoria

categoria

 

Os cadastros feitos em novembro através de canais Social Miner também se distribuíram entre as categorias de forma semelhante às visitas, sendo que se destacaram Beleza, Moda e Acessórios e Eletrônicos e Informática.

Porém, Multicategoria que vem em 4o lugar entre os segmentos mais buscados acabou cadastrando menos que os setores de Viagem e Lazer e Eletrodomésticos e Eletroportáteis.

 

 

 

Volume de cadastros dia a dia, por categoria

Já quando olhamos para os cadastros apenas durante a semana da Black Friday — de segunda-feira, 25, a sábado, 30 — identificamos que a sexta-feira do evento foi o dia de maior aproveitamento para quase todas as categorias, com destaque para segmentos como Multicategoria e Eletrônicos e Informática. As exceções? Livraria e Bebidas, que registraram seus leads de forma equilibrada e diluída por todo período, mas em maior volume na quarta-feira, 27, e quinta-feira, 28, respectivamente.

cadastros

 

Volume de cadastros por canal

cadastros

 

 

Das ferramentas de cadastro da Social Miner, o Opt-in para as Notificações Push teve destaque na performance, concentrando 75,7% dos novos leads identificados ao longo do mês da Black Friday.

 

 

 

 

Cadastro por canal, dia a dia

 

cadastro

Você pode se perguntar, porém, quais são, então, as vantagens de se usar o Social Lightbox? Bom, ele é um canal com diferentes recursos, inclusive de engajamento — que usa técnicas de gamificação para multiplicar resultados —, úteis em diferentes etapas da jornada de compra e que, durante o período analisado, se destacou especialmente entre os dias 10 e 13 de novembro e no próprio dia da Black Friday (29), quando atingiu seu pico de cadastros.

 

Vendas

Volume de vendas dia a dia

vendas

Se você acompanhou as nossas Pesquisas de Intenção de Compra para a Black Friday e, em especial, a última edição, chamada de “Boca de Urna”, com certeza sabe que, a uns 20 dias do evento, 13,34% dos consumidores declararam já estarem aproveitando as ofertas antecipadas.

Pois então! E não é que esse movimento, apesar de tímido, fica evidente na nossa análise de conversões do período, em que a curva de vendas vai aumentando ao longo de todo o mês de novembro, até alcançar seu pico na sexta-feira, 29. Vale destacar, porém, a quebra desta tendência no último fim de semana que antecede a data, entre 23 e 24, provavelmente ocasionada pela crescente expectativa para as promoções que seriam lançadas na semana seguinte.

 

Variação de vendas BF vs 2º semestre 2019

vendas

Outra amostra da importância da Black Friday no universo dos e-commerces tem a ver com a sua representatividade nas vendas em relação a outros períodos.

Para se ter uma ideia, até agora o mês de novembro concentrou 28,29% dos pedidos registrados no segundo semestre de 2019, sendo que a performance dos outros meses ficou cerca de 10 pontos percentuais atrás, variando de 16,88%, em julho, a 18,74% em agosto.

Além disso, podemos identificar uma leve queda no consumo entre setembro e outubro, meses em que as pessoas, em geral, “apertam o freio” nas compras, aguardando as boas ofertas que virão em novembro, mês da Black Friday.

Variação de vendas: novembro vs outros meses do 2º semestre

vendas

 

 

Além disso, novembro registrou uma variação média positiva de 54,77% em relação aos demais meses do segundo semestre (julho, agosto, setembro e outubro).

 

 

 

Highlights da Black Friday

A sexta-feira da Black Friday representou 20,69% das vendas realizadas em novembro Juntas, a quinta-feira, sexta-feira e o sábado da Black Friday representaram 37,11% das vendas de novembro. Quando olhamos para o volume de vendas total de novembro, identificamos que a representatividade média dos dias é de 2,73% contra os gigantes 20,69% relativos à sexta-feira da Black Friday.

*dados referentes a base da Social Miner
** análise de 01 a 30/11/2019

 

Variação nas vendas e no engajamento hora a hora

Além de analisar as vendas ao longo de todo novembro e comparar estes resultados com a performance dos meses anteriores, também isolamos a quinta-feira que antecedeu o evento, a sexta-feira da Black Friday e o sábado que se seguiu, para entender o comportamento do consumidor neste período.

Com isso identificamos que as taxas de engajamento acompanharam as variações no volume de vendas, com exceção do período entre as 23h de quinta-feira e 1h da manhã de sexta-feira, momento em que, ao que tudo indica, os consumidores estavam finalizando as suas buscas por ofertas para então fechar as compras.

Podemos observar ainda que o primeiro e maior pico de vendas da Black Friday aconteceu às 2h da madrugada de sex-
ta-feira e se manteve em alta até as 4h. A partir de então as conversões passaram a cair e só voltaram a crescer a par-
tir das 9h da manhã, atingindo um novo pico ao meio dia, num volume que se manteve até o início da madrugada de
sexta-feira para sábado.

Variação nas vendas e no engajamento hora a hora

vendas

 

 

 

 

Volume de vendas por categoria

vendas

 

A categoria que registrou o maior volume de pedidos durante o mês da Black Friday foi Beleza, com representatividade de 40,9%. Esse resultado, inclusive, vai de encontro à intenção apurada na nossa pesquisa, que indicava que o interesse do público no setor crescia à medida que a data se aproximava.

Além disso, nesta Black Friday, destacaram-se também os segmentos de Eletrônicos, concentrando 22,3% das vendas, Multicategoria, com 20,2%, e Moda e Acessórios, com 5,5%.

 

Volume de vendas por gênero

 

vendas

 

 

Considerando apenas os 42% de consumidores que declararam seu gênero no momento do cadastro, podemos dizer
que as mulheres foram responsáveis por 57,3% dos pedidos efetuados em novembro, contra 42,7% dos homens.

 

 

 

 

Volume de vendas por gênero e categoria

vendas black

 

Quando observamos as categorias que mais venderam durante o mês da Black Friday, de acordo com o gênero, identificamos que mulheres deram preferência para itens de Beleza, enquanto homens optaram por artigos Eletrônicos e de Informática.

No entanto, ambos os gêneros compraram muito em lojas Multicategoria, sendo que o segmento aparece como segundo favorito tanto para eles, quanto para elas. Por fim, Moda e Acessórios foi a terceira categoria mais consumida pelas mulheres, e Beleza, para os homens.

Lembrando que, para esta análise, ainda consideramos apenas 42% dos cadastros em que os consumidores declararam seu gênero.

 

Representatividade de gênero nas vendas por categoria

Já ao analisar a representatividade de pedidos de cada gênero, dentro de uma mesma categoria, podemos identificar que setores como Moda infantil, Beleza e Moda e Acessórios contam com mais consumidores do gênero feminino, enquanto Eletrônicos e Informática, Bebidas e Livraria são mais populares entre o público masculino.

publicos

 

Volume de vendas por dispositivo

vendas

 

 

Independente dos canais de escolha para fazer suas pesquisas, a verdade é que a maioria (69,8%) dos consumidores da Black Friday optaram por fechar suas compras pelo desktop, em detrimento dos dispositivos móveis, que ficaram com uma representatividade de apenas 30,2%.

 

 

 

 

Volume de vendas por região

região

 

 

E se o Sudeste concentrou o maior volume de visitas (63,74%) no período da Black Friday, ele foi igualmente responsável pelas vendas, com representatividade de 62,69%, seguido pelas regiões Sul (16,54%) e Nordeste (12,8%).

 

 

 

 

 

 

Volume de vendas por estado

região

 

Já o estado com mais vendas foi São Paulo que, em relação ao ano passado, aumentou sua representatividade em 1.9 pontos percentuais, passando de 36,43% — número apurado no nosso relatório de 2018 — para 38.33%.

Já o Rio de Janeiro e Minas Gerais mantiveram sua posição, com pequenas variações, e fecharam a Black Friday de 2019 com 11,16% e 10,92% das vendas, respectivamente. Além disso, o Rio Grande do Sul e o Paraná também aumentaram sua representatividade de um ano para o outro, passando, em ordem, de 5,81% e 5,71% para 6,37% e 6,1%; enquanto a Bahia
caiu de 4,34% para 3,64%.

 

 

 

Volume de vendas por canais

volume de vendas

E já que analisamos a performance das nossas ferramentas de cadastro, que tal conferir também como ficou a distribui-
ção das vendas? Pois vamos começar pelo E-mail Humanizado que, apesar de ser um dos nossos canais mais novos, concentrou 14,5% das conversões neste período de Black Friday.

As Notificações Push, por sua vez, foram responsáveis por 38,5% das vendas, enquanto as On-site Messages lideraram a lista, com 47%.

 

Dados de Frete

Variação no valor do frete

frete

O “valor do frete” foi apontado por muitos consumidores como um fator decisivo na hora de escolher a loja para aproveitar as ofertas de Black Friday. Inclusive, o item ganhou importância, passando de 43,2% para 47,1% entre o final de outubro e início de novembro, como revelaram nossas pesquisas pré-data comercial.

Mas e as lojas, será que atenderam às expectativas do público? Bom, parece que sim. De acordo com as análises da Compre&Confie, o “valor do frete” em novembro de 2019 caiu 15,6% em relação ao mesmo período de 2018, saindo em média a R$17,90 para o consumidor.

 

Ticket Médio

ticket médio

 

O ticket médio das compras efetuadas ao longo do mês da Black Friday deste ano foi de R$467,30 — valor 2,6% acima dos R$455,60, apurado no mesmo período de 2018.

 

 

 

 

Ticket Médio das categorias que mais faturaram

Ticket Médio

 

 

Categorias como Eletrodomésticos e Ventilação, Telefonia e Entretenimento foram destaque em faturamento — dados que mostraremos em detalhes, a seguir — e muito deste resultado se deve, para além da alta representatividade de pedidos, aos altos tickets destes setores que você confere na tabela ao lado.

 

 

 

 

 

Ticket Médio por gênero

genero

 

 

Já quando observamos o valor do ticket de acordo com o gênero declarado pelos consumidores, podemos perceber que, apesar de concentrem um menor percentual de pedidos (42,7%), os homens tendem a investir mais em suas compras: em média, R$531,30.

 

 

Faturamento

Variação no faturamento

faturamento

 

Dindim no bolso do e-commerce: o faturamento de novembro de 2019 alcançou os R$11,95 bilhões, resultado muito puxado, claro, pela boa performance da Black Friday. Para se ter uma ideia, os ganhos do período são 32,8% maiores do que aqueles alcançados no mesmo período do ano passado.

 

 

 

Faturamento por gênero

faturamento

 

 

Agora, se você acha que, por terem maior representatividade no volume de pedidos (57,3%), as mulheres foram responsáveis pela maior parte da receita, “tente outra vez”.

Na verdade, por contar com um ticket médio dos pedidos mais alto, de R$531,30 — contra R$410,00 delas —, os homens concentraram 53,7% dos ganhos alcançados pelo varejo virtual durante o mês da Black Friday.

 

 

 

Top categorias que mais faturaram no período

faturamento

Apesar de, segundo a base da Social Miner, segmentos como Beleza, Eletrônicos e Informática e Multicategoria terem registrado um maior volume de pedidos durante o mês de novembro de 2019, de acordo com dados da Compre&Confie, Eletrodomésticos e Ventilação, Telefonia e Entretenimento foram os setores que lideraram o faturamento no período da Black Friday, sendo responsáveis por receitas bilionárias e com um share, respectivo, de 14,9%, 13,6% e 9,9%.

 

 

 

Dados sobre Marketplaces

 

Variação do ticket médio em marketplaces

O ticket médio dos marketplaces na sexta-feira, 29 de novembro — dia da Black Friday — ficou registrado em: R$456. Para se ter uma base de comparação, este valor é 25,62% maior o que o ticket médio da última sexta-feira de outubro (25/10/2019), que foi de R$363, e 31,41% maior do que o ticket médio do dia 29 de outubro, que foi de R$347.

*dados referentes a base da Anymarket
** análise de 01/08/2019 a 01/11/2019

 

Dados de pagamento – referentes às compras no cartão de crédito

Parcelamento

parcelamento

 

As transações efetuadas por cartão de crédito pela plataforma da Vindi, ao longo de novembro até 1° de dezembro de 2019, registraram um ticket médio de R$173,83, e foram pagas, em sua grande maioria (90,4%), à vista.

 

 

 

Bandeiras

bandeiras

 

Os cartões de crédito da Mastercard foram os favoritos entre os consumidores nesta Black Friday, sendo que 58,9% das
compras foram transacionadas por essa bandeira, seguida de Visa, com 35,3%.

 

 

 

Dados de atendimento

Tickets de atendimento por canal 2018 vs 2019atendimento

Se em novembro de 2018 66,31% dos consumidores optaram por buscar atendimento junto às empresas através do  telefone, em 2019 esse número caiu para 43,33% enquanto outros canais como E-mail e Chat ganharam representatividade, passando de 22,26% para 34,87% e de 11,41% para 21,79% de um ano para o outro, respectivamente.

 

 

Atendimento por canal na sexta-feira da Black Friday

atendimentoJá quando analisamos os tickets de atendimento abertos exclusivamente na sexta-feira da Black Friday, identificamos que, entre 2018 e 2019, quase não houve variação na procura por Telefone.

Por outro lado, o Chat cresceu sua demanda em mais de 10 pontos percentuais, passando de 16,67% para 26,85%, enquanto o E-mail caiu de 33,33% para 22,82% de um ano para o outro — resultado muito provavelmente puxado pela necessidade de uma resposta mais rápida e imediata por parte do consumidor.

Recompra

Taxa de recompra 2018 vs 2019

Dos consumidores da Black Friday de 2019, apenas 2,06% comprado na mesma loja em 2018.

 

[gs-fb-comments]