Nos últimos anos, grande parte das empresas tem encontrado na tecnologia o caminho para otimizar seus processos e, assim, melhorar os níveis de produtividade e segurança.

O pagamento por App integrado ao ERP é uma das soluções que ajudam os negócios a alcançar esses e outros objetivos.

De fato, os ERPs são ferramentas de negócios impressionantemente úteis. Eles facilitam a execução de praticamente todas as tarefas que dão suporte aos negócios, impulsionam as vendas e ajudam os gestores a terem maior controle sobre todos os recursos empresariais.

O dinheiro, sem dúvidas, é um dos principais recursos que uma empresa possui. Logo, a integração dos pagamentos com as ferramentas de gestão é um passo lógico e altamente recomendável.

Mas, afinal, o que é o pagamento por App integrado ao ERP e como isso funciona? Descubra a seguir!

A evolução dos meios de pagamento

Nos últimos anos, o mercado de pagamentos passou por uma grande transformação. Hoje, além das opções tradicionais, como boleto, papel moeda e cartão de crédito e débito, as empresas precisam lidar com outras opções como o PIX e transações por aplicativos de carteira digital.

De fato, isso reflete o perfil do novo consumidor, altamente conectado e que concentra grande parte de suas tarefas diárias em seus smartphones.

Portanto, adequar seus processos para atender às demandas dos clientes é, sobretudo, uma necessidade das empresas atuais, que precisam focar em seus esforços para oferecer uma experiência de compra inesquecível.

No entanto, essa diversificação dos meios de pagamento traz consigo alguns desafios. Por exemplo, com um fluxo de entradas pulverizado em diversos canais, fica mais difícil ter controle sobre o dinheiro da sua empresa.

Nesse sentido, o sistema ERP é a ferramenta ideal para controlar todos os recebimentos da empresa, uma vez que ele já concentra todos os processos empresariais.

Porém, efetuar todos os lançamentos de entrada de dinheiro de forma manual pode levar muito tempo e sobrecarregar sua equipe. 

Por isso, o pagamento por App integrado ao ERP tornou-se uma estratégia essencial.

A importância do pagamento por App integrado ao ERP

A integração dos pagamentos por App com o ERP agiliza uma série de atividades e permite uma melhoria contínua na gestão dos recursos financeiros.

Dentre algumas vantagens dessa estratégia, pode-se destacar:

Simplificação das operações

O pagamento por App integrado ao ERP permite que sua empresa importe as transações financeiras ocorridas em uma plataforma digital automaticamente.

Isso, além de eliminar um grande fluxo de atividades manuais, permite que as empresas tenham acesso mais rápido às movimentações diárias e efetuem procedimentos analíticos, como a conciliação, mais rapidamente. 

Vale lembrar que a contabilidade manual consome tempo e está sujeita a erros de entrada de dados. 

Com uma solução de pagamento por App integrado ao ERP, as transações são inseridas automaticamente no sistema gerencial. Isso pode reduzir erros humanos dispendiosos e melhorar a eficiência e economia de custos para sua empresa.

Otimiza a segurança

De fato, trabalhar com diversos sistemas de controle diferentes, muitas vezes, pode abrir caminho para fraudes e desvios de recursos.

Por isso, o pagamento por App integrado ao ERP ajuda as empresas a ter mais segurança, uma vez que elimina uma série de tarefas manuais e a necessidade de utilização de mais sistemas para controlar seus recursos financeiros.

Ao integrar o pagamento com o ERP, também torna mais fácil fazer a correspondência entre a venda e o recebimento.

Assim, é possível melhorar a precisão das informações, tanto dos valores disponíveis em caixa, como dos recebíveis. 

Melhora o fluxo de caixa

Sua empresa tem obrigações com fornecedores, funcionários, impostos e outros custos a pagar. Portanto, você precisa ter uma compreensão clara e atualizada de seu fluxo de caixa. 

O pagamento por App integrado ao ERP permite que você tenha acesso a relatórios confiáveis ​​e atualizados sobre exatamente quanto dinheiro sua empresa tem disponível no final de cada dia, o que ajuda a gerenciar tudo de forma mais assertiva.

Com dados confiáveis e sempre atualizados, você pode fazer um planejamento financeiro melhor e mais alinhado com a realidade da sua empresa.

Melhora a experiência do usuário

Para as empresas, é muito importante oferecer os meios de pagamento que os seus consumidores desejam utilizar. Porém, ao mesmo tempo, isso só é possível quando elas possuem ferramentas adequadas para gerenciar as transações.

Nesse sentido, ao contar com uma solução de pagamento por App integrado ao ERP, além de ser possível diversificar as opções para o cliente, você pode adotar estratégias que otimizem a experiência do usuário.

Um grande exemplo são os pontos de autoatendimento, que dão aos clientes total liberdade para fazer as suas compras, sem interferência externa. Com essa abordagem, tudo pode ser feito pelo o celular, incluindo o pagamento, e sua empresa tem o registro das transações tempestivamente em seu ERP, facilitando o controle e a conferência.

Como funciona o pagamento por App integrado ao ERP

Agora que você já sabe de algumas das vantagens em integrar os seus pagamentos por App ao ERP, chegou a hora de saber como fazer isso.

Em suma, essa integração ocorre por meio de API, uma interface que permite que sistemas diferentes possam trocar informações.

De forma resumida, uma API funciona como um tradutor, que possibilita que sistemas com linguagens diferentes “se entendam”.

Ou seja, a API captura informações pré-determinadas em um sistema e converte para um formato compatível com o sistema de destino.

Assim, tudo o que acontece em um sistema A é refletido integralmente em um sistema B.

No caso dos pagamentos, é como se toda a transação tivesse sido processada diretamente no ERP, embora tenha acontecido, de fato, no sistema da empresa responsável pelo processamento do pagamento.

Vale ressaltar que o procedimento executado pela API é altamente seguro, visto que os dados são criptografados em todo processo.

Isso significa que as informações tornam-se ilegíveis durante o processo e só podem ser acessadas dentro dos respectivos sistemas, por usuários autorizados.

Como começar a utilizar pagamento por App integrado ao ERP

Apesar de parecer complexa, a integração de pagamento por App com sistemas ERP é relativamente simples.

Hoje, soluções mais completas, como o Cake ERP, contam com esse recurso disponível para você. Basta algumas configurações e seus pagamentos por App já serão automaticamente integrados ao seu ERP, para que você possa ter mais controle sobre suas vendas.

Entre em contato conosco e saiba como começar a implementar essa estratégia no seu negócio agora mesmo!

[gs-fb-comments]