Se você, mulher, quer saber mais sobre esse mundo de TI e aprender a fazer websites, a galera da Django Girls tem uma ótima notícia pra você!

Nos dias 23 e 24 de agosto, na Universidade de Caxias do Sul – UCS , irá acontecer a 3ª Oficina Para Iniciantes – Django Girls. O evento tem entrada franca e é aberta a participação de mulheres de todas as idades. As participantes inscritas tem direito a almoço e lanche no local do evento. E se você tem filhos e não tem com quem deixar? Fique tranquila! O evento conta com um workshop gratuito para as crianças.

Todo o trabalho é voluntário e o evento, assim como as Django Girls, não possui fins lucrativos. O evento é realizado com a colaboração de patrocinadores e da UCS, que disponibiliza toda a infraestrutura com computadores e o local para as refeições.

“Nós acreditamos em promover a autonomia tecnológica entre as mulheres e pessoas que não se reconhecem (identificam-se) com o gênero masculino das mais diversas formas. Queremos dar a você uma oportunidade para aprender a programar e tornar-se uma de nós – uma pessoa programadora”, relata Eliane Maciel.

 

 

Legal né? Você não pode perder esta oportunidade! Para saber mais é só clicar aqui.

Confira abaixo a entrevista que fizemos com a Eliane Maciel, uma das coordenadoras do projeto em Caxias do Sul. A Eliane é programadora aqui no Cake ERP, e está à frente do projeto desde 2017.

 

Cake ERP: Como surgiu o Django Girls?django girls

Eliane: O projeto começou em 2014 na Europa, no Europython e veio para o Brasil em 2016. Em Caxias do Sul, o Django Girls começou em 2017 na Pythonsul e esse ano será a 3ª edição do evento. Aqui no Rio Grande do Sul, acontece em diversas cidades como Porto Alegre, Santa Maria, Canoas, Passo Fundo, Pelotas, São Leopoldo e Bento Gonçalves. E para o próximo ano queremos expandir ainda mais!

 

Cake ERP: Qual é o objetivo?

Eliane: Desmistificar e diversificar a área de TI, incluir mais mulheres na área tecnológica, incentivar a inserção de mulheres na área da tecnologia.

 

Cake ERP: Como faz para participar?

Eliane: Não precisa ter conhecimento em programação, o Django é tanto para iniciantes da área quanto para mulheres de outras áreas. É só fazer a inscrição no site, são 60 vagas para participantes. Além disso, o Django Girls conta com uma equipe de apoio de 20 pessoas.

 

Cake ERP: Quais são as dificuldades que as mulheres enfrentam nesse mercado?

Eliane: São várias dificuldades, principalmente conseguir uma colocação no mercado de trabalho, credibilidade, a visão ainda é muito fechada, as pessoas remetem TI a homens.

 

Cake ERP: Existe discriminação com as mulheres?

Eliane: Sim, existe muita discriminação ainda. Por sermos mulheres, acabam vindo comentários maldosos do tipo “ah, ela é mulher, não tem capacidade”. Comentários bobos que acabam afetando as mulheres.

 

Cake ERP: Vocês acham que mulheres podem ocupar cargos de alto escalão nessa área?

Eliane: Com certeza, inclusive, conheço algumas professoras com cargos de alto escalão na área de TI. Acredito que as mulheres têm alta capacidade para assumir cargos de confiança.

 

Cake ERP: Vocês sentem diferença no salário entre homens e mulheres?

Eliane: Sim, infelizmente isso ainda é bem comum. Por mais que a mulher seja capacitada, na área de TI o salário geralmente fica abaixo do homem.

 

[gs-fb-comments]