Há quem diga que vender online é fácil! Que é só colocar um post nas redes sociais e criar um e-commerce que o sucesso está garantido. Mas, na prática isso não é bem assim! Afinal a pandemia e o isolamento social, transformou o mercado digital, e a concorrência aumentou consideravelmente.

E para sair na frente diante de tantas marcas no digital é preciso aproveitar as oportunidades. E criar estratégias de divulgação usando as datas sazonais é uma excelente alternativa!

Mas, como fazer isso? Por onde começar? É sobre isso que vamos falar neste artigo, vem com a gente!

1- Planejamento 

Não há nada mais prejudicial para uma marca, do que desperdiçar uma oportunidade de lucratividade com imprevistos de entrega e ações de última hora, não é verdade?

Por isso, desde o começo do ano, analise quais datas sazonais são importantes para a sua marca e o seu nicho de mercado. Entre elas separe dois grupos:

A – Coloque as comemorações que merecem destaque na criação de conteúdo para as redes sociais.

B – Veja quais datas merecem uma atenção especial com investimento em campanha paga, divulgação para clientes ativos e conteúdo para redes sociais.

Quer entender isso na prática? Veja o exemplo!

Imagine que você é proprietário de uma loja de cosméticos, e viu no calendário de datas comemorativas da Etus, que no mês de janeiro tem o dia da cabeleireira e da manicure. 

Estas datas, provavelmente, entram no grupo A, ou seja, merecem destaque mas não necessariamente um investimento pago em marketing digital.

No entanto, no dia internacional da mulher, no mês de março, você cria uma estratégia bem elaborada para atingir essa audiência, afinal esta é uma data muito importante para o setor. Neste caso, a data sazonal entra no grupo B.

Por isso, se você ainda não fez essa análise para aproveitar as datas sazonais em 2022, dedique um tempo para elaborar isso agora mesmo! 

Vale ressaltar que um planejamento construído de forma eficaz pode contribuir para a fidelização do cliente e construção de autoridade da marca. Fique atento!

2- Veja quais são os produtos “coringas”

Analise o seu estoque e histórico de vendas e veja quais produtos são mais “queridinhos” pelo seu público-alvo.

Faça uma lista com eles de acordo com a prioridade da audiência e disponibilidade de produção. E, se possível, prepare um lançamento para as 3 datas sazonais mais importantes do ano. 

Analise as pesquisas de mercado sobre as preferências do público de acordo com a comemoração, isso também deverá contribuir para a sua escolha. 

No dia dos pais, por exemplo, os estudos apontam que os presentes mais escolhidos são: equipamentos eletrônicos e de informática, ferramentas, roupas, calçados, entre outros. 

No entanto, não fique restrito a estas preferências, pois, usando a criatividade e gatilhos de venda assertivos é possível aproveitar as datas sazonais para vender qualquer tipo de produto. 

3- Ofereça kits, promoções e brindes especiais

Outra dica de ouro para vender online, é criar kits especiais para as datas sazonais que julgar mais relevantes. 

Você pode fazer pacotes personalizados para oferecer um conjunto de mercadorias que agregam valor para o seu consumidor e personalizá-la de acordo com um tema. 

Solte a criatividade e crie embalagens diferenciadas e individualizadas. Que tal fazer um bilhete com uma mensagem? Isso poderá criar uma experiência na memória do cliente e favorece na sua fidelização.

Como gatilho de venda além da PERSONALIZAÇÃO você também poderá usar a ECONOMIA!

Seguindo nessa ideia, as promoções e brindes especiais também se adequam muito bem. Afinal, todo cliente gosta de desconto, principalmente, quando está adquirindo vários presentes, como no Natal ou dia das crianças, por exemplo. 

Por isso, deixe bem claro para o cliente quanto ele irá poupar ao adquirir estes produtos em conjunto. 

Para isso, analise com cuidado quais produtos você pode oferecer com preços especiais. E não aplique isto para todas as mercadorias do seu catálogo, faça a seleção de forma estratégica. 

No entanto, para que o retorno seja lucrativo, é necessário oferecer preços atrativos para o consumidor mas que ao mesmo tempo traga uma margem de lucro para a sua empresa. 

4- Divulgue nas redes sociais

Para atingir um número maior de pessoas é necessário DIVULGAR. E, as redes sociais podem ser uma excelente ferramenta para isto.

Mas, de nada adianta produzir os conteúdos apenas promovendo os seus produtos ou serviços, como uma espécie de catálogo. 

Para atrair o público será necessário produzir materiais relevantes para corresponder às suas expectativas e acrescentar algo que seja realmente importante para ele. Dessa forma, as informações contidas, irão gerar credibilidade e confiança, para que, no momento certo, o cliente possa procurar a sua marca seja para apreender algo ou consumir. 

Além disso, faça publicações com apelo direto, colocando os produtos oferecidos nas campanhas das datas sazonais, valorizando as suas vantagens

Se possível, invista em pequenos vídeos para compartilhar no reels ou nos stories, faça um catálogo virtual, enfim, busque todas as alternativas possíveis para divulgar a sua campanha e atingir uma grande audiência. 

E, se puder investir em um influenciador digital, melhor ainda! Quer saber qual a importância desse profissional em uma estratégia digital, então clique aqui! 

5- Invista em campanhas patrocinadas e remarketing

De nada adianta criar uma campanha incrível, deixar o estoque preparado, montar kits e promoções especiais se o consumidor não souber de tudo isso.

Nesse momento, as campanhas patrocinadas são imprescindíveis para alcançar os resultados. E não importa se a sua empresa é grande ou pequena, para se destacar tem que INVESTIR.

Diante disso,  não comprometa todo o seu capital apenas com o estoque, reserve uma parte desse dinheiro para investir na promoção das campanhas publicitárias. 

Para fazer isso, você pode usar diversos canais, tais como:

  • Facebook Ads;
  • Google Ads;
  • Anúncio nos marketplaces;
  • TikTok Ads, entre outros.

Após escolher qual ferramenta está mais direcionada para a sua persona, crie imagens fortes com apelo de venda e gatinhos que incentivem o internauta a consumir. 

Mas, nada adianta largar a campanha trabalhando sozinha, hein!! É preciso acompanhar os resultados de preferência diariamente ou semanalmente. 

Se você puder contratar um profissional especializado para criar estes anúncios para a sua empresa, melhor ainda, pois os resultados podem ser ainda mais surpreendentes. 

Além disso, crie campanhas de remarketing sempre que puder. Essa estratégia é muito eficaz para divulgar produtos para quem já se conectou com a sua marca de alguma forma.

Você pode fazer isso utilizando as ferramentas digitais, utilizando uma planilha com contato de clientes, ou até mesmo pelo WhatsApp. 

E para colocar essa estratégia em prática, você pode contar com a Etus! A plataforma conta diversos recursos que facilitam o seu dia a dia de trabalho, como: agendamento de posts para as principais redes sociais, impulsionamento de posts, relatórios completos, SAC centralizado, gestão de projetos, workflow, captação de leads, entre outros.

Clique aqui e conheça os planos disponíveis! 

Este conteúdo foi produzido pelo blog parceiro Etus