Você sabe o que é CRM ou ERP? Essas são duas siglas muito importantes do mundo corporativo, mas que ainda podem confundir a cabeça de muitas pessoas. Mas, afinal, o que significa cada uma delas e como usá-las?

No material a seguir nós vamos ajudar você a compreender mais sobre cada um desses conceitos e escolher a melhor ferramenta para o seu serviço.

O que é CRM?

Voltado para o relacionamento entre clientes e empresa, o Customer Relationship Management trabalha na gestão do relacionamento entre a empresa e os clientes ativos e potenciais.

Na prática, é um programa que pretende auxiliar e automatizar os processos de relacionamento, atendimento e acompanhamento da jornada do cliente, desde a identificação de um cliente em potencial até a compra definitiva efetuada.

Isso porque todas as interações do usuário são registradas e permanecem em um só canal, para que o time de vendas possa avaliar a melhor abordagem para cada cliente.

É importante destacar também que quando falamos do cliente, estamos falando da persona, ou seja, o cliente ideal. Ele é definido a partir de alguns dados. Entre eles:

  • Nome;
  • Idade;
  • Gênero;
  • Localização;
  • Hobbies;
  • Profissão.

Se você não entende como é a sua persona ou como montar a sua, é importante começar esse trabalho antes de aplicar qualquer software de CRM, pois esse perfil ajudará a determinar as ações feitas, enquanto a plataforma aprofundará esse dado a partir da ativação dos processos.

 

Vantagens do CRM

Dentre as diversas vantagens que o CRM oferece para a sua empresa, é possível ressaltar duas delas como principais benefícios, para que você possa entender qual a necessidade que a sua empresa mais precisa no momento e qual cenário mais se encaixa.

Total controle dos processos

Já imaginou ter todas as informações sobre clientes e vendas em um só lugar? É isso que o CRM proporciona. 

Planilhas complicadas e dados dispersos ficam fora de lugar e o acompanhamento em tempo real do funil de vendas entra em ação.

Essa ação é primordial para entender em qual etapa cada consumidor está e saber como agir junto a cada lead – de modo a oferecer gatilhos e estratégias específicas.

Histórico dos dados dos clientes

Entender de forma mais profunda o público-alvo e quais as reais necessidades dele é fundamental para estratégias de marketing e vendas, e isso é possível com o CRM. 

Isso é possível porque os dados da persona estão concentrados em um só local, para que a equipe possa aplicar os dados nas novas estratégias.

Com os registros no software, você terá acesso ao comportamento do cliente e atuará diretamente nas necessidades dele.

 

Quando escolher o CRM?

Quando você precisa aplicar estratégias de comunicação mais eficientes para atingir os seus clientes, a opção mais adequada é recorrer ao CRM. 

Com o registro do relacionamento entre clientes e empresa, a plataforma permite o acesso a todos os dados necessários para a aplicação das ações.

É com o CRM que você transforma completamente a relação entre você e seu público. Com ele, você também identifica as reais necessidades e obstáculos da persona.

 

O que é ERP?

Do inglês, ERP é uma sigla para Enterprise Resource Planning. Na tradução, temos o Planejamento de Recursos da Empresa.

De modo geral, falamos de um software capaz de cuidar da gestão da empresa de modo completo, do RH e estoque até a seção de finanças e dados.

O ERP garante a conexão entre todas as áreas, afinal, as informações e dados são compartilhados em tempo real e conectam os segmentos simultânea e constantemente.

 

Vantagens do ERP

Da mesma forma que apresentamos as duas principais vantagens do CRM, vamos falar sobre os benefícios do ERP também.

Redução de custos

Fazer com que todos os setores se conversem e compartilhem os dados pode ser uma tarefa bastante custosa. Desde horas extras até o uso de ferramentas que poderiam ser usadas para outras ações. 

A partir de um investimento mínimo, o ERP elimina esses empecilhos e ajuda toda a equipe a melhorar a comunicação e a produção.

Maior produtividade

Por falar em produção, o ERP também tem um impacto significativo na otimização de todos os processos nas atividades profissionais. 

O ERP automatiza ações que podem se tornar repetitivas e facilita o acesso aos dados mais importantes para os trabalhos, proporcionando mais agilidade às equipes.

 

Quando escolher o ERP?

Quando a empresa precisar unir todos os processos para se tornar mais produtiva e evitar erros danosos para todos os envolvidos é a hora que o investimento do ERP se faz necessário.

 

Como integrar o marketing digital?

Os dois softwares possuem enorme impacto para o Marketing Digital

Com o CRM, você conseguirá segmentar o seu público-alvo, auxiliando na produção de conteúdos específicos para diferentes momentos que os seus leads se encontram.

Já com o ERP, você melhora as suas estratégias por meio dos relatórios e métricas de cada área que o software oferece. Analise o número de vendas, o ROI (Retorno sobre Investimento) e muitos outros itens com o ERP.

Texto originalmente desenvolvido pela equipe Ideal Marketing, plataforma e blog que sua empresa precisa para gerenciar e entender muito mais sobre marketing em um só lugar.