Conheça o Google Shopping e saiba como o seu e-commerce pode aumentar as vendas! 

Você já notou como é fácil pesquisar preços, fretes e marcas por meio de ferramentas de comparação na internet? Uma delas é o Google Shopping.

O Google Shopping é uma vitrine virtual de produtos que estão à venda nas lojas cadastradas no Merchant Center, a plataforma de gerenciamento de e-commerce do maior buscador do mundo: o Google.

Como o nome indica, seu funcionamento é como o de um shopping, mas online. Quer saber como ele funciona e de que forma sua empresa pode aproveitá-lo? Dá uma olhada nas dicas que separamos a seguir!  

 

O que é o Google Shopping?

A ideia por trás do Google Shopping é bem simples: ele mostra produtos que são relevantes às buscas do usuário, indica em quais lojas eles estão disponíveis, mostra fotos e apresenta avaliações de pessoas que já compraram.

O Buscapé e o Zoom são sites que fazem isso, mas em seus ambientes. No caso do Google Shopping, essas informações aparecem no topo do buscador, ou seja, não necessitam de outro ambiente.

Mas é importante dizer que essa ferramenta conta com uma página própria, que permite navegação e a busca detalhada a partir de diferentes características, especificando e segmentando as informações.

 

Como funciona o Google Shopping?

Assim que o usuário faz uma busca no Google, o Google Shopping exibe seus resultados no topo, destacando foto, título e preço do produto, bem como link da loja que está anunciando.

As ofertas do Google Shopping são classificadas em base na relevância, exceto aqueles que são anúncios pagos e que acabam aparecendo antes.

Ao clicar na página Shopping, uma área mais completa será aberta com todos os resultados referentes à pesquisa inicial. Em sua lateral, os usuários conseguem refinar a pesquisa de acordo com:

  • preço;
  • marcas;
  • características técnicas;
  • lojas.

Quanto mais detalhadas forem as informações fornecidas ao Google Shopping por parte das lojas, melhor será a correspondência com as pesquisas feitas pelo público no motor de busca.

Aqui estão os principais dados a serem atribuídos aos produtos:

  • categorias dos produtos definidas pelo Google e por você;
  • data limite de exibição do produto;
  • descrições dos produtos;
  • disponibilidade dos produtos;
  • identificadores exclusivos dos produtos (pode ser a SKU);
  • medidas e dimensões;
  • nome da marca;
  • nomes dos produtos;
  • páginas de destino na loja;
  • parcelamentos;
  • preços promocionais;
  • URLs das imagens principais e adicionais.

Caso queira saber quais são os demais dados e modelos de atribuição dessas informações, basta acessar a central de ajuda do Google Merchant Center.

Adiantamos que os dados devem ser enviados em arquivo XML e as informações necessitam ser atualizadas em até 30 dias.

 

Quais as vantagens do Google Shopping?

Nós listamos as principais a seguir:

Mostrar as imagens dos seus produtos

Crie um anúncio com imagem, título e preço para cada produto em seu site, para que essas informações apareçam no Google Shopping.

Como os resultados do Google Shopping vêm no topo, fica mais fácil despertar a atenção dos usuários, pois eles respondem melhor a anúncios com imagens.

É aquilo: uma imagem é lembrada com mais frequência do que um texto. Por isso, o uso de imagens permite criar uma conexão precisa com o usuário.

 

Estar no topo da página de resultados do Google

Se você já tentou ocupar o topo da página de resultados desse buscador, sabe muito que não é uma tarefa fácil.

Mas o Google Shopping chegou para mudar isso, pois seus resultados aparecem justamente no topo, ou seja, é maior a chance dos produtos da sua loja, desde que tenham correspondência com os termos buscados, aparecerem por lá.

 

Obter melhores taxas de conversão

As vendas estão difíceis por aí? Ou gostaria de potencializá-las?

O Google Shopping converte 30% melhor do que os anúncios da Rede de Pesquisa e Display do Google. Isso ocorre porque eles têm melhor localização na página e estão inseridos mais organicamente entre os resultados.

Além disso, o Google Shopping é uma ferramenta que alcança pessoas que demonstram uma intenção maior de comprar.

Pensa comigo: quando a pesquisa corresponde ao título do seu produto, é provável que o comprador se adiante na jornada de compra.

 

Economizar dinheiro com cliques irrelevantes

Anúncios são importantes, o Google Shopping te ajuda a maximizá-los ao economizar com cliques irrelevantes. Eu te explico!

Quando um usuário se depara com um anúncio comum e não gosta, por exemplo, da aparência ou do tamanho, ele acaba saindo da página. No caso do Google Shopping, outras opções aparecem no mesmo ambiente.

Dessa forma, otimiza seus anúncios e consegue converter mais com essa dobradinha dos dois canais.

 

Usar as palavras-chave dos produtos

Na hora de publicar seus produtos no Google Shopping, a ferramenta não requer o cadastro de novas palavras-chave, pois utiliza as que estão presentes nos títulos deles. Isso te dispensa de um cadastro manual.

Vale ressaltar que esse benefício é melhor aproveitado quando os títulos presentes em sua loja já são completos e bem-estruturados.

 

Ter remarketing dinâmico

Nos anúncios do Google Shopping há  a possibilidade de usar lances automáticos para atingir os consumidores com maior probabilidade de comprar seu produto específico.

O Smart Shopping do Google inclui o remarketing dinâmico, ou seja, mostra anúncios gráficos personalizados para os visitantes do seu site na Rede de Display do Google.

 

7 dicas para usar o Google Shopping

Vamos para a prática? Veja 7 dicas para usar o Google Shopping:

1. Atente-se aos dados dos produtos

 Garanta que as informações de seus produtos estejam sempre atualizadas e que as páginas deles contenham conteúdo de qualidade. As informações vistas no feed de anúncios devem ser as mesmas da página do produto em sua loja.

 

2. Invista nos seus melhores produtos

Suas campanhas devem ser concentradas naqueles itens que têm melhor desempenho nas vendas. Dessa forma, você consegue maximizar as chances de vender ainda mais.

 

3. Impulsione lances em produtos com melhor performance

Aumente a quantidade de lances de produtos, marcas e categorias que apresentem alto desempenho. Use a opção de grupos de produtos com até sete atributos e utilize lances diferenciados para cada um.

 

4. Mantenha-se competitivo

Observe os dados de benchmarking do Google Shopping para comparar o desempenho de suas campanhas aos da concorrência. 

 

5. Use as frases promocionais a seu favor

Adicione um texto promocional ao anúncio comercial. Pode soltar a criatividade, tá? Coloque chamadas para ação como “confira”, “aproveite” e “veja”, além de informações como “frete grátis” e “cupom de desconto”.

 

6. Defina cada CPC’s conforme a região

Use um ajuste de lance para elevar o CPC em regiões de alto tráfego e receita. Diminua em regiões de baixo tráfego que convertem pouco.

 

7. Tome cuidado com dispositivos móveis

No começo das campanhas, não faça ajuste de lance para dispositivos móveis. Observe e verifique se os acessos por meio deles são significativamente interessantes para, aí sim, fazer o ajuste.

Que tal aproveitar todos os benefícios do Google Shopping?

Complemente o conhecimento compartilhado neste artigo com outro sobre marketing digital para e-commerce. Conheça diferentes estratégias de marketing digital para e-commerce, além de saber quais desafios elas te ajudam a resolver!