Você sabe o que é o marketing de conteúdo e como ele pode ser essencial para a sua empresa? 

Para que um negócio tenha visibilidade e obtenha destaque diante dos clientes, é essencial investir em estratégias de marketing digital, que é o marketing feito para a internet. 

No entanto, não basta apenas ter uma rede social ou um site e o conteúdo não ser relevante e atrativo para o público-alvo.

Dessa forma, o marketing de conteúdo surge como uma estratégia que visa atrair os clientes através da criação de um conteúdo que seja atrativo e relevante. Esse conteúdo não precisa ser somente textual, podendo se apresentar também como vídeo ou por meio de infográficos. 

Por meio desse método, sua empresa não realiza uma promoção direta da marca, mas elabora um material que seja útil para o seu público, mostrando que seu negócio pode ser a solução dos seus problemas. 

Como o processo de construção de conteúdo acaba sendo um desafio para as empresas, é importante conhecer quais são as melhores estratégias quando o assunto é marketing de conteúdo. 

Por isso, neste artigo, você aprenderá o que é o Marketing de Conteúdo, assim como entender a forma que essa técnica pode ser aplicada em sua empresa de ar condicionado em Salvador ou de qualquer outro local. Confira a seguir!

As 5 etapas do marketing de conteúdo 

Como falamos no início do artigo, o marketing de conteúdo não será utilizado para fazer uma venda de um produto da sua empresa ou de um serviço. Mas, essa é uma estratégia que visa atrair clientes para sua marca por meio de uma educação digital. 

Antes, as empresas eram focadas somente em vendas. Hoje, elas precisam construir um bom relacionamento com o público para ter um diferencial no mercado.

Para entender melhor como essa estratégia pode funcionar em sua empresa de instalação de energia solar, vamos entender quais são as 5 etapas do marketing de conteúdo a seguir. 

  • Planejamento;
  • Criação da persona;
  • Elaboração do conteúdo;
  • Distribuição do material;
  • Mensuração dos resultados. 

Planejamento

O primeiro passo quando falamos em uma estratégia de marketing de conteúdo é trabalhar com o planejamento do que será feito. A empresa precisa delimitar quais são seus objetivos e metas, assim como as pessoas que serão responsáveis por cada uma das ações. 

Não dá para pensar em uma estratégia de marketing para site ou redes sociais sem fazer um planejamento prévio. 

Criação da persona

Na fase da elaboração da persona, temos uma identificação de quem é o público-alvo da empresa. Mas, essa identificação não pode ser simples! 

Ela precisa ser aprofundada, no sentido de entender quais são os interesses, gostos, hobbies e ações que mais agradam o seu consumidor. Somente assim, é possível produzir um conteúdo de qualidade e que seja relevante ao público. 

Sem entender quem é seu público, a empresa desconhece também aspectos ligados à linguagem mais adequada e a forma como o monitoramento da rede deve ser feito. 

Elaboração do conteúdo

A terceira etapa é voltada para a criação de conteúdo. Essa ação é feita quando já existe um entendimento de quem é o público do negócio, assim como os assuntos que mais são interessantes para eles. 

É importante que a criação de conteúdo seja feita em formatos variados, ou seja, desde a publicação de um texto no site, até imagens, vídeos e criação de e-book. 

Distribuição do material

A fase de distribuição é direcionada para a identificação de quais serão os canais voltados para as postagens do seu conteúdo. 

Nesse sentido, podemos ter um material que seja voltado para as redes sociais, assim como a promoção em canais em que exista maior incidência do público-alvo. 

Mensuração dos resultados

Além de pensar em como esse conteúdo será distribuído, é essencial que as empresas consigam realizar a mensuração de resultados. Mas, o que é isso? 

Quando falamos em mensuração, nos referimos a uma estratégia de verificar o que está dando certo ou não dentro de uma ação criada pela empresa. 

Dessa forma, é essencial fazer uma análise dos resultados, verificando como estão as interações sociais, como está o tráfego do seu site ou redes sociais, dentre outros aspectos. 

Com isso, sua empresa consegue realizar ajustes e direcionar suas estratégias para um caminho que dê certo. 

Entenda os benefícios do marketing de conteúdo 

Agora que você já sabe alguns pontos relevantes para o marketing de conteúdo, vamos conferir os benefícios que essa estratégia pode trazer para sua empresa de consultoria tributária. Acompanhe!

Aumento do tráfego do site 

Um dos grandes benefícios do marketing de conteúdo é o aumento do tráfego do site, ou seja, a expansão do volume de pessoas que estão visitando sua empresa no ambiente digital. O site, geralmente, é a porta de entrada de clientes em potencial para sua loja. 

Quando sua empresa produz um conteúdo relevante, o Google melhora o ranqueamento da sua página, o que traz mais visibilidade para o seu site. Um dos grandes desafios das empresas é fazer com que o site esteja entre os primeiros no ranqueamento do Google. 

Um conteúdo bem feito pode fazer isso com seu site, aumentando o número de visitas. 

Geração de brand awareness

A segunda vantagem que vale a pena ressaltarmos em sua empresa de peças para compressor de ar, é a Geração de brand awareness. Mas, o que é isso? Não se preocupe que vamos te explicar. 

Quando sua empresa produz conteúdo, isso faz com que as pessoas reconheçam e identifiquem sua marca. Existe uma linguagem e uma identidade visual que fica na mente das pessoas. 

Quando esse reconhecimento ocorre e a pessoa passa a se identificar com sua empresa, produtos e serviços, podemos afirmar que ocorreu a geração de brand awareness. 

Dessa forma, quando o cliente precisar de um serviço que é oferecido em sua empresa, ele irá preferir o seu negócio a outro. 

Aumento do engajamento da sua marca

A terceira vantagem do marketing de conteúdo, para além do reconhecimento da marca, é a busca por uma percepção positiva. Ou seja, não basta apenas reconhecer a marca, é importante que o cliente tenha uma boa imagem da sua empresa. 

Isso faz parte de uma construção que é voltada para um bom relacionamento entre sua empresa de assistência técnica iphone são paulo e o cliente. 

Quando sua empresa produz um conteúdo com qualidade e que atinja o público certo, isso gera mais interação com a marca, cria engajamento e faz com que sua empresa obtenha o destaque competitivo necessário. 

Possibilidade de educar o mercado

Quando sua empresa investe em marketing de conteúdo, existe um direcionamento específico para o público-alvo. Só que existem diferentes estágios da jornada de compra do consumidor. 

Uma dessas fases ocorre quando a pessoa ainda não entende direito sobre o que é sua marca e se enxerga com problemas dentro de uma determinada situação. 

Nesse sentido, sua empresa realiza a produção de um conteúdo que seja importante para esclarecer a autoridade da sua marca, mostrando ao cliente ser capaz de resolver um determinado problema. 

Isso gera ainda mais força quando sua empresa realiza um bom serviço de manutenção de nobreak, o que gera a satisfação dos clientes. 

Aumento do número de vendas

Apesar da intenção inicial do marketing de conteúdo não seja vender um produto ou serviço, podemos considerar que este é o seu objetivo final. 

Ou seja, a produção de um conteúdo de qualidade, que guie os leads (clientes em potencial) e que coloque sua empresa como um solucionador de problemas afeta diretamente o número de vendas. 

Existe um trabalho que é feito para preparar o cliente a tomar a decisão correta, ou seja, para concluir a compra em seu negócio, seja para comprar nobreak ou qualquer outro produto

Por isso, podemos afirmar com certeza que o marketing de conteúdo afeta o número de vendas. 

Possibilidade de gerar leads

Sua empresa tem os visitantes para o seu site. O cliente pode ter pesquisado, por exemplo, sobre telefones voip preços e sua empresa ter aparecido nas primeiras posições. Mas, é importante conseguir transformar esse visitante em cliente potencial, ou seja, em lead.

É essencial quando sua empresa consegue identificar as possibilidades de compra e de venda, assim como a verificação de oportunidades de pessoas que tenham interesse pela sua marca. 

Por isso, é essencial que sua empresa desenvolva uma estratégia sólida de comunicação, pois isso consegue agregar resultados positivos mesmo que a longo prazo. 

A partir do que apontamos neste artigo, é importante que sua empresa se reúna com a equipe de comunicação e marketing, a fim de realizar um planejamento de conteúdo e começar a desfrutar dos benefícios desse investimento. 

Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, canal em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.