Hoje em dia, o empreendedor que não possui uma loja virtual, vai sair muito para trás da concorrência. Os principais serviços de sucesso possuem um endereço digital, realizam entregas e conquistam usuários por meio do ambiente virtual.

Com milhões de pessoas acessando a internet diariamente, quase toda hora, as oportunidades são diversas e o público está apto para chegar até o seu produto a qualquer momento.

Nesse sentido, a opção de abrir uma loja virtual tem sido escolhida por diversos gestores, seja no começo de carreira ou experientes de mercado. Seja um escritório de contabilidade sp zona sul ou uma pizzaria, ninguém quer perder oportunidades.

Porém, para que a iniciativa gere lucro e dê certo para cliente e gestor, alguns passos devem ser seguidos, de forma que os negócios sejam realizados da melhor forma. 

Pensando nisso, preparamos um artigo com 6 dicas que você precisa saber antes de abrir a sua loja virtual e começar a liderar o seu negócio. Confira o conteúdo abaixo e saiba mais!

O que é uma loja virtual?

Também conhecido como e-commerce, a loja virtual é um local dentro da internet, podendo ser o endereço de um site ou uma marca hospedada em uma plataforma de vendas que consiste na exibição dos produtos oferecidos e a compra por parte do consumidor.

Dentro da loja, o cliente consegue pesquisar o que deseja, escolher a forma de pagamento e efetuar a compra final. Essa modalidade pode ser contextualizada em diversas áreas, de serviços contabilidade para venda de bolos caseiros.

Entre as vantagens oferecidas pela loja virtual, está a disponibilidade de 24 horas para qualquer país oferecido pela conexão online. Dessa forma, o consumidor consegue comprar com segurança e tranquilidade a qualquer momento e de qualquer lugar.

Uma loja virtual permite, por exemplo, que uma empresa de terceirização de limpeza localizada na Bahia possa ser acessada por um consumidor em São Paulo para marcar orçamento, tirar as dúvidas e recomendar o serviço para um colega de Recife, por exemplo.

Qual a importância de ter uma loja virtual?

O meio de vendas virtual se tornou ainda mais popular  no Brasil depois do início da pandemia, foi o que concluiu a 7ª pesquisa “Perfil do E-Commerce Brasileiro”, feita pela PayPal Brasil e Big Data Corp. 

O estudo revelou que, em agosto de 2021, o cenário de e-commerce tinha mais de 1,59 milhão de lojas online, 22,05% a mais do que em 2020.

Isso, sem dúvidas, demonstra como a loja virtual tem sido vista como uma opção viável para milhares de empreendedores brasileiros. 

Uma outra pesquisa verificou que o aumento de usuários consumidores de lojas virtuais também teve um aumento interessante em 2021.

A pesquisa Webshoppers, da NielsenlQ Ebit em parceria com a Bexs Pay concluiu que foram 87,7 milhões de pedidos feitos por brasileiros em 2021, e 13 milhões destes realizaram a primeira compra virtual.

Claro, os avanços tecnológicos dos últimos anos fizeram com que quase toda pessoa tivesse o poder aquisitivo para adquirir um simples smartphone capaz de acessar um site e comprar pela internet. 

Isso fez os próprios lojistas virtuais inovarem os seus serviços para facilitar o acesso e aproximar todos os públicos para o ambiente da rede, seja para reservar um hotel em caetité bahia ou pedir um lanche caseiro pelo celular.

Nesse sentido, para que nenhum cliente desista do seu serviço e vá atrás de tantos outros concorrentes, é necessário seguir algumas dicas para manter o seu negócio em constante crescimento. Confira nossas dicas abaixo e comece a aplicá-las.

Os primeiros passos

Caso você seja um navegante de primeira viagem, alguns passos são essenciais para seguir no começo da jornada. Apesar de fáceis, qualquer distração pode atrapalhar o andamento do seu site e prejudicar a sua loja.

Escolha da plataforma

Antes de mais nada, você precisa escolher a plataforma de vendas que mais agradar o seu bolso e a sua projeção visual de vendas. Existem diversas opções no mercado, com recursos para personalizar a página do jeito que fizer mais sentido para você.

Você também pode experimentar contratar uma plataforma e servidor sob medida, projetada de acordo com as suas ideias e estratégias. Essa tarefa pode exigir um investimento, mas que futuramente vai trazer bons resultados.

O mais importante é que você consiga organizar adequadamente os preços, produtos, clientes, envios e entregas e os seus clientes, da mesma forma, possam acessar tranquilamente a sua vitrine de forma completa, sem maiores impedimentos ou obstáculos.

Registro do domínio

Tanto o dono de uma empresa de Instalação de cabeamento de rede quanto o gestor de uma franquia de restaurante devem se preocupar com o registro do domínio da loja virtual. Isso porque é a partir dela que o seu futuro cliente vai encontrar a sua empresa.

Portanto, essa escolha deve ser bem cuidadosa. Opte por nomes simples. Faça com que o nome da sua loja e o tema dela apareçam no mesmo título e nada de códigos ou numerações complexas.

Além disso, a parte final de “.com” ou “.com.br” também é crucial. Os buscadores tendem a identificar e preferir os resultados nacionais. Nesse caso, o “.br” no final é interessante, mas a primeira opção mencionada também não causará muitos problemas.

Identidade visual

Plataforma ativa e endereço escolhido, é hora de pensar a imagem da sua marca: qual é o logotipo? Quais serão as principais cores presentes na página inicial da sua loja virtual?

Essas perguntas merecem respostas pensadas de forma estratégica, sempre de acordo com aquilo que a sua persona, ou seja, o seu cliente ideal, vai se atrair. 

Dessa forma, pense em algo agradável, marcante e que faça com que o cliente volte mais vezes e lembre da sua marca. 

Sabe aquelas cores e desenhos de empresas que mesmo fora do âmbito corporativo nós conseguimos fazer rapidamente a ligação? É dessa forma que você pensa a identidade visual da sua loja virtual.

Otimização

A otimização envolve dois campos extremamente importantes para o alcance do seu site: a adaptação para dispositivos móveis e a posição nos buscadores.

Em um momento que o consumidor sempre está com o celular por perto, a otimização para smartphones não pode ser deixada de lado durante a estratégia.

E o SEO da sua loja virtual, no geral, também merece um olhar atento. A intenção aqui é fazer com que o usuário encontre o seu site no meio de tantos outros. Portanto, é seu trabalho facilitar esse processo.

O SEO, no caso, é a sigla para Otimização de Mecanismos de Busca. Na prática, é todo o processo de escolha de palavras-chave, descrição do site no Google, uso de tópicos, imagens e muito mais para que o seu site seja bem posicionado no ranking das buscas.

Com um forte SEO presente no seu site, por exemplo, a sua empresa de ar condicionado deve ser a primeira a aparecer na primeira página das pesquisas sobre o tema no Google.

Meios de pagamento

Com todo o seu site estruturado, é hora de pensar nos meios de pagamento que você vai disponibilizar para o consumidor.

Um dado importante aqui é abraçar todos os públicos: aquele que só consegue pagar com boleto para o usuário que somente possui dinheiro em cartão.

Quanto mais fácil você facilitar a vida de quem está prestes a comprar o seu produto, mais fácil será de conquistar o cliente para futuras compras e indicações aos colegas.

Nesse âmbito, a fim de cuidar dos pontos principais da sua empresa e deixar a questão das finanças para os especialistas, você pode estudar contratar um escritório de contabilidade sp zona sul.

Assim, você ficará mais tranquilo quanto ao andamento e organização do pagamento dos produtos e investimento dos recursos.

Marketing

Como a sua empresa vai chegar até o público e começar a vender? Pela divulgação da marca por meio de estratégias de marketing.

Em se tratando de uma loja virtual, a melhor maneira de fazer essa aproximação é pelo Inbound Marketing (Marketing de Atração).

Diferente do modelo tradicional de marketing, famoso pelas inserções no rádio, TV e outdoors, o Inbound Marketing se destaca por atrair clientes a partir da produção de materiais relevantes e úteis para a persona. Esses materiais podem ser divulgados em:

  • Blogs;
  • Podcasts;
  • E-books;
  • E-mail marketing;
  • Newsletters;
  • Redes sociais.

O importante aqui é passar informações interessantes para a persona, que tenham a ver com o seu nicho, com as dores e preocupações dela, mas sem pesar muito na venda final do produto.

Você pode, por exemplo, falar sobre os benefícios de instalar uma placa de energia fotovoltaica em um artigo para o seu blog, mas não mencionar, durante o texto, a empresa de instalação de energia solar. Esse item deve ser tratado diretamente na plataforma de vendas da sua loja virtual.

 

Comece já a empreender com a sua loja virtual!

Depois de seguir todos os passos descritos acima, você está preparado para colocar a sua loja virtual em total funcionamento. Revise o que comentamos, estude e comece a aplicar as suas ideias imediatamente. Logo mais você verá a diferença!

Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, canal em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.