Uma realidade paralela acontece dentro da internet, e as lojas virtuais podem aumentar a conversão de leads em compras finalizadas.

Além de clientes fiéis utilizando as ferramentas corretas para a jornada de compra dos consumidores.

A mudança de hábito da sociedade cada vez mais ligada no consumo digital tem promovido uma procura abrangente dos mais diversos produtos e serviços em relação a outros tempos.

As lojas virtuais que estão preparadas para receber esse público tem observado que a conversão de lead em cliente tem sido estratégico. 

Muitas das ferramentas utilizadas estão disponíveis em formato digital e ajudam no controle e acompanhamento proposto por planejamentos de marketing utilizando os mais diferentes pontos de acesso, como:

  • Blogs de conteúdo;
  • E-mail marketing;
  • Redes sociais;
  • Sites corporativos.

A seguir serão apresentadas 5 ferramentas que podem ajudar a aumentar o fluxo de acesso à loja virtual e como elas atuam na conversão para clientes fidelizados.

  1. Planejamento de marketing nos meios digitais

O marketing de atração é uma estratégia que precisa fazer parte da rotina de uma empresa que está presente no ambiente virtual.

Também conhecido como inbound marketing, é possível que essa estratégia até aconteça de forma natural, mas não de maneira propriamente planejada.

É possível conquistar informações dos leads de maneira suave, de maneira livre e com toda a espontaneidade que a prática de SEO (Search Engine Optimization) ou otimização para motores de busca, em sites de pesquisa.

Basta oferecer benefícios, como conteúdos que promovem o conhecimento, como e-books, ou vídeos institucionais que ajudam a manusear os produtos. 

  1. Divulgação maciça em pontos estratégicos

A atração do lead pode partir do desenvolvimento de marketing de conteúdo, em que clientes em potencial procuram soluções para problemas funcionais, como uma nova roupa, ou a demonstração do funcionamento de um equipamento.

Isso pode fortalecer a confiança que o consumidor tem perante a marca apresentada. 

Assim, quando for necessário apresentar uma solução eloquente, a empresa pode ser a primeira a ser buscada, mesmo que seja necessário utilizar um site de busca.

Dentro da jornada de compra, isso pode ser utilizado para que o funil fique mais estreito, aproximando o cliente até a realização da compra. 

Nesse momento é possível apresentar os materiais que podem ser utilizados como captação de dados, como nome, e-mail e interesse imediato.

  1. Fortalecimento de marca junto ao público-alvo 

O público-alvo é ponto de partida para toda campanha de marketing, seja ela digital ou tradicional. 

Por isso, é preciso focar no mundo virtual quando se trata de lojas virtuais que podem atender as mais diferentes localidades, de acordo com a logística e o alcance da empresa.

O conteúdo oferecido na etapa anterior tem como finalidade afunilar ainda mais os interesses do lead, em toda a jornada de compra. 

Utilizando uma ferramenta apropriada para a análise de comportamento em acordo com o perfil do consumidor que faz parte do público-alvo.

Nesse ponto é importante estreitar a comunicação, com envio de mala-direta com produtos de interesse, de forma personalizada e atrativa. 

  1. Interação em redes sociais é essencial

As facilidades implementadas por esse mundo moderno estão na interação e participação dos leads que se transformam em clientes no compartilhamento dentro das redes sociais. 

Uma menção a uma marca ou um produto específico não pode ser desperdiçado, podendo até mesmo ser potencializado com um investimento em ferramentas como o Twitter Ads, em que muitas pessoas tratam de um mesmo assunto diversas vezes seguidas.

Portanto, toda empresa que se preza precisa reforçar a interação dentro das redes sociais e aproveitar ao máximo as oportunidades que surgem, sempre reforçando o lado positivista do assunto em questão.

  1. Sustente o contato direto com clientes

Além das redes sociais, é preciso manter todos os canais de comunicação abertos, para que o contato nunca cesse e seja possível implementar a jornada de compra novamente. 

O aumento de visitantes em um site de compras pode garantir a transformação de leads em um cliente e potencial divulgador se tudo for trabalhado de maneira correta.

A gestão de leads é muito importante para os empreendedores que atuam no setor de e-commerce, e para aqueles que trabalham com afinco todas essas ferramentas, garantindo uma taxa de conversão ao longo do tempo, em ato contínuo e exponencial.

Todos os contatos propostos por leads devem ser direcionados para o setor de vendas, até que os produtos ou serviços cheguem até o carrinho de compras, e a seguir, para a confirmação de aquisição. 

Dessa forma, as vendas tendem a aumentar, seguindo as mudanças de hábito dos consumidores e aproveitar todas as oportunidades que forem apresentadas dentro do setor comercial abrangente deste século.

Texto desenvolvido pelos nossos parceiros Ideal Marketing.
Quer saber mais sobre a empresa? Acesse https://bit.ly/3EJ0Md9

[gs-fb-comments]