Algumas ações podem fazer sua loja vender mais e conquistar um número maior de clientes, que vão lhe indicar outros.

Vender mais está relacionado com conseguir novos clientes e também ampliar as vendas para os atuais e esse é o desejo da maioria dos lojistas. Para isso é preciso criar estratégias para maximizar as vendas, especialmente nesta época, onde os hábitos de consumo passaram por mudanças, com maior digitalização das compras e alterações no comportamento do consumidor.

A boa notícia é que vender mais na sua loja pode ser mais simples do que você imagina. Nem sempre é necessária uma grande ideia para aumentar seus lucros, isso pode ocorrer simplesmente melhorando alguns dos princípios básicos que você já está fazendo.

Em um momento em que a inflação está alta e todas as coisas subiram muito, com destaque para os combustíveis, aumentar os lucros é uma questão de sobrevivência do seu negócio. 

Com uma estratégia de vendas bem elaborada e um plano consistente, você pode atingir seus objetivos de negócios. Independente se você está passando por uma pequena queda nas vendas e deseja mudar as coisas, ou suas vendas estão subindo e você deseja manter o ritmo. 

Para lhe ajudar nesse processo, separamos algumas dicas de especialistas que são certeiras para a sua loja vender mais.

 

1. Foque na experiência do cliente

Nunca se falou tanto sobre isso. Além de ter funcionários simpáticos e ajudar os clientes a encontrar o que desejam é preciso ir além. Considere que muitas vezes o cliente não está precisando de algo, só saiu para dar uma volta e você pode surpreendê-lo com algo que desperte o desejo e o faça investir. Oferecer amostras ou oportunidades de interagir com a marca é uma boa opção.

Treine sua equipe sobre a maneira correta de interagir com os clientes em sua loja e assim vender mais. Certifique-se de que eles são amigáveis ​​e prestativos sem serem insistentes e invasivos. A experiência positiva muda tudo.

Avalie toda a experiência de seus clientes ao comprar na sua loja e pense em uma maneira de tornar esse fluxo mais atrativo e agradável. Neste contexto você pode inserir pequenos detalhes como um perfume personalizado no ambiente, além de oferecer um bom café, um suco, um doce ou mesmo um brinde especial.

 

2. Um bom preço

Para vender mais você precisa ter um preço justo, o que não é sinônimo de preço baixo, mas sim de um ótimo custo benefício. 

Certifique-se de estar sendo realista e coerente com a realidade do seu mercado. Também vale a pena considerar que as despesas das pessoas subiram e as prioridades mudaram. Por isso, é interessante ter sempre alguma oferta, produtos alternativos e boas condições, assim você vai vender mais e aumentar sua receita.

 

3. Tenha uma vitrine atraente

Foque na apresentação e exposição dos seus produtos na loja, especialmente na vitrine, pois é onde o cliente olha primeiro e é o local onde deve despertar desejo, para sua loja vender mais

Além da vitrine, certifique-se que todos os produtos estejam expostos de forma chamativa e estejam posicionados em uma ordem de compra adequada. Afinal, não tem coisa mais chata que o cliente pedir por um produto e seu vendedor ficar um tempão procurando.

 

4. Acompanhe a classificação nas pesquisas on-line

Sabemos que o cliente atual, mesmo ao fazer compras pessoalmente, tende a recorrer a internet para descobrir informações sobre uma loja. Portanto, não basta ter presença online é preciso atualizar e responder aos clientes, mesmo quando se trata de reclamações. 

 

5. Marque presença nas redes sociais

As mídias sociais estão no topo das estratégias de marketing para lojas. Com uma boa estratégia de conteúdo, atuação constante e interação adequada, o marketing de mídia social pode realmente engajar seu público e resultar em vendas para sua loja. 

Quando a loja não conta com agência ou equipe de marketing é recomendado delegar essa tarefa a alguns funcionários experientes na área, monitorando o conteúdo diariamente para verificar se o que foi postado é relevante para a sua loja. Além disso, procure monitorar os resultados para reforçar os conteúdos que funcionam e atualizar os que já não estão dando certo.

 

6. Atualize seu visual

Para atrair as pessoas para sua loja, seja ela física ou online, você precisa atualizar seus elementos visuais regularmente para permanecer relevante e chamar a atenção do seu público de interesse. 

Vitrines, produtos e pontos de venda devem ser planejados para que tenham uma ótima aparência e atraia pessoas com potencial de compra. O visual é tão importante para o sucesso da sua loja e, se bem elaborado, pode realmente impulsionar suas vendas.

 

7. Inove com as tendências do seu segmento

Atualmente as tendências de consumo mudam com muita rapidez e os lojistas precisam estar sempre pesquisando e adicionando elementos novos aos produtos, ou mesmo produtos diferenciados, pois o elementos novidade é um gatilho importante para vendas. 

Estar atentos a eventos e feiras do seu segmento, bem como lançamentos das marcas que você atua, são ações fundamentais. Também é importante divulgar que você está antenado, anunciando em redes sociais que chegaram tais novidades, por exemplo. 

 

8 – Conciência ambiental 


Uma tendência que vem crescendo é o consumo com consciência ecológica, que vem evoluindo nos últimos anos. Pesquisas indicam que, atualmente, 90% dos consumidores estão preocupados com a sustentabilidade dos produtos que adquirem.

Disponibilizar produtos amigos do meio ambiente e realizar ações neste sentido pode trabalhar positivamente a sua marca, tanto em lojas físicas quanto online. 

 

9 – Loja híbrido

Cada vez mais pessoas estão iniciando suas jornadas de compras online, então é interessante oferecer as duas opções, se for possível, assim a pessoa pode comprar algumas coisas na loja física e repor ou comprar outros itens na loja online. 

Outra opção também é se tornar híbrido em serviços, ou seja, passar a oferecer a seus clientes serviços de recolha, entregas e venda nas redes sociais. Estratégias como essas trazem agilidade em uma época em que o tempo vale muito. Além disso, atitudes como essas ajudam você a alcançar e atrair seu público-alvo e aumentam suas as vendas da sua loja. 

 

10 – Foco em mídias sociais 

As compras por intermédio de redes sociais são uma das áreas de comércio eletrônico que mais crescem. Portanto, se você é tem uma loja, mesmo que não seja ecommerce, pode  e deve aproveitar essa oportunidade. 

É importante lembrar que não basta ter um perfil nas redes sociais e atualizar de vez em quando, além disso é preciso estar antenado com as tendências de conteúdos que performam. 

Utilize vídeos, faça parceria com influenciadores do seu segmento e divulgue conteúdos que gere conexão com seu público, indo muito além de vender produtos. 

 

11 – Otimize sua presença online 

Mais uma dica falando sobre a importância das estratégias online, isso porque ao procurar lojas e produtos, você pode apostar que os consumidores estão recorrendo aos mecanismos de busca. 

Portanto, certifique-se de aparecer sempre que eles realizarem uma pesquisa relevante para produtos de seu segmento. 

Mantenha seu endereço atualizado no Google e adicione o máximo de informações possíveis ao seu perfil. Além disso, gere conteúdos relevantes no seu site e blog. 

 

12 – Gere comentários positivos

Estimule as pessoas a fazer fotos bacanas dentro da sua loja, você pode ter um painel específico para estimular isso. Assim as pessoas postam, outras pessoas comentam e vai movimentando toda uma comunidade, fazendo com que você aumente suas vendas, sem precisar vender mais de forma direta. 

 

13 – Conexão por anúncios no Google

Você também pode conectar seu catálogo de ações aos anúncios de inventário local do Google, que são blocos de anúncios exibidos quando os clientes pesquisam produtos específicos em sua área, por exemplo, “calça jeans feminina perto de mim”.

Quando um usuário realiza esse tipo de pesquisa, o Google exibe produtos disponíveis na loja. Os anúncios de inventário local são eficazes para direcionar o tráfego na loja e atrair compradores que estão buscando o seu produto. 

 

14 – Coloque em prática as técnicas Upselling e cross-selling

Upselling consiste em oferecer uma versão mais cara do item original que um comprador deseja comprar. Para fazer isso você precisa explorar o custo benefício do seu produto. É uma das maneiras mais eficazes de maximizar os lucros na sua loja e garantir que o cliente veja o valor ou o benefício da compra

Uma boa opção para colocar a técnica upselling em prática é aplicar a “ Regra dos 3 ”, que dá ao comprador três opções para sua compra: a Solicitada, a Alternativa e a de Sonho. Usando o vestuário como exemplo, a linha de promoção é aquela linha de partida da oferta. 

A Alternativa é algo que ainda se relaciona com a peça Solicitada, mas está listada em um ponto de preço médio. E o Sonho é aquele que você sabe que eles vão adorar, seja pela marca ou design, mas tem um preço muito mais alto. 

Já no cross-selling ou venda cruzada é quando você recomenda outros produtos para complementar a primeira original, tipo meia para acompanhar sapato, cinto para a calça, blusinha que combine, entre outros. A chave para o sucesso da venda cruzada é conhecer bem o seu estoque e saber como combinar os produtos.

15 – Crie um evento ou destaque um feriado 

Você não precisa esperar pelo Natal ou Dia das Mães para fazer uma venda extra, pois as pessoas adoram fazer homenagens e comemorar, então aproveite isso para ampliar as vendas da sua loja. Faça um calendário anual e valorize datas que tenham a ver com seu produto, seja Dia da Sogra, Dia dos avôs, Dia do irmão e assim por diante. Não precisa ser datas que todo mundo comemora, mas que tenha alguma conexão com o que você vende

O segredo é proporcionar uma experiência que não apenas traga as pessoas até sua loja, mas as deixe animadas por estar lá e por ter motivos para comemorar. 

 

16 – Facilite o processo de compras

Assim que o cliente decidir comprar um item, facilite para ele concluir logo o processo de aquisição. Esforce-se para agilizar o processo de checkout e que cada etapa da compra seja tranquila, ágil e agradável. Assim, você vai permanecer na memória do cliente para que ele lhe indique outras pessoas e sinta vontade de voltar mais vezes à sua loja para comprar. 

 

17 – Contrate e desenvolva especialistas

Contrate pessoas que conheçam ou estejam dispostas a aprender muito sobre o seu segmento e sejam apaixonadas pelos seus produtos. Comunique suas expectativas a cada funcionário para que eles conheçam seu papel e suas responsabilidades. Treine seus vendedores para criar experiências de compra diferenciadas com todos os clientes.

É fundamental que eles aprendam a identificar as necessidades e desejos de um cliente, combinar essas necessidades com uma seleção de produtos e mostrar a eles o valor de suas opções.

Quando o funcionário é especialista ele se torna uma referência e quase um consultor para o seu cliente, que vai passar a procurá-lo para pedir opinião quando precisar algum produto que sua loja vende. 

 

18 – Tenha controle do estoque e produtos 

A forma mais rápida de perder clientes é não ter o produto que eles procuram na sua loja. Por isso, uma boa gestão de estoque é muito importante e pode aumentar as vendas. Monte um sistema inteligente de gerenciamento de estoque e implemente práticas como contagens regulares de estoque.

Além disso, analise dados históricos e tendências atuais para prever a demanda da sua loja. Analise seus relatórios de produtos e vendas e verifique os principais itens que são vendidos. Isso ajuda você a identificar quais itens e o volume necessário para suprir a demanda e aumentar as vendas da sua loja

 

19 – Otimize suas campanhas de e-mail marketing

Ao contrário do que muitos pensam o e-mail continua sendo uma ótima forma de comunicação e também uma ferramenta de vendas.  Segundo pesquisa da Forrester, o e-mail contribui com 24% da receita, tornando-se um dos canais mais eficazes para fazer vendas e gerar clientes recorrentes.

Em uma mensagem de e-mail você pode expressar coisas que não cabem em uma postagem de mídia social. Além disso, é uma ótima maneira de divulgar promoções, blogs e outras ações no sentido de atrair pessoas para a sua loja e vender mais

 

20. Conte sua história visualmente

Recursos visuais podem transformar sua mensagem em algo muito mais interessante e atraente. Recursos como vídeos, imagens ou outras fotos mostrarão como o problema do seu público alvo será resolvido com o que você está vendendo. Ao mostrar imagens você cria desejos e sensações e isso vai te ajudar a fechar a venda na sua loja.

Gostou das dicas? Então conheça o sistema de gestão Cake ERP e saiba como ter controle de toda gestão da sua loja de forma fácil e inteligente.