Para dar certo, todo negócio precisa contar com profissionais que tenham conhecimento do seu mercado, produto e concorrentes. Essa é uma visão que parece só pertencer as grandes empresas, mas não é verdade. Independente do seu tamanho, fazer análise de mercado é importante para que seu negócio dê certo e cresça.

E para os micro e pequenos empreendedores que resolveram se aventurar no mundo dos negócios, mas que nunca haviam trabalhado no segmento escolhido, ou não tem informações mais profundas sobre o mercado de atuação, também é necessário ter um conhecimento do mercado onde pretendem atuar.

Para fazer esse ‘reconhecimento de mercado’, você não precisa lidar com nenhum bicho de 7 cabeças, basta seguir um modelo de análise de mercado. Com ele será possível obter todas as informações necessárias para a tomada de decisões no seu negócio.

 

Análise de Mercado a partir da Matriz SWOT

Um dos principais e mais conhecidos modelos de análise de mercado é o SWOT. A palavra SWOT é uma sigla inglês das palavras Forças (Strengths), Fraquezas (Weaknesses), Oportunidades (Opportunities) e Ameaças (Threats). Essa análise dá forma a uma matriz que facilita a visualização dessas quatro características.

Através dos dados coletados nos âmbitos citados acima, é possível ter uma maior visão dos pontos fracos e fortes do cenário em que a empresa se encontra. Outro fator importante é auxiliar o empreendedor na tomada de decisões, pois mostra uma visão mais ampla do mercado.

Vamos analisar separadamente o que significa cada uma das partes:

Força

A força descreve as competências mais fortes da sua empresa, enquanto ambiente interno de trabalho. Quanto mais vantagem competitiva essa força lhe trouxer, mais importante ela é dentro da análise. Para conseguir encontra-las, utilize as seguintes perguntas:

  • O que você faz bem?
  • O que sua empresa tem de melhor está sob seu comando?
  • Quais são os recursos que você tem?
  • O que possui melhor que seus concorrentes?
  • O que faz os clientes voltarem à sua empresa?

Fraquezas

As fraquezas são competências que de alguma forma atrapalham ou não geram uma vantagem competitiva. Elas devem ser bem analisadas, pois muitas vezes é possível reverte-las em forças. Para encontra-las, utilize as seguintes perguntas:

  • Meus funcionários são capacitados para suas funções?
  • Onde eu deveria melhorar minha empresa?
  • Por que meus clientes escolhem os concorrentes?
  • Quais são as deficiências dos meus colaboradores?
  • Por que os clientes não voltam depois de uma compra?

 Ebook Como treinar minha equipe de vendas

Oportunidades

Entrando no campo externo, as oportunidades influenciam positivamente a sua empresa, porém não temos controle sobre elas. Essas oportunidades muitas vezes podem vir através de algum aspecto econômico novo, o aumento do número de consumidores, mudança de comportamento do consumidor, entre outros.

Ameaças

As ameaças são as influências externas que pesam negativamente no seu negócio. Devem ser constantemente monitoradas, pois muitas vezes podem apresentar riscos muito maiores que a capacidade de retorno da sua empresa.

 

Como fazer a Análise SWOT?

Agora que você já sabe o que compreende cada sigla da análise SWOT, vamos desenvolver a análise da sua empresa:

1) Primeiramente determine as Forças e a Fraquezas do ambiente interno. Essa determinação deve ser em comparação com outras empresas do mesmo ramo de atuação. As Forças e Fraquezas devem ser medidas diante da quantidade e qualidade dos recursos da empresa diante seus concorrentes, como profissionais qualificados e a receita da empresa.

2) Determine o seu ambiente externo, de acordo com as Oportunidades e Ameaças.

3) Coloque as informações numa tabela 2×2, com duas colunas e duas linhas, conforme diagrama abaixo:

Modelo SWOT

 

4) Momento de analisar sua matriz.

Após todo esse processo, o seu resultado deve se aproximar do exemplo abaixo:

Modelo SWOT Preenchido

 

Com o seu diagrama pronto, você consegue ter uma visão ampla do seu negócio, possibilitando identificar quais os pontos fortes explorar e quais os pontos que você precisa melhorar dentro da sua gestão empresarial.

A ferramenta SWOT te ajuda a determinar a posição atual da empresa e antecipar o futuro, visando as oportunidades e precavendo as ameaças.

Não perca mais tempo com ‘achismos’! Comece hoje mesmo a sua análise de mercado e faça com que a sua empresa cresça cada vez mais.

E agora que você já conhece o seu mercado, que tal desenvolver o seu modelo de negócios? Aprenda neste post!

 

[gs-fb-comments]