Na hora de expandir um negócio para franquia, ou até mesmo criá-lo do zero já nesse formato, é muito importante saber qual sistema de gestão escolher. No caso de uma franquia de lojas de roupas, as questões a serem levadas em consideração envolvem algumas especificidades.

Observe se o sistema de gestão é acessível, intuitivo e simples, além de contar com:

  • Gestão financeira
  • Gestão de estoque
  • Gestão de vendas
  • Gestão de compras
  • Geração de relatórios para monitoramento
  • Gestão integrada com a loja virtual (se houver)

Mas antes de falarmos mais sobre cada um desses pontos, vamos começar lembrando como acontece a gestão eficiente de uma loja de roupas?

 

Como fazer a gestão de uma loja de roupas

Se você começou com uma loja de roupas e agora pretende expandir, já sabe como funciona uma gestão eficiente desse tipo de loja e, justamente por isso, quer elevar o seu negócio para o próximo nível. Se você está começando agora e já pretende atuar no formato franquia, é bom fazer alguns estudos prévios sobre o que envolve uma gestão desse tipo de negócio.

As dicas de administração aqui vão ser as mesmas que para qualquer negócio, apenas com algumas particularidades.

Entre as orientações gerais, é preciso ter um bom planejamento (como para tudo na vida!) e também investir no marketing da loja, afinal, seu negócio está inserido no comércio e seu público-alvo precisa receber a divulgação das suas promoções e campanhas para ter interesse em consumir suas roupas.

Depois, vem a questão de estar sempre atento às tendências, pois além de ser comércio, você está ligado ao mundo da moda. A sua vitrine, seja ela virtual ou física, sempre vai ter muito a dizer, então uma boa gestão passa por estar atento ao que acontece e ao que é novidade, para não ficar para trás da concorrência.

Sua equipe também precisa ser bem treinada e engajada, para oferecer um atendimento diferenciado. Quem já tem um negócio que deu certo nesse setor sabe que para fidelizar clientes, um ótimo atendimento é primordial. 

Além disso, prestar atenção no fluxo de caixa para ter controle financeiro do negócio também é outro ponto muito importante para que a gestão de uma loja de roupas funcione, assim como usar um sistema de gestão para administrar tudo isso.

Você já tem muitos detalhes para cuidar para ainda ter que ficar administrando o negócio (caixa, estoque, vendas, compras) por meio de um software manual como uma planilha. Tudo que puder chegar para otimizar o seu tempo e entregar relatórios de monitoramento em tempo real é de grande ajuda e essencial para administrar uma loja de roupas sem prejuízos.

Em suma, podemos dizer que para gerir uma loja de roupas você deve:

  • Utilizar um sistema de gestão
  • Estabelecer um fluxo de caixa
  • Investir em marketing
  • Estar atento às tendências e à vitrine
  • Pensar estratégias para fidelização dos clientes
  • Treinar e engajar a equipe
  • Sempre planejar tudo isso antes de executar

Tendo essas questões em mente, você já tem uma boa base para expandir ou começar uma franquia de loja de roupas, porque ter organização e agilidade é algo que nunca muda. Na verdade, ao ter que administrar mais de uma loja, você precisa se organizar e ter ainda mais agilidade do que para uma loja só. Vamos ver?

 

Como funciona uma franquia de lojas de roupas

Como você já deve saber, franquias, também conhecidas como franchising, funcionam com lojas de uma rede que são gerenciadas por franqueados, que representam a parte que investe e trabalha de fato em cada uma das lojas.

Por usar a imagem da “marca mãe” e o conhecimento do negócio, a rede cobra uma taxa de franquia para que o franqueado possa trabalhar com uma loja da franquia. 

A rede, também chamada de franqueadora, fica responsável por dar todo o suporte que os franqueados precisarem. As informações trocadas têm a ver com tarefas operacionais de produção, mas também podem ir até outras questões, como gestão administrativa, financeira e contábil.

Quem empreende em uma loja da rede precisa conhecer a essência da marca e sua estrutura, bem como seu modelo de negócio, para ter os conhecimentos necessários para levar o empreendimento adiante.

Portanto, se sua ideia é abrir uma franquia, vai precisar estruturar tudo isso antes de começar a expansão.

No Brasil, segundo dados da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (ABIT), o mercado têxtil é considerado o quinto maior em produção de indústria e corresponde a 2,4% da produção mundial, sendo 2,6% de vestuário.

Só em 2021, a indústria têxtil e de confecção teve faturamento em torno de R$ 194 bilhões, 20% a mais do que se comparado aos dados de 2020.

Diante desses números, fica fácil entender que abrir uma franquia de lojas de roupas é uma boa ideia e uma ótima opção para quem deseja investir nesse setor. Mas para ter uma franquia de sucesso, é preciso se perguntar se você gosta de lidar com pessoas e se tem habilidades de vendas, pois essas são características necessárias para que o negócio funcione.

Além disso, estudar o nicho específico do mercado têxtil em que pretende atuar também é muito importante. Qual vai ser o segmento da sua franquia? Moda íntima, roupas masculinas, femininas, infantis, plus size, calçados?

 

Vantagens de ter uma franquia de lojas de roupas

Existem vantagens tanto para os franqueados, que desejam apostar em abrir uma loja da franquia, quanto para os franqueadores, como você, que decidiu abrir esse modelo de negócio.

Para o franqueador, abrir uma rede de lojas tem como principais vantagens:

  • Fortalecer cada vez mais a marca por meio dos relacionamentos locais que os franqueados vão ter.
  • Descentralizar a gestão, que ganha mais cabeças para pensar e tocar o negócio.
  • Potencializar a eficiência da operação.
  • Poder se concentrar na produção e no desenvolvimento de novos produtos e serviços porque tem quem cuide das lojas.

Para os franqueados, existem ainda mais vantagens, que você como franqueador precisa mostrar:

  • Abertura de um negócio sem precisar ter experiência no setor escolhido, porque vai ganhar esse conhecimento por meio da franquia.
  • Modelo de negócio já experimentado e com marca reconhecida, que envolve menos riscos.
  • Acesso a métodos profissionais de gestão e operação.
  • Troca de experiências entre parceiros de maneira constante.
  • Marketing que aconteça de forma cooperada com a rede.
  • Suporte administrativo técnico e de gestão por parte da rede franqueadora.
  • Indicação de fornecedores e equipamentos que já funcionam bem dentro do tipo de  negócio.

 

Franquia online de roupas

Se você não deseja abrir uma loja física, também é perfeitamente possível abrir uma franquia online de roupas. Isso porque, segundo dados do indicador MCC-ENET, as vendas por meio de lojas virtuais cresceram 20,56% em janeiro de 2022.

As categorias mais vendidas, segundo esse levantamento, foram equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação (43,1%), seguida de móveis e eletrodomésticos (28,2%) e, por fim, tecidos, vestuário e calçados (10,3%).

Outro dado relevante da pesquisa é o aumento do uso do PIX como forma de pagamento nesse segmento: as categorias em que os brasileiros mais compraram com PIX em 2021 foram moda e acessórios, alimentos e bebidas, beleza e perfumaria, utilidades domésticas e eletroportáteis.

Além disso, um grande diferencial de vender roupas online é a atuação com a possibilidade de enviar produtos para todo o Brasil sem sair de casa, desde que consiga estabelecer um bom sistema logístico. É quando você pode vender a metodologia e os conhecimentos que adquiriu com a sua loja virtual para franqueados, ampliando a sua atuação para diversas regiões.

 

Qual o melhor programa de software para lojas de roupas

Seja qual for o formato escolhido para a sua franquia, loja física ou online, não ignore a etapa de definir um bom software de gestão para controlar as vendas das suas lojas. Apenas com uma plataforma assim você conseguirá incluir vários módulos e funcionalidades, integrando todos os setores e processos da sua rede, de forma que todas as lojas atuem da mesma forma.

Por essa razão, esse tipo de software é chamado de ERP, do inglês Enterprise Resource Planning, traduzindo, “planejamento de recursos empresariais” ou simplesmente sistema de gestão integrado. A tecnologia capaz de ajudar o gestor de uma franquia de lojas de roupas a melhorar os processos internos e integrar as atividades de diferentes setores, como vendas, estoque, finanças e compras. 

Antes de escolher o seu, verifique se é possível ficar no controle da:

 

Gestão financeira

Para controlar todas as contas das lojas, bem como o fluxo de caixa e manter suas finanças em dia.

 

Gestão de estoque

Para controlar os produtos do estoque, bem como fazer o inventário, gerenciar etiquetas e tudo que você precisa para manter os estoques em dia.

 

Gestão de vendas

Para criar pedidos, emitir notas fiscais e organizar todo o seu processo de vendas.

 

Gestão de compras

Para controlar processos de compra desde a criação das ordens até a importação das notas fiscais eletrônicas.

 

Geração de relatórios para monitoramento

Para gerar relatórios gerenciais e acompanhar o desempenho do seu negócio de ponta a ponta.

 

Gestão integrada com a loja virtual

Se o seu caso for de uma franquia online de roupas, para fazer a gestão integrada da sua loja virtual e emitir notas fiscais eletrônicas.

Se o software for capaz de controlar todos setores, integrando os processos da sua rede, tenha certeza de que será uma boa escolha. Nada pode ficar de fora.

 

Bônus: 3 dicas de sucesso abrir uma franquia de lojas de roupas

Agora que você já relembrou conceitos básicos para uma administração de loja de roupas eficiente e já tem uma boa ideia sobre como funciona uma franquia nesse setor e como pode ser promissora, listamos mais três dicas para ter sucesso nessa empreitada. 

Além de só começar o negócio de fato depois de já ter definido um sistema de gestão que consiga fazer você ter controle integrado de tudo que interessa, não esqueça de:

 

1. Definir seu público-alvo

Mesmo que você já tenha isso definido na sua primeira loja, é bom incluir essa análise no seu planejamento para abrir uma franquia. Entenda se esse público seguirá sendo o mesmo, se será mais focado ou mais amplo, para conseguir planejar a comunicação e o marketing para todas as lojas da franquia de maneira integrada.

 

2. Determinar o segmento de franquia da sua loja de roupa

Ao ter certeza do público-alvo da sua franquia, poderá ter certeza sobre seu segmento de atuação também. Você pode, por exemplo, começar com uma franquia online de roupas e, quando estiver estruturada, passar para o formato físico. 

Você também pode começar com um único nicho e perceber que pode expandir o segmento para outros relacionados, conforme as pessoas que frequentam as suas lojas. Determinar o seu segmento, como aconteceu para a sua primeira loja, volta a ser necessário antes de expandir e depois que a franquia se consolida, novamente.

Entender o seu público e seu segmento é um exercício que deve ser constante, para não ter prejuízos ou perder oportunidades.

 

3. Estudar o setor

Por fim, esteja sempre pesquisando sobre o seu setor de atuação. A moda vive de tendências e a indústria do vestuário está sempre inovando, adotando novos materiais, inclusive com foco muito grande em sustentabilidade. Verifique aquilo que faz sentido para a sua marca e não deixe de investir na sua franquia a fim de estar atualizado frente à concorrência.

Apenas estudando é que você poderá se tornar uma referência no assunto e levar a sua franquia de roupas mais longe. Agora que você não é só mais uma loja, mas uma rede de lojas, é bem importante que transmita ainda mais autoridade no que faz. Se você já nasceu como franquia, é por isso que precisa conhecer o setor, para conseguir encontrar o seu lugar no mercado.

Algumas tendências, como o aumento de compras pela internet, são válidas para os mais diversos setores, inclusive da moda. Então também é sobre estar atento aos movimentos do mercado em geral, para não acabar seguindo com ações consideradas ultrapassadas, o que pode afastar consumidores.

Como qualquer negócio de sucesso, uma franquia de lojas de roupas também passa por estar constantemente se atualizando. Mas quando se trata de moda, essa exigência é ainda mais forte. Isso porque sua concorrência está atenta às mudanças e se transformando, o que faz o mercado se transformar e também cria exigências por parte dos seus consumidores. Assim, não parar de inovar é a grande chave para seguir crescendo!