Recentemente, o Governo Federal anunciou a redução de imposto de importação de 281 bens. Essa medida zerou a alíquota de 240 máquinas e equipamentos industriais, 20 bens de informática e telecomunicações, além de renovar a tarifa zero de 21 bens de capital que não possuem produção no Brasil.

Segundo o Ministério da Economia, as tarifas desses produtos permanecerão zeradas até dezembro de 2021 e tem como objetivo promover a atração de investimentos para o país, desonerando os aportes direcionados a empreendimentos produtivos.

Mas, afinal, como a redução de imposto de importação desses equipamentos afeta o varejo? Continue a leitura para conhecer os pontos positivos e negativos dessa medida.

Possibilidade do aumento da margem de lucro

redução de imposto de importação

Para as empresas revendedoras de máquinas e equipamentos, a medida do governo pode significar um aumento da margem de lucro dos produtos importados, uma vez que haverá redução de até 16% do valor, a depender do item.

Na prática, essas empresas terão uma margem maior para se protegerem da variação do dólar, que tem oscilado significativo em virtude da instabilidade no mercado internacional.

Além disso, essa redução do custo permite que as revendedoras tenham maior liberdade para estratégias de marketing, como ofertas e descontos.

Maior flexibilidade na gestão do estoque

Com a redução de imposto de importação, as revendedoras com capital de giro mais limitado têm a oportunidade de constituir um estoque que seja mais adequado à sua realidade, incluindo um estoque de segurança.

As empresas podem aproveitar os momentos de variação cambial favorável para comprar mais produtos e, assim, conseguir oferecer melhores preços no mercado nacional.

Isso ajuda a melhorar a competitividade, no entanto, é preciso ter cautela. Antes de mais nada, é preciso avaliar todos os pontos que estão envolvidos na gestão de estoque. Se, por um lado, a falta de estoque pode ser prejudicial ao seu negócio, o excesso também tem suas desvantagens.

Por isso, é preciso contar com uma ferramenta apropriada de controle de estoque que o ajude a determinar o volume ideal de estoque para a atividade de cada empresa.

Maior competitividade com a redução de imposto de importação

Se, por um lado, a redução de imposto de importação ajuda as empresas a terem maior margem de lucro de seus produtos, por outro pode acirrar a competição entre revendedores nacionais e fornecedores estrangeiros.

Isso, porque, o anúncio da medida pode levar empresas e consumidores a comprarem diretamente no mercado internacional, em busca de melhores.

Dessa forma, empresas locais podem entrar na disputa diretamente com as gigantes americanas e chinesas, o que pode ser um aspecto negativo.

Para levar vantagem nessa disputa, as empresas nacionais precisam fazer com que os consumidores percebam benefícios em realizar a compra no país, ao invés de importar diretamente com o fornecedor. Algumas medidas que podem ser tomadas, nesse sentido, são:

  • Oferta de garantia estendida: Principalmente no que concerne aos bens de capital e máquinas e equipamentos industriais, os compradores podem se sentir mais confortáveis em contar com uma maior garantia local.
  • Pronta entrega: O processo de importação pode ser demorado e nem todos os compradores podem esperar. Muitas vezes, podem estar lidando com um aumento de demanda repentino ou precisam substituir uma máquina ou equipamento rapidamente. Assim, ter o produto disponível em poucos dias pode ser essencial.
  • Condições de pagamento flexíveis: Nas transações internacionais, nem sempre é possível parcelar suas compras, pelo menos não na quantidade de vezes em que se deseja. Essa pode ser uma vantagem competitiva para as empresas nacionais, que podem oferecer condições de pagamento mais atrativas. No entanto, para que isso seja possível, as empresas precisam contar com um fluxo de caixa eficiente, para que não venham a sofrer com falta de capital de giro e tenha que recorrer a soluções emergenciais.

Veja os principais produtos contemplados com a redução de imposto de importação

Para que você tenha uma ideia de quais setores do varejo podem ser impactados pela medida de redução de impostos, separamos alguns itens que constam na lista divulgada pelo governo federal:

  • Ferramentas de estampagem, progressivas, para produção de pratos de válvula para embalagens em aerossol, com 3 linhas/pistas de estampagem, com velocidade de até 400cursos/min., com vários sensores de segurança;
  • Motores diesel estacionários, verticais, 4 tempos, refrigerados à água, 4 cilindros, 8 válvulas, injeção direta, com diâmetro do cilindro 90mm e curso do pistão de 100mm, potência nominal 24,5kW rotação 1.800rpm e cilindrada de 2,545L;
  • Máquinas automáticas para aplicar tampas plásticas em recipientes tubulares, com controlador lógico programável (CLP) e capacidade máxima de produção de até 150tubos/min;
  • Impressoras 3D que materializa os objetos por tecnologia do tipo estereolitografia (stereolithography apparatus – SLA) por meio de tela LCD (liquid crystal display) e lâmpadas LED com comprimento de onda de 405Nm com a construção de objetos tridimensionais a partir de resina fotossensível, área de impressão de 192 x 120 x 200mm e 75 micra de tamanho do pixel, tela “touchscreen”, cor preta, conectividade por USB, WIFI e “pen drive”;
  • Dispositivos reservatórios de tinta com capacidade máxima compreendida entre 70 e 140ml, por compartimento, para uso em impressoras jato de tinta, construídos em resina termoplástica, podendo conter autoencaixe(s), válvulas, trava(s) e/ou tampa(s) de vedação;

Você pode acessar a lista completa de produtos beneficiados com a redução de imposto de importação nos seguintes links:

Também recomendamos para você!

[gs-fb-comments]