Lojas de cosméticos requerem um software que contemple um sistema de gestão de estoque bem completo, considerando que o segmento possui coleções sazonais e datas de validade.

O setor de cosméticos nos últimos anos se tornou muito competitivo, mas está sempre registrando crescimento. No entanto, é preciso fazer uma integração com os sistemas de software que ajude a organizar as demandas e impulsionar os lucros. 

Toda a loja de cosméticos requer um sistema de gerenciamento de negócios para executar as operações, isso inclui desde o recebimento do estoque até a coleta, embalagem e entrega do produto até o faturamento e a conclusão do pedido.  

No início de um negócio, as pequenas empresas costumam utilizar softwares de contabilidade ou apenas uma combinação de processos manuais e planilhas. 

No entanto, conforme a empresa vai crescendo e aumentam os pedidos é preciso um sistema específico para lojas de cosméticos, para oferecer funcionalidade adicional e gerenciar melhor as operações, inclusive o estoque. Um software Enterprise Resource Planning (ERP) de gestão de lojas de cosméticos é o mais adequado para administrar este tipo de negócio. 

Embora as lojas de cosméticos funcionem de forma similar, alguns detalhes 

nos processos exigem funcionalidade específica. O software ERP de distribuição pode substituir soluções básicas por um sistema completo para lojas de cosméticos

O software ERP inclui:

  • Funcionalidades para gerenciamento de estoque, 
  • contabilidade, 
  • entrada e processamento de pedidos, 
  • gerenciamento de armazém, 
  • gerenciamento de contatos e muito mais,

Um detalhe importante em qualquer sistema para lojas de cosméticos é que todas as informações são mantidas em um único banco de dados. O ERP para lojas de cosméticos oferece recursos adicionais para acomodar processos de negócios específicos, como os recursos abaixo.

 

Ponto de venda

Muitas lojas de cosméticos comercializam produtos por meio de vários canais de vendas, incluindo o varejo tradicional, com lojas físicas. Qualquer combinação de estratégia de vendas integrada ao software ERP facilita e traz agilidade, isso porque unifica dados de todos os canais em um único banco de dados, para que as informações de estoque, pedidos e vendas sejam precisas e se mantenham atualizadas. 

 

CRM e gerenciamento de contatos

O CRM facilita para manter uma comunicação regular e promover a capacidade de pesquisar rapidamente dados importantes do cliente, como endereço, histórico de compras,  endereço atualizado, entre outros que permitirão que você processe pedidos e envie estoque com mais rapidez. Com CRM, os funcionários podem gerenciar melhor os clientes potenciais. 

Outras funcionalidades importantes em um sistema para lojas de cosméticos são: 

  • processamento de cartão de crédito;
  • a facilidade de entrada de pedidos e recursos de faturamento; 
  • o rastreamento de custos de desembarque (frete, taxas de importação, etc.) e 
  • o gerenciamento de armazém. 

Para encontrar a solução certa para o seu negócio, comece com o software ERP de distribuição e, em seguida, procure fornecedores que tenham expertise em lojas de cosméticos.

 

Como gerenciar o estoque de lojas de cosméticos 

Ter um negócio neste nicho requer um bom sistema de gestão para lojas de cosméticos. Este sistema deve impulsionar as vendas e fazer com que todos os setores da loja ganhem fluidez, inclusive o estoque. 

Quando você for adquirir um sistema para loja de cosméticos priorize um software que faça o gerenciamento de estoque para negócios de cosméticos. 

É preciso lembrar que uma das principais motivações pelas quais as pessoas usam e procuram por cosméticos é a autoestima, o que é um elemento para aumentar a confiança. 

Portanto, para ter sucesso neste negócio é necessário conhecer bem a persona e oferecer soluções à ela, de forma rápida e eficaz. É aí que entra a necessidade de um bom gerenciamento de estoque, pois se tratam de produtos que muitas vezes são pequenos e difíceis de localizar.  

É preciso lembrar, também, do gerenciamento da cadeia de suprimentos, da previsão de estoque de produtos por temporada, do acompanhamento das últimas mudanças de tendências, entre outros. 

No entanto, primeiro, você precisará de um sistema para lojas de cosméticos. O software de gerenciamento de estoque é a única solução para isso. Ele irá ajudá-lo a entender todas essas necessidades e descobrir quais são as soluções.

Gerenciar o estoque é sempre muito importante para qualquer negócio e especialmente para uma loja de cosméticos. Ajuda lojas, de todos os portes, a evitar desperdícios, como produtos vencidos, por exemplo, e assim reduzir custos e tempo. 

É preciso manter o estoque organizado, abrangendo os itens comprados para armazenar, vender e faturar.

Um bom sistema para lojas de cosméticos oferece a facilidade de gerenciar suas prateleiras. Ele rastreia seus produtos estocados, verifica dados, quantidades e localização.

Um sistema de estoque ajuda a manter níveis ótimos de estoque e reduzir custos na loja de cosméticos

Esses produtos possuem diferentes tipos de marcas e devem ser vendidos bem antes de expirarem porque as pessoas utilizam eles por meses. 

Também é preciso cuidar do reabastecimento, pois muitas vezes o cliente procura o produto e ao não encontrar não pergunta se tem no estoque, ele simplesmente vai para o concorrente. 

Um software ERP de gerenciamento de estoque para lojas de cosméticos visa reduzir o custo de manutenção de estoque. Ele ajuda você a identificar quando é o momento certo de atualizar os produtos cosméticos ou até mesmo comprar cosméticos adicionais, se for necessário.

Além disso, garante que o negócio tenha estoque suficiente para atender a demanda dos seus clientes, sempre que necessário e sem dificuldades e complicações. Ele permite que muitas facilidades, tais como:

  • Evita que produtos, tempo e dinheiro sejam desperdiçados;
  • Evita estoque que não pode ser vendido por ter expirado, estar fora de época, sair de moda ou não ser mais necessário;
  • Calcula o custo de armazenamento;
  • O software ERP otimiza a atividade da loja, fornece gerenciamento de prateleira com base em datas de validade e produtos de alta/baixa demanda; 
  • Permite que você opere seu negócio de acordo com a demanda da sua loja.
  • Melhora o fluxo de caixa: cuida do seu dinheiro mostrando quanto você pode vender e o que você tem que comprar.

 

Melhora no atendimento de pedidos

Um bom gerenciamento de estoque ajuda a melhorar o atendimento de pedidos para sua loja de cosméticos. 

Você consegue realizar a gestão da sua cadeia de suprimentos, fornecendo dados de produtos em tempo real, administrando as necessidades dos clientes e facilitando o faturamento da sua loja de cosméticos

Portanto, se o cliente encomendar um produto, o recurso de rastreamento garante que ele entregue o pedido no prazo.

 

Transformação digital para sua loja de cosméticos 

Para enfrentar os desafios do mercado contemporâneo, permanecer competitivo e fidelizar clientes é preciso estar em constante evolução tecnológica. 

A moda em constante movimento, requisitos de mercado, mudanças relacionadas às regulamentações e rastreabilidade, cadeias de suprimentos complexas e enormes variedades de produtos são fatores que exigem uma boa gestão.

Um software ERP  é um sistema amplamente utilizado em lojas de cosméticos para tarefas operacionais como gerenciamento de estoque, logística, armazenamento e abastecimento de estoque. 

 

Entendendo o ERP

É importante conhecer a funcionalidade e os benefícios de uma solução de software ERP para entender se este é o sistema adequado para a sua loja de cosméticos.

Com um sistema ERP  atualizado, gerentes de estoque e atendimento, finanças e outros obtêm apoio através de relatórios com atualizações de informações. Assim, aprimoram a tomada de decisões executivas, de forma mais assertiva.

As soluções de ERP são orientadas para operações de negócios que abrangem atendimento ao cliente, logística, finanças, contabilidade, distribuição, mão de obra, transporte e outros detalhes da operação cotidiana.

No nível do processo de negócios, o ERP pode oferecer suporte ao gerenciamento de pedidos de vendas e compras, atendimento, alocação de recursos humanos e fornecer uma única fonte de custo, preço, margem do produto e outras informações comerciais.

O ERP basicamente acompanha as etapas do produto no mercado, desde a gestão de estoque, logística, abastecimento de armazém e da loja. 

Este software pode oferecer um volume de dados transacionais muito valiosos, orientando para as tomadas de decisão estratégicas da sua loja de cosméticos

O ERP está relacionado com todos os elementos da comercialização do produto, incluindo custos, envio, vendas e monitoramento.



Gestão financeira com ERP

A Gestão Financeira com o software ERP concentra todas as operações do seu negócio em um único lugar. O sistema on-line, possibilita a você acompanhar em tempo real todas as movimentações financeiras.

Além disso, permite importação de extrato bancário para integração com as contas bancárias, exportação em formato PDF e XLS e controle de lançamentos recorrentes.

Também é possível realizar consulta de lançamentos por venda, período, descrição.

Com relação às contas a pagar, você pode controlar todos os lançamentos e fazer a baixa em vários pagamentos em uma única ação. Também possibilita a realização de consultas personalizadas por período.

Nas contas a receber, permite controle de todos os lançamentos para recebimento, possibilita que crie filtros para que possa receber várias contas na mesma ação, além de fazer consultas personalizadas por período.

 

Mercado de cosméticos no Brasil

Dados de 2021 apontam que o Brasil já está em terceiro lugar do mundo no ranking de gastos com cosméticos, perdendo apenas para Estados Unidos e China. A pesquisa da Technavio mostra a atenção que o brasileiro tem com a beleza e os cuidados pessoais e demonstra que essa área traz muitas oportunidades de crescimento ao empreendedor.

Um dos mercados que apresenta maior crescimento nessa área é o de produtos veganos. A pesquisa aponta que a tendência é de que os cosméticos veganos cresçam o equivalente a R$ 18 bilhões até 2024 e é uma grande tendência.

Outro dado curioso é que a pesquisa indica também que há um crescimento na demanda de cosméticos para as classes D e E, mostrando uma possibilidade para marcas mais econômicas, mas não menos promissoras.

No Brasil o mercado de cosméticos é conhecido como um mercado sem crise, pois mesmo diante do grande impacto econômico da pandemia de Covid-19, o setor de cosméticos se manteve quase ileso.

Atualmente estima-se que 1,5% do orçamento do brasileiro atualmente é destinado ao consumo de produtos cosméticos e serviços relacionados à estética como cabeleireiro e manicure.

 

Mercado internacional de cosméticos 

Mundialmente, o mercado europeu de cosméticos e cuidados pessoais é, ao lado dos EUA, o maior mercado de produtos cosméticos do mundo, avaliado em 80 bilhões de euros a preço de venda no varejo em 2021.

Os maiores mercados para cosméticos e produtos de higiene pessoal na Europa são Alemanha (€ 13,6 bilhões), França (€ 12,0 bilhões), Itália (€ 10,6 bilhões), Reino Unido (€ 9,9 bilhões), Espanha (€ 6,9 bilhões) e Polônia (€ 4,0 bilhões).

Incluindo a atividade econômica direta, indireta e induzida, a indústria sustenta mais de 2 milhões de empregos. Em 2021, mais de 255.111 pessoas estavam empregadas diretamente e mais 1,71 milhão indiretamente na cadeia de valor de cosméticos.

A grande maioria dos 500 milhões de consumidores da Europa usa produtos cosméticos e de cuidados pessoais todos os dias para proteger sua saúde, melhorar seu bem-estar e aumentar sua auto-estima. 

 

Tendências em cosméticos

Aqui no Brasil, ao contrário do resto do mundo, os cuidados com os cabelos vem primeiro que com a pele. Uma pesquisa de uma marca francesa de cosméticos identificou que aqui existem 7 dos 8 tipos de cabelos do mundo. 

Bons produtos para cabelos têm boas oportunidades no mercado, bem como produtos específicos para públicos mais maduros, com queda de cabelos, fios grisalhos ou tingidos devem crescer ainda mais.

A proteção da pele, inclusive corporal, também devem ganhar mais espaço nos próximos anos. Além de incorporar propriedades para amenizar os efeitos do sol, aliado aos cosméticos, há também maneiras de combater bactérias, poluição e envelhecimento.

Depois da moda feminina abordar cada vez mais a apropriação do estilo masculino, o setor de cosméticos deve fazer o contrário. Um exemplo é o sabonete íntimo, que já faz parte do banho de mais da metade das brasileiras e já ganhou recentemente suas primeiras versões masculinas.

Para aproveitar o boom do segmento de cosméticos e fazer sua empresa crescer é muito importante ter o melhor sistema para lojas de cosméticos como seu aliado. Entre em contato com o Cake ERP e se prepare para alavancar as vendas da sua loja de cosméticos.