A gestão financeira é atividade primordial para que seu negócio cresça de maneira sustentável e controlada. Neste contexto, conhecer a necessidade de capital de giro, entradas e saídas, assim como ter o controle do fluxo de caixa e saber utilizá-lo de forma correta, pode ser um grande diferencial para o sucesso da sua empresa.

 

Com o mapeamento de como lidar da melhor forma com seu fluxo de caixa, sua empresa vai estar preparada não só para o conhecimento da disponibilidade de recursos financeiros nas atividades, mas também para fazer um planejamento financeiro mais preciso e eficaz.

 

Será que você está fazendo o seu fluxo de caixa de maneira correta? Neste post você vai ver os 5 maiores erros no fluxo de caixa e como você pode evitá-los.

 

 

Não separar as despesas da empresa das pessoais

 

Um dos erros mais básicos e comuns é não separar as despesas que são da empresa das pessoais. Ou seja, aquelas do proprietário ou sócios do negócio. Caso os valores não sejam separados fica impossível conhecer, de maneira real, quais são as disponibilidades financeiras da empresa.

 

Para evitar este erro, você deverá criar uma Conta Digital PJ, exclusiva para concentrar a vida financeira do negócio. Assim, conseguindo utilizar separadamente os valores no pagamento de gastos efetuados para você ou para a sua empresa. Além disso, deve-se evitar trazer para o escritório suas despesas pessoais, que podem acabar se misturando e sendo pagas, até mesmo sem querer, com os recursos da empresa.

Não atualizar o Fluxo de Caixa

fluxo de caixa

 

De nada adianta implementar um fluxo de caixa e cair no erro da desatualização. Ou seja, deixar pra lá os lançamentos que, de preferência, deverão ser feitos de forma diária, assim como outras atividades empresariais.

 

Com a correria do dia de quem tem a missão de gerir o próprio negócio, é normal acabar deixando certas atividades para depois. Mas, é muito importante lembrar das vantagens de se ter um bom controle de fluxo de caixa.

 

A atualização permite que sejam conhecidos, de maneira imediata, como estão os recursos da empresa, analisar sua gestão de custos e no caso de necessidade ou sobra de capital, irá permitir uma tomada de decisão mais acurada.

Não criar categorias

 

Outro erro na elaboração do fluxo de caixa é a não criação de categorias, o que pode comprometer o resultado da empresa como um todo. Isto acontece porque o não conhecimento dos principais gastos da empresa impossibilita cortes e substituições necessárias em algumas situações.

 

Para evitar este erro recomenda-se o uso de uma planilha eletrônica ou um software de gestão, que permite, entre outras funcionalidades, a categorização. É importante categorizar não apenas os gastos, mas também as receitas, mostrando quais são e quanto cada cliente comprou de sua empresa, o valor do ticket médio e outras informações gerenciais. Quanto mais informações for possível encontrar, melhor conhecimento o empreendedor consegue ter sobre o seu negócio.

Considerar valores ainda não recebidos

 

Considerar valores ainda não recebidos, principalmente aqueles relativos a cheques pré-datados utilizados como pagamento por seus clientes, pode prejudicar o seu fluxo de caixa e todo o planejamento financeiro.

 

Tanto no caso dos cheques pré-datados recebidos, quanto no caso daqueles emitidos, recomenda-se que seja feito um controle dos valores de forma detalhada e separada do fluxo de caixa. Estes valores somente devem fazer parte da movimentação de caixa quando, efetivamente, puderem ser descontados.

Não utilizar a forma projetada do fluxo de caixa

fluxo de caixa

 

Além de mostrar as disponibilidades, o fluxo de caixa também é uma ferramenta que permite conhecer, de forma detalhada, o futuro das finanças da empresa. Porém, é comum que a projeção fique esquecida e não faça parte da gestão financeira de muitos negócios.

 

Para utilizar a projeção é preciso conhecer, de forma detalhada, a sua movimentação, e como base em seu histórico e alguns dados do mercado é preciso projetar suas entradas e saídas para um determinado período no futuro, permitindo conhecer, de forma antecipada, se existirão recursos ou se haverá a necessidade de empréstimos empresariais ou outras medidas financeiras.

 

E você, como tem evitado erros no seu fluxo de caixa? Deixe os seus comentários!

 

Já conhece muito bem a vida financeira da sua empresa e notou que a principal lacuna que precisa preencher é a falta de capital de giro

 

Conheça a Biz, uma fintech de crédito PJ que oferece um processo simples de solicitação e contratação de crédito para capital de giro para pequenas empresas. A Biz oferece empréstimos de até R$200 mil, e até 24 vezes.

 

Para solicitar, basta acessar o nosso site e preencher o formulário com informações básicas sobre a empresa e o solicitante. Na maioria dos casos, a resposta de análise é rápida, tendo um retorno em poucos minutos.

Este artigo foi produzido pelo blog parceiro BizCapital.

Também recomendamos para você!