A famosa loja do filme “Quero ser grande” e “Esqueceram de mim 2” diminuiu, mas continua sendo uma grande experiência de varejo!

O ano era 1988, tempo suficiente para você ter assistido o filme BIG (Quero ser grande), seja na época de seu lançamento ou no programa “Sessão da Tarde”, e reconhecer a famosa loja de brinquedos que tem dado o que falar desde sua reabertura no final de 2018, na cidade de Nova Iorque: a FAO Schwarz.

Em uma cena clássica do filme, a celebridade Tom Hanks interage com um clássico brinquedo, reapresentado juntamente a diversas outras novidades em sua inauguração, e o que parece uma resenha de um filme clássico da década de 80 é, na verdade, uma grande lição para os varejistas.

Se você não se lembra em detalhes ou ainda não entendeu do que estamos falando, vale a leitura completa deste post para a contextualização e, em seguida, o aprendizado sobre os novos caminhos que o varejo começa a trilhar por aqui!

BIG (Quero ser grande) e a Loja FAO Schwarz: entenda a relação

No filme Quero ser grande, Josh, uma criança que, após ir ao parque de diversões e ser barrado na montanha russa por não ter tamanho suficiente, recorre a uma “máquina de desejos” com um pedido inusitado de querer ser “grande”.

Na manhã seguinte, em casa, ele tenta convencer sua mãe sobre sua transformação em um adulto de 30 anos, interpretado por Tom Hanks. Expulso de casa por não ter conseguido atingir o objetivo, ele recorre ao seu melhor amigo, ganhando sua confiança quanto à identidade ao cantar uma música secreta que apenas os dois tinham conhecimento.

Esse amigo, então, o ajuda com os afazeres da vida adulta, como encontrar um apartamento e um emprego – em uma loja de brinquedo!

A parte clássica do filme, que conquistou a todos, é o momento que envolve a famosa loja FAO Schwarz. Na ocasião, Josh (Hanks) encontra o dono da loja onde trabalha, o Sr. MacMilllan, e o deixa impressionado com seu entusiasmo.

No decorrer da cena, os dois realizam um dueto memorável, tocando clássicos como “Chopsticks”, uma valsa para piano escrita por Euphemia Allen muito conhecida aqui no Brasil como “O Bife” ou “a música do Danoninho”, e “Heart & Soul”, de Hoagy Carmichael, em um teclado gigante em meio à loja da FAO. Dê uma olhada:


Cena do filme BIG, com Tom Hanks.

Bem, a história do filme você pode rever (ou ver) facilmente. O ponto em questão é esse grande piano, nessa loja enorme, que fez uma cena ganhar aplausos de críticos, cativar crianças e adolescentes da época, tornar a loja FAO mundialmente conhecida (apesar de já bastante popular nos Estados Unidos) e, agora, a colocou em discussão dentre os varejistas!

Da falência à reinvenção

Na década de 80, quando houve o lançamento do filme, a loja da FAO Schwarz era uma potência estadunidense. Com cerca de 150 anos de existência, teve falência decretada em 2016 por sua então controladora, a Toys R US que chegou a fechar por volta de 800 lojas ao todo.

Parece mentira, mas uma loja de brinquedos tão famosa como a FAO teve suas portas fechadas por um motivo base de administração: o alto valor de aluguel da loja, localizada em um ponto nobre (Quinta Avenida) e que tinha mais de 12 mil metros quadrados.

No respectivo ano em que fechou suas portas, a FAO foi adquirida pela ThreeSixty, que conduziu todo o processo de reinauguração e a reinvenção do modelo de negócio até então exercido.

Com novo endereço para sua inauguração, a loja foi estrategicamente aberta em novembro de 2018, em tempo hábil para aproveitar a melhor época de movimento no varejo: as festas de final de ano (natal).

Em espaço consideravelmente reduzido, com cerca de 1800 metros quadrados (quase 10 mil a menos que a monstruosa loja da Quinta Avenida), ela foi estrategicamente posicionada em um outro ponto que chama bastante atenção na cidade de Nova Iorque: o Rockefeller Center.

O clássico teclado no piso permanece na loja, sendo um de seus principais atrativos, certamente. Contudo, nada mais é como antes! Para o retorno, além do tamanho reduzido, muita tecnologia e estratégias que englobam o conhecido New Retail (ou Novo Varejo), são destaque e uma grande aula de inovação para os varejistas.

A nova FAO e o Novo Varejo

A CEO do Cake ERP, Grasiela Tesser, visitou a nova loja da FAO Schwarz. Confira!

 

Em busca de competitividade, a FAO se reinaugura com um viés totalmente voltado à experiência do consumidor. Esse é o primeiro indício de reinvenção do formato tradicional não apenas desta marca, mas de como o varejo tende a se comportar.

Aliada à uma empresa de tecnologia com foco em software para experiência no varejo, a especializada b8ta, a FAO passa atuar com um modelo de consignação, conhecido no mercado por “varejo como serviço” (retail as a service).

Nesse novo modelo, a loja permitirá às marcas pagarem pela criação de um espaço próprio dentro da loja, como se fossem “mini-lojas”, proporcionando o contato do cliente com os itens que virão a ser adquiridos on-line.

Esse conceito de experiência é bastante similar ao funcionamento das lojas Pop-up, uma das táticas já utilizadas pelo Novo Varejo, e que entra também na estratégia da FAO.

Além de permitir a criação desses espaços pelas empresas de brinquedo em seu ambiente, a marca pretende, posteriormente, levar suas lojas em modelo Pop-up para outras potências do varejo, expandindo os canais de contato e experiência com o consumidor para o estímulo das compras em seu e-commerce.

Para compor a experiência de sua matriz, além do famoso piano e das estratégias citadas, a FAO promete criar um ambiente lúdico e envolvente ao seu público.

Isso compreende uniformizar seus funcionários como bonecos; incluir lojinhas de doces em formatos diferenciados; compor a decoração com bichos de pelúcia e bonecos em tamanho real (de um humano) ou até maior; espaços interativos com mágicos; e até mesmo a participação das crianças na construção de suas próprias pistas de corrida de carros.

Todas essas mudanças para a reinauguração da FAO demonstram como o varejo tradicional precisa se reinventar, reaproveitando espaços físicos com o objetivo de gerar experiências que estimulem as compras, não apenas a venda direta como era, e ainda é, a proposta da maioria das lojas.

Saiba mais sobre a revolução do varejo físico, as mudanças e os impactos gerados pelo Novo Varejo!

Também recomendamos para você!

[gs-fb-comments]