O período de isolamento social por conta da pandemia do COVID-19 está modificando a forma como nos comportamos em diferentes situações e áreas das nossas vidas. Seja no âmbito pessoal, seja em relação ao trabalho, é preciso entender essa nova realidade, mesmo que seja momentânea. E adaptar a sua estratégia de conteúdo é uma dessas necessidades.

Independentemente de qual seja o segmento de atuação da sua companhia, a presença digital e o marketing de conteúdo continuam sendo relevantes, especialmente pelo foco da atenção do consumidor ter se voltado ainda mais para o online. Ao mesmo tempo que é necessário se fazer presente em um período tão difícil, também é importante ter cuidado com as suas estratégias.

Afinal, uma publicação ou campanha que causaria um impacto positivo na sua persona pode não ser tão eficiente agora. Dessa forma, é necessário adaptar a sua estratégia de conteúdo ao período atual para continuar promovendo o engajamento de uma forma positiva. Que tal, então, conferir algumas das nossas dicas para enfrentar esse momento de incertezas? Confira!

Quais são os impactos da COVID-19 na produção de conteúdo?

As prioridades da população mudaram e, com isso, também é necessário modificar os conteúdos que você vai publicar em seus canais. Os impactos foram os mais variados, como uma mudança significativa nos resultados das SERPs dos principais buscadores ou mesmo o interesse dos usuários. Como entender esse cenário é importante, separamos alguns pontos relevantes.

 

Mudança no interesse do usuário

Assuntos que antes eram relevantes, agora, deixaram de ser prioridades. O foco dos usuários mudou e isso pode ser visto nas pesquisas realizadas. No Brasil, por exemplo, as buscas no Google pela palavra “vacina” chegaram ao seu pico, assim como o interesse por “respiradores”. Em geral, as pesquisas realizadas agora são acompanhadas de termos como “COVID-19” ou “coronavírus”.

O que modifica completamente a forma como a sua marca deve se posicionar, inclusive na escolha certa das palavras-chave para, por exemplo, atualizar a sua estratégia de SEO.

 

Home office se intensifica

Para muita gente, o isolamento social representa também uma nova forma de trabalho: o home office. Não à toa, as pesquisas com termos como “trabalhar de casa” e “home office” também chegaram ao seu ápice no Brasil. Isso indica, por exemplo, certos assuntos e tópicos que podem ser abordados ao pensar em adaptar a sua estratégia de conteúdo.

Mas, além disso, outro impacto importante causado pelo home office é o aumento significativo nas horas de trabalho e, consequentemente, mais usuários online por um maior período. Sem deslocamentos, o tempo que os profissionais passam trabalhando aumentou, em média, cerca de três horas.

 

Foco em ações mais urgentes

Apesar da importância de se organizar e pensar em estratégias que gerem resultados à longo prazo, a crise econômica causada pelo coronavírus criou um senso de urgência na população. Afinal, as pessoas querem se proteger o mais rápido possível, seja com práticas de higienização, seja com técnicas para gerenciar os seus negócios, as soluções precisam oferecer efeitos rápidos.

 

O que fazer para adaptar sua estratégia de conteúdo ao período atual?

Mas, então, o que fazer para adaptar sua estratégia de conteúdo em tempos de pandemia do COVID-19? Para ajudar você nessa tarefa, listamos algumas práticas que podem ser muito úteis para ajustar as suas mensagens, publicações, linguagem e até o planejamento. Confira!

 

Entenda o que a sua persona pensa sobre o assunto

Um estudo realizado pela Kantar mostra que alguns dos desejos dos consumidores em relação ao comportamento das empresas durante o período de pandemia. Para 80% dos entrevistados, as marcas não devem aproveitar o momento para promover suas imagens, porém, devem sempre informar as suas ações para enfrentar o vírus e dicas de como explorar essa nova rotina.

Dentro desse grupo, quase 40% dos participantes da pesquisa querem conteúdos para explicar e informar sobre o que fazer para reduzir os impactos desse período. Mas, além dessas informações, também é importante ir atrás de detalhes mais específicos sobre a sua persona. Afinal, como ela está passando por esse momento? Está desempregada ou precisou se adaptar ao home office?

A partir das respostas dessas perguntas, fica mais fácil direcionar o seu trabalho de produção de conteúdo, criando materiais que atendam aos desejos do seu consumidor.

 

Reveja e adapte o seu calendário editorial

O calendário editorial é parte fundamental para um trabalho eficiente com o Marketing de Conteúdo, porém, é preciso saber a hora de fazer alterações e, agora, é o momento ideal. Posts no blog que funcionariam antes, por exemplo, agora precisam ser revistos. Campanhas de comunicação interessantes podem se tornar negativas em um período de isolamento social.

Portanto, analise cada uma das suas publicações planejadas, passe um pente fino, encontre ações, termos e mensagens que não seriam bem-vistas no momento e as adapte. Também é importante verificar a sua linguagem, já que certos assuntos devem ter uma abordagem diferente. Um post nas suas redes sociais sobre o Dia das Mães, por exemplo, não pode ser o mesmo de antes da pandemia.

 

Ofereça o que a sua persona não espera

O principal objetivo do inbound marketing é se aproximar do consumidor de uma maneira natural e orgânica, utilizando conteúdos relevantes para aumentar o interesse dele pela sua marca. O momento não poderia ser mais propício para colocar esse conceito em prática: ajudar a sua persona. Se você trabalha com conteúdos pagos, talvez seja um momento para uma ação altruísta.

A Rock Content, por exemplo, liberou gratuitamente 5 cursos premium da Rock University. Da forma que você puder, tente oferecer uma ajuda que, talvez, a sua persona não espere. Por mais que o objetivo principal não seja esse, também é uma forma de estreitar os laços com os consumidores, mostrando que, de fato, a sua empresa se preocupa e quer ajudar quem está do outro lado.

 

Aborde o assunto com cuidado

Um dos interesses das pessoas atualmente é sobre as práticas de segurança e higienização que a sua empresa está adotando. O estudo da Kantar indica que 67% dos usuários querem entender mais sobre os protocolos da sua companhia e o que tem sido feito para ajudar o colaborador a conseguir o melhor rendimento possível mesmo em um momento adverso.

Pensando na cultura organizacional e também na ajuda aos seus funcionários, o Nubank divulgou o seu suporte estrutural aos colaboradores. A startup enviou computadores, monitores e até mesmo cadeiras ergométricas para que cada profissional possa se preocupar o menos possível. E a sua empresa, o que ela tem feito para ajudar os colaboradores?

 

Disponibilize o seu conhecimento

Você também pode utilizar o conhecimento da sua empresa para ajudar o usuário nesse momento de dificuldade. Quem trabalha com Recursos Humanos, por exemplo, pode fornecer dicas para montar um currículo, assim como o que as empresas devem fazer para um processo de demissão mais humanizado. O impacto da pandemia é enorme e você sempre pode ter uma dica valiosa.

Outro segmento que foi bastante prejudicado nesse período foi o das academias de ginástica, mas isso não significa que o conhecimento não possa ser divulgado. Não à toa, muitos profissionais estão aproveitando o período para realizar lives e gravarem vídeos que ajudem as pessoas a terem uma rotina mais saudável mesmo dentro de casa.

 

Ajude o usuário a relaxar

Um estudo feito pela Uerj (Universidade do Estado do Rio de Janeiro) apresentou um dado alarmante: o número de quadros de depressão entre os brasileiros aumentou em 90% desde o início das medidas de isolamento social. Portanto, além de falar sobre negócios, mercado, dicas de como trabalhar melhor dentro de casa, também é importante ajudar o usuário a relaxar.

Dentro da tarefa de adaptar a sua estratégia de conteúdo, pensar na saúde mental de quem está conferindo as suas publicações também pode ser importante. A pesquisa da Kantar revela, por exemplo, que 11% dos entrevistados querem que as marcas ajudem a reduzir a ansiedade com os seus conteúdos.

Adaptar a sua estratégia de conteúdo não é, portanto, uma escolha, mas sim uma necessidade, especialmente se você deseja continuar utilizando o marketing como uma ferramenta para se aproximar do seu público-alvo. Por mais difícil que seja esse período, adotando algumas ações ao seu planejamento, a tendência é que você passe por esse período sem prejudicar a sua marca.

Gostou de entender como é possível adaptar a sua estratégia para o momento vivido? Então compartilhe este conteúdo nas redes sociais e veja como mais pessoas podem se beneficiar com o marketing de conteúdo!

Este conteúdo foi produzido pelo blog parceiro Rock Content.

 

Também recomendamos para você

[gs-fb-comments]