Pode parecer relativamente simples iniciar uma operação para uma loja virtual, mas conduzi-la ao sucesso requer muita dedicação e conhecimento – principalmente sobre o seu público e, claro, concorrentes. Alguns erros no e-commerce, até mesmo considerados simples, podem ser fatais para seu sucesso.

É claro que a experiência na rotina gerará conhecimento para corrigir eventuais problemas, mas isso requer um bom investimento de energia, tempo e, claro, dinheiro. Mesmo para varejistas já experientes, o comércio eletrônico, com suas diferenças, pode ser bastante desafiador.

social commerce

Para ajudá-lo a evitar erros primários que podem impedir o crescimento do seu negócio, usamos a nossa experiência para reunir 10 dos principais. Conheça quais são e aproveite para corrigi-los antes que afetem o seu negócio:

1 – Querer desenvolver seu próprio CMS

Um CMS (Content Management System) é a plataforma de gestão de conteúdo da sua loja virtual. Querer desenvolver o seu próprio é considerado um dos principais erros no e-commerce – inclusive das empresas de médio e grande porte, que dispõem de profissionais, tecnologia e investimento.

Se você não é um desenvolvedor capacitado, certamente não conseguirá atender a todos os requisitos, além de gastar mais horas que o habitual para construir o mínimo viável. Mesmo que tenha um em sua equipe, o tempo de desenvolvimento, implantação e testes concentrado em um, ou poucos, profissionais também será um problema. Haja capital de giro para manter a estrutura sem operação, não é verdade?

O recomendado é que você se dedique ao core do seu negócio, terceirizando soluções auxiliares que consigam atender as demandas atuais, mas contemplam também as futuras.

2- Escolher a plataforma inadequada – um dos mais prejudiciais erros no e-commerce

Apesar de um dos principais erros no e-commerce ser a criação de um CMS do zero, a escolha de uma plataforma de prateleira que não atenda requisitos e necessidades do negócio pode também ser fatal. Já pensou investir tempo e dinheiro para, de repente, descobrir que o sistema escolhido não atende às necessidades do seu negócio?

Existem diversas opções no mercado. Preços distintos e funcionalidades diferentes. De código aberto, permitindo ajustes, e fechado. Abrangentes e de nicho. Fazer uma análise prévia do que as opções oferecem, suas necessidades atuais e seus planos futuros ajudará a poupar aborrecimentos e a não gastar dinheiro em vão.

3 – Não prezar pela segurança da informação de seus clientes

erros no e-commerce

Ignorar o fator segurança de uma loja virtual é também um dos erros no e-commerce considerados fatais. Além das informações de sua empresa, você irá transacionar dados de centenas – ou, com o sucesso, milhares – de pessoas. Assegurar a elas que estão protegidas ajuda não apenas a finalizar uma venda, mas também a melhorar a reputação de sua loja.

Algumas plataformas trazem esta questão já como recurso incorporado. Outras, atuam com parceiros. Independentemente da escolha, o importante é não negligenciar a necessidade de segurança e comunicar claramente aos seus clientes que você se preocupa com isso, considerando políticas de segurança e tecnologias de apoio.

Uma outra dica importante, neste sentido, é incluir os certificados de segurança no rodapé do site. Uma prática comum e que atende às necessidades de comunicação com o cliente.

4 – Descrições, imagens e vídeos não priorizados

Em uma loja virtual, a experiência de compra se baseia no visual. Imagens, vídeos e descrições ricas em detalhes sustentam as decisões de compra. Por isso, não dedicar tempo e dinheiro para uma apresentação de produtos com qualidade pode impactar nas vendas do seu negócio, se consagrando também como um erro fatal no e-commerce.

5 – Formulários para geração de leads mal implementados

Seja pela quantidade reduzida de formulários, por sua má distribuição ou integrações mal realizadas, não dar atenção aos formulários para captação de leads (contato de pessoas interessadas em comprar de você) é também considerado um dos erros no e-commerce.

Tenha em mente que quanto mais contatos você captar, mais pessoas poderá impactar diretamente e com custo otimizado. Por isso, dedique tempo às estratégias de captação de leads e garanta formulários e tecnologias que auxiliem a enriquecer a sua base de dados.

6 – Ignorar as provas sociais

As provas sociais são hoje um fator determinante nas vendas on-line, já que compreende depoimentos de clientes que sustentarão e influenciarão a decisão de outros potenciais consumidores.

Estas provas podem estar em diversos canais na web, mas precisam estar também contempladas nas suas páginas de produto, reduzindo as chances do seu lead sair de seu site para buscá-las levando à possíveis perdas.

Vale ressaltar que incentivar seus clientes a enviarem os reviews é importante, mas cometer erros no e-commerce pode levá-los a compartilhar experiências não positivas, influenciando o abandono da compra por outros consumidores.

7 – Negligenciar a política de troca

As compras on-line são um grande facilitador na rotina de qualquer pessoa. Contudo, a falta de contato com o produto pode acabar entregando uma expectativa diferente da realidade idealizada pelo seu cliente.

Ter uma política de troca clara, comunicada e boa para ambos pode estimular a compra mesmo diante da possibilidade de insatisfação com o produto. Com isso você também aumenta as chances de reduzir a devolução de produtos/dinheiro, já que o crédito será trocado por outro item em sua loja mesmo.

8 – Oferecer poucas opções de pagamento

Este é um dos erros no e-commerce que podem realmente prejudicar o crescimento do seu negócio. Restringir formas de pagamento ou oferecer apenas garantias de via única, como é o caso dos depósitos – onde o lojista recebe o valor para então enviar a mercadoria -, pode levar grande parte dos seus clientes a desistirem das compras.

A maior parte das plataformas de código fechado já disponibilizam getway de pagamentos que abrangem mais opções. As de código aberto, tendem a facilitar integrações com parceiros, mas permitem a sua escolha e implementação. Isso fortalece a importância de atenção nos dois primeiros tópicos que compartilhamos aqui no texto.

9 –  Restringir as formas de entrega

A logística é também considerada um ponto de atenção para as lojas virtuais. Quando você apenas oferece uma opção de escolha para entrega, os custos e prazo podem não atender às expectativas do consumidor, resultando no abandono do carrinho de compras.

Além disso, após a compra, a ansiedade pelo recebimento do produto pelo consumidor aumenta e impacta bastante no nível de satisfação da experiência de compra – bem como na percepção em relação à sua marca. Por isso, viabilize opções que considerem diversidade de prazos e valores para a escolha da forma de entrega.

10 – Negligenciar dados e resultados

O objetivo de qualquer negócio é vender. Contudo, se você não acompanha os resultados gerados de uma forma sistêmica, tende a cometer graves erros no e-commerce. Principalmente relacionados à gestão do negócio – o que poderá levá-lo ao insucesso.

Analisar os dados ajudará a identificar comportamento de compras, pontos de melhoria e oportunidades. Monitorar os resultados fará com que você invista adequadamente, proporcionando evoluções ao negócio. Nesse sentido, contar com um software de gestão empresarial (ERP) tem muito a contribuir para a redução de erros que podem levar a sua loja à falência.

Ao integrar a ferramenta em seu comércio on-line, você ganhará mais controle para tomar decisões estratégicas, impulsionando o crescimento e o desenvolvimento do negócio.

Agora que você conhece 10 dos principais erros no e-commerce, é hora de analisar como os pontos que trouxemos no texto estão sendo explorados na sua loja para traçar planos de ação que contribuam com a correção deles.

Tem alguma dúvida sobre como melhorar algum destes pontos no seu negócio? Aproveite o espaço abaixo para compartilhar! A sua dúvida pode ser pauta para um próximo encontro aqui no blog.

Também recomendamos para você!

social commerce

[gs-fb-comments]