Se você tem uma loja de bebidas, então você sabe que trata-se de um negócio, em certa medida, complexo, no qual mudanças, sejam de preços ou de estoque, são uma constante.

Por isso, a escolha de um sistema de gestão eficaz é extremamente importante.

De fato, contar com uma solução eficaz pode ajudá-lo a prever seu estoque de forma mais eficaz, melhorar suas compras e, até mesmo, agilizar o seu atendimento, dentre outros benefícios.

Se você está na dúvida e ainda não sabe o que um bom sistema para loja de bebidas precisa ter, confira as dicas a seguir!

1.Certifique-se que o sistema oferece recursos para você acompanhar suas vendas

O rastreamento de suas vendas permite medir a temperatura de como sua loja de bebidas está indo atualmente e revela como seu negócio evolui ao longo do tempo.

Isso pode ajudá-lo a ver o que está funcionando e o que não está, para que você possa expandir seus negócios com sucesso. 

Por exemplo, você pode analisar quais produtos possuem mais saída, as marcas mais procuradas, os itens mais vendidos aos finais de semana e assim por diante.

Com essas informações, você pode tomar várias decisões estratégicas visando a melhorar sua lucratividade.

Além disso, depois de ter seu sistema de gestão por tempo suficiente, você pode comparar, por exemplo, as vendas de maio do ano corrente com as vendas de maio do ano passado ou o total deste ano com o total do ano passado, para ter uma perspectiva ampla de como seu negócio está indo.

Você pode avaliar também, por exemplo, como suas ações de marketing refletem em suas vendas e, assim, avaliar a viabilidade de diferentes estratégias para alavancar as vendas de sua loja.

2.Verifique como funciona o controle de estoque

O estoque, sem dúvidas, é o coração de toda empresa de varejo, incluindo sua loja de bebidas.

Se você não gerir seu estoque de forma adequada, pode ter diversos problemas e perder a chance de realizar vendas e de conquistar novos clientes.

Imagine, por exemplo, que determinado cliente venha até sua loja de bebidas em busca de uma marca específica de cerveja. Se você estiver com falta dela em estoque, provavelmente ele irá procurar na concorrência. 

Além de perder uma venda, provavelmente o cliente terá uma imagem negativa de sua marca e quando pensar em retornar, vai lembrar que na sua loja “nunca tem nada”.

Outro aspecto negativo de uma gestão ineficaz de estoque é a compra em excesso. 

Se você não tiver informações precisas sobre o giro de seu estoque, você pode acabar comprando itens que ficarão em seu estoque por vários meses. Com isso, além de perder espaço para armazenar novos produtos, muitas vezes pode levar você a reduzir a sua margem de lucro à medida que se aproxima o vencimento de cada item.

Por falar em vencimento, é muito importante que seu sistema de gestão seja capaz de registrar esse tipo de informação. Assim, você pode checar com certa frequência quais produtos estão próximos a vencer, para que você possa realizar promoções.

No fim das contas, é melhor vender com margem reduzida do que perder os produtos.

Porém, o gerenciamento eficaz de estoque não serve apenas para evitar problemas. De fato, essa atividade é fundamental para melhorar os resultados de sua loja de bebidas.

Um bom sistema para loja de bebidas pode deixar claro quais produtos estão vendendo bem e quais podem ser eliminados de sua linha de produtos. 

Assim, você pode substituir produtos impopulares por similares ou de outras marcas e utilizar a ferramenta de rastreamento de estoque para ver como esses novos se saem.

Você pode identificar também, que certos produtos têm melhor saída em determinadas épocas do ano e, assim, preparar o seu estoque para atender à demanda de cada período.

3.Prefira uma solução com PDV integrada e moderna

Ter um sistema de gestão que possua uma solução de frente de caixa (PDV) integrada é um diferencial que você precisa considerar.

Isso facilita, por exemplo, a sua gestão de estoque já que, cada vez que uma venda é registrada, os produtos são baixados automaticamente no sistema.

Assim, com apenas alguns cliques, você pode avaliar como foram as vendas do dia, se algum produto precisa ser reposto ou se é preciso antecipar a compra de determinado item.

Além de ser um sistema integrado, é importante que sua solução de PDV permita a inclusão de sistemas de pagamento modernos, como PIX ou carteiras digitais.

Se você deseja estar equipado para aceitar uma variedade de tipos de pagamento, procure um sistema que aceite dinheiro, cartões, pagamentos móveis e muito mais. Essa é uma excelente estratégia para garantir que você não vai perder nenhuma venda.

Seu PDV também deve ser simples, rápido e intuitivo. Assim, você e seus vendedores têm tudo o que precisam para fazer muitas vendas e atender melhor seus clientes, de forma ágil. 

Finalmente, se você possui mais de uma loja de bebidas, ou mesmo se pensa que pode abrir um segundo local no futuro, certifique-se de escolher um sistema que possa sincronizar seus dados entre todas as unidades. Isso permitirá que você consolide suas vendas diárias de forma rápida e assertiva, sem precisar combinar dados manualmente ou, de alguma forma, tentar integrar diferentes sistemas.

4.Atente-se aos diferentes módulos que o sistema oferece

O sistema certo para sua loja de bebidas deve ser completo e oferecer suporte às diferentes operações.

Por exemplo, é muito importante que você tenha um módulo de gestão financeira, para gerenciar seus pagamentos de forma eficaz e evitar multas e juros por atraso.

Um módulo de compras também pode ajudá-lo a gerenciar todos os processos de compra da sua loja de bebidas, desde criação de ordens para fornecedores até importação de notas fiscais, passando por consultas às principais informações.

A criação de ordens de compras pode ajudá-lo a agilizar a conferência de produtos no momento de recebimento, evitando erros de quantidade ou de marcas.

5.Considere o suporte a vendas online

As vendas online têm crescido ano após ano no Brasil. Então, é importante que você considere a possibilidade de abrir um e-commerce de sua loja de bebidas, agora ou futuramente.

Se essa for uma possibilidade para você, então, prefira um sistema que tenha integração com plataformas de e-commerce.

Assim, você pode gerenciar sua operação, na loja e na internet, a partir de um único sistema.

Saiba como o Cake ERP pode ajudar a sua loja de bebidas

O Cake ERP é um sistema completo, da gestão à frente de caixa. Nele, você encontra diversos módulos, como finanças, compras, estoque, além de uma solução de PDV moderna e eficaz.

O Cake ainda conta com integração com plataformas de e-commerce, caso você queira expandir sua atividade.

Essa solução ainda oferece 5 planos diferentes, para que você possa escolher aquela que faça sentido para a sua operação. E, a qualquer momento você tem a possibilidade de fazer o upgrade para um plano mais completo, conforme a sua loja de bebidas cresce.

O Cake ERP é uma solução baseada em nuvem, o que significa que você não precisa comprar servidores ou equipamentos de TI caros. Todos os módulos estão disponíveis através da internet.

Quer saber mais? Então clique aqui e conheça mais detalhes sobre o Cake ERP. 
[gs-fb-comments]