No dia 15 de setembro é celebrado o Dia do Cliente, no Brasil. Criada no ano de 2003, no Rio Grande do Sul, mas já expandida a outros 14 estados, a data tem como objetivo promover uma homenagem aos consumidores, estreitando suas relações com as marcas.

Ela foi estrategicamente posicionada em setembro para estimular a venda no período que sucede o Dia dos Pais (Agosto) e antecede o Dia das Crianças (Outubro). Em 2019, ela vem com um incremento: o apoio do Governo com a proposta da Nova Black Friday – “Black Friday da Independência” ou a “Semana do Brasil”.

Apesar do pouco tempo até o início do período promocional e do Dia do Cliente em si, data que encerrará a ainda há tempo de posicionar a sua loja, seja ela on-line ou física, e delinear estratégias para vender mais!

Por que você deveria investir no Dia do Cliente

Segundo pesquisa da Social Miner criada e divulgada junto à Opinion Box, 43% do público entrevistado informa ter interesse em aproveitar as promoções da data para compra. Outros 37,3%, apesar de não terem a intenção primária, se mostraram abertos a mudança de opinião caso haja ofertas relevantes, preços competitivos e frete acessível.

Estes também são os argumentos que levam o consumidor a escolher ou preferir uma loja, seguidos por:

  • Facilidade e forma de pagamento;
  • Prazo para recebimento dos produtos;
  • Qualidade no atendimento;
  • Facilidade e experiência no ato da compra;
  • Boas políticas de trocas e devolução.

Quando analisados os motivos que os levariam a não aderir às promoções no Dia do Cliente, a ordem de fatores é:

  1. Fretes altos;
  2. Desconfiança quanto ao desconto, um problema já enfrentado na Black Friday tradicional;
  3. Baixa diversidade e disponibilidade de produtos, como cores, tamanhos, etc;
  4. Baixa reputação em sites de qualificação e reviews;
  5. Entrega com prazo longo;
  6. Restrições nas formas de pagamento.

O estudo ainda aponta que 24,3% dos consumidores já iniciaram as pesquisas das ofertas para a data. Pode parecer cedo, já que as promoções ainda não estão disponíveis, mas esse é o momento exato para tomarem conhecimento dos valores reais dos produtos e se sentirem seguros de que os descontos são de fato reais – como no segundo item relacionado acima.

Essas informações servem não apenas como indício de que o investimento em ações e promoções na data é válido, como também para um direcionamento sobre os pontos de atenção que sua loja deve ter se quiser garantir mais vendas no Dia do Cliente.

Como participar da Semana do Brasil, que promete apoiar e incentivar o consumo na data

Em 2019, como citamos, há ainda um fator adicional para dar atenção ao Dia do Consumidor: a Semana do Brasil, que vem sendo referida como a “Nova Black Friday em Setembro”.

Prevista para início no dia 6 de setembro (véspera do feriado de Independência do Brasil) e término no dia 15 (Dia do Consumidor), conta com o apoio do Governo para estímulo ao consumo no varejo.

Até o momento, o Governo pouco divulgou sobre a iniciativa em si. Contudo, já constavam mais de 300 empresas participantes confirmadas no dia 19 de Agosto, cinco dias após a reunião que definiu data e outros detalhes da ação.

Para participar, aproveitando não apenas o ensejo do Dia do Consumidor, mas toda a semana e benefícios definidos para a data, é preciso cadastrar a sua empresa no site oficial da Semana do Brasil.

Bancos de renome, empresas de turismo e potencias do varejo nacional já têm seus nomes dentre os confirmados, e aproveitarão o auxílio de divulgação nacional do Governo para dar giro aos produtos e aumentar o faturamento.

Dicas para vender mais no Dia do Cliente

dia do cliente

 

Se você chegou até aqui, certamente já percebeu várias dicas sobre como preparar a sua loja para participar da data, atrair mais clientes e aumentas suas vendas, mas vale recapitular:

  • Cadastre sua loja no site oficial da Semana do Brasil;
  • Negocie fretes ou inclua-os na estratégia de precificação para a data, fornecendo ao consumidor condições de compra atrativas;
  • Apenas inclua com itens promocionais aqueles que realmente são passíveis de desconto. Como você pôde ver, esse é um tópico que eles estão de olho devido às experiências vivenciadas na Black Friday tradicional;
  • Certifique-se de ter em seu estoque variedade de produtos conforme demanda de sua loja. Para isso, contar com um software ERP que traga relatórios precisos da curva ABC de vendas pode ajudar bastante;
  • Dê atenção ao atendimento e certifique-se de tratar todos os casos adversos que surjam em relação a eles. Os consumidores estão de olho nos reviews, nos sites de recomendação e reclamações;
  • Busque alternativas para diversificar as formas de pagamento, não restringindo seus consumidores de comprar por não aceitar determinada bandeira de cartão ou dispor de uma única forma;
  • Revise suas políticas de troca e devolução, principalmente no que se refere às compras on-line – quando os clientes só têm contato real da mercadoria após a compra.

Outras dicas que podem ajudar bastante o seu estabelecimento a aproveitar o Dia do Cliente são:

  • Crie uma página em seu site dedicada a encontrar os produtos em promoção no período;
  • Mantenha a comunicação visual, tanto da loja on-line como física, clara em relação à participação na data e com apelos promocionais;
  • Prepare comunicações específicas pelos diversos canais de contato com o cliente para comunicá-lo sobre as promoções e ofertas. Isso pode incluir disparo de e-mails, redes sociais, envio de SMS, automações via chatbot, anúncios, dentre outros;
  • Deixe as regras das promoções e ofertas claras ao cliente. Sem letras miúdas ou pormenores;
  • Trace estratégias direcionadas aos clientes mais fieis para aproveitar o momento e fidelizá-los;
  • Ofereça descontos especiais e gradativos conforme quantidade de itens comprados ou ticket médio obtido;
  • Aproveite a oportunidade para fornecer cupons de desconto para compras futuras aos clientes que adquirirem itens na promoção estimulando o retorno em outras épocas não promocionais.

Você, melhor do que qualquer outra pessoa, sabe bem o apelo de vendas que funciona com o seu público-alvo. Por isso, leve em considerações as dicas que passamos, analise quais se encaixam melhor à realidade de sua loja e aproveite a oportunidade do Dia do Cliente para dar vazão ao seu estoque!

Aproveite também para conferir na íntegra a Pesquisa de Intenção de Compra para o Dia do Cliente em 2019!

Também recomendamos para você!

[gs-fb-comments]