Há muito a ser considerado no momento de escolher um sistema para sua franquia.

Você precisa de algo que seja amplo o suficiente para ajudá-lo a maximizar o gerenciamento da sua rede, mas flexível o suficiente para ser adaptado às necessidades exclusivas da sua empresa.

De fato, escolher o sistema certo pode trazer muitas vantagens e, por isso, essa é uma decisão que deve ser feita com cuidado, levando em consideração os diferentes aspectos do seu negócio.

A seguir, você poderá saber um pouco mais sobre os benefícios do uso de um sistema para franquia de lojas e também como escolher a solução certa para o seu negócio. Confira!

Por que implementar um sistema em sua franquia de lojas?

Gerenciar uma franquia de loja é uma tarefa complexa. Porém, com o uso de softwares de gerenciamento de negócios, como sistemas de planejamento de recursos empresariais (ERP), todos os procedimentos podem se tornar muito mais simples.

O uso de um sistema certo ainda agrega uma série de outros benefícios, tais como:

Aumento das vendas

Sem uma ferramenta para monitorar as operações de negócios, é impossível para proprietários e gerentes de franquias de lojas manter as linhas de comunicação de que precisam para manter o crescimento das vendas.

Usando uma solução ERP, os proprietários de negócios são mais capazes de monitorar as informações que impactam diretamente as vendas, como estoque e histórico de demanda.

As melhores soluções ainda oferecem possibilidade de cadastro de cliente, para que você possa estabelecer uma comunicação mais eficiente e direta. Isso possibilita, por exemplo, a implementação de estratégias de fidelização que, consequentemente, tendem a impactar positivamente nas vendas. 

Um bom sistema ERP ainda oferece relatórios gerenciais de cada franquia individualmente, para que você possa avaliar cada loja em particular, e também relatórios consolidados, para que você possa avaliar o desempenho da sua empresa como um todo.

Assim, você pode avaliar as vendas de cada franquia, identificar se há pontos a serem melhorados e também estratégias bem sucedidas em determinada loja que pode ser ampliada para toda rede.

Estoque otimizado 

Os proprietários de empresas de franquia devem estar totalmente cientes de onde seu estoque está o tempo todo, bem como do status de seu fornecimento. 

Ser pego de surpresa por uma escassez ou ter produtos com pouca venda ocupando espaço não é bom para os negócios. E esses são apenas dois, dentre os diversos erros que você deve evitar.

Usando um sistema ERP de qualidade, as operações das franquias são otimizadas porque os pedidos de compra podem ser conectados diretamente ao fornecedor e enviados com base nos níveis mínimo e máximo definidos com base no giro de cada produto.

Isso garante, por exemplo, que sua franquia de lojas não venha a sofrer com a falta de produtos ou ainda comprar itens em excesso.

Pode acontecer, por exemplo, de um produto apresentar giro alto em uma loja, mas não ter saída em outra. 

Assim, em vez de adquirir novos produtos, você pode equacionar o estoque de toda a sua rede, conforme a necessidade de cada loja.

Marketing aprimorado 

Um sistema ERP pode ajudar os empresários a melhorar seu marketing, criando, adotando e monitorando campanhas em tempo real.

Isso porque essa solução facilita o acompanhamento de indicadores, que permitem avaliar a efetividade de cada ação de marketing.

Por exemplo, após o lançamento de uma campanha, você pode avaliar como isso repercutiu nas vendas, em cada loja e na rede como um todo.

Assim, você tem elementos para avaliar quais ações oferecem melhores resultados e trabalhar para aprimorá-las e obter retornos ainda maiores.

Aumento do desempenho geral da franquia

Utilizando um sistema que permite acompanhar o desempenho de cada franquia, você pode diagnosticar problemas ou pontos de atenção de maneira mais oportuna.

Isto é, em vez de esperar o final do mês para avaliar o desempenho de cada loja, você pode, simplesmente, emitir relatórios a qualquer momento e avaliar indicadores como volume de vendas, evolução das despesas, etc.

Assim, a necessidade de fiscalização in loco ou presencial diminui, oferecendo uma sensação de comodidade e “liberdade” aos franqueados e operadores. Ao mesmo tempo, você consegue acompanhar o desempenho de cada um e oferecer suporte sempre que necessário.

Como escolher um sistema para franquia de lojas?

Embora cada sistema de gerenciamento ofereça serviços ligeiramente diferentes, ainda existem alguns componentes essenciais que você deve procurar ao pesquisar qual plataforma é melhor para sua franquia de lojas. Confira quais são eles:

Acesso central a todos os locais de sua franquia de lojas

Uma das maiores vantagens de implantar um sistema de gerenciamento é a conveniência que o acompanha. Mas, se o seu sistema não fornece acesso global para fazer modificações em todas as lojas da sua rede, bem como a capacidade de atualizar lojas individuais, você não está obtendo os benefícios e eficiência que merece.

Com a ajuda de um bom sistema para franquia de lojas, você pode gerenciar toda a sua rede de varejo a partir de um local central.

Se você utilizar um sistema baseado em nuvem, essa conveniência aumenta ainda mais, visto que você pode ter acesso a todas as informações, a qualquer dia e horário, de onde você estiver. Tudo que você precisa é de um dispositivo, como notebook ou tablet, conectado à internet. 

Isso significa que você pode fazer ajustes de preços ou realizar uma variedade de outras modificações em lojas individuais ou em toda a rede de franquias. 

E como as alterações são feitas usando uma rede em nuvem, todos os seus locais serão sincronizados automaticamente, sem que você precise fazer ajustes no computador de cada loja.

Ferramentas de gerenciamento de estoque fáceis de usar

Uma boa gestão de estoque é essencial para garantir o sucesso e a satisfação do cliente. Por esse motivo, é importante encontrar um sistema para franquia de lojas que ajude os franqueadores a rastrear e gerenciar o estoque com mais eficiência.

De fato, os franqueadores precisam de um pool de recursos que lhes dê a capacidade de acessar e reabastecer o estoque nas lojas de sua rede de franquias, além de poder ampliar locais específicos. 

Outros recursos úteis que podem tornar mais fácil para os franqueadores gerenciarem seus estoques incluem: rastreamento de métricas como giro de produtos, gerenciamento de um banco de dados de fornecedores ativo e controle de listas de preços entre fornecedores.  

Uma ampla gama de opções de integração

Como cada franquia tem necessidades e expectativas diferentes, não existe uma abordagem única para o sistema de gerenciamento que dê a cada franqueador ou franqueado o que eles precisam. 

Por isso, é necessário ir com uma plataforma de gerenciamento de franquia que se integre a uma variedade de outras ferramentas de gerenciamento.

Você pode, por exemplo, precisar de um sistema que ofereça integração com plataformas de e-commerce, métodos de pagamentos modernos e muito mais. 

Por esse motivo, você precisa de uma solução completa de software de gerenciamento que permita personalizar e adaptar sua plataforma para atender às suas necessidades comerciais específicas.

Melhores soluções de engajamento do cliente

Os clientes são um dos recursos mais valiosos para qualquer franquia. Por isso, você precisa de um sistema de gerenciamento que torne mais fácil rastrear clientes e coletar dados. Assim, você pode, por exemplo, implementar programas de fidelidade.

A escolha de um sistema para franquia de lojas que o ajude a construir perfis de clientes torna mais fácil criar campanhas de marketing e desenvolver estratégias para aumentar a retenção de clientes e também as vendas. 

Sistema escalável

Todo proprietário de empresa deseja ampliar sua atividade e crescer. Portanto, é muito importante que, ao escolher um sistema para franquia de lojas você leve em consideração a escalabilidade.

Ou seja, seu sistema deve ser adaptável a diferentes níveis de demanda, a ponto de oferecer os recursos que sua empresa precisa em diferentes estágios do seu negócio.

Nesse sentido, as soluções baseadas em nuvem oferecem grande vantagem, uma vez que a escalabilidade é um recurso nativo dessas ferramentas.

O mais interessante é que, para aumentar as funcionalidades, recursos e módulos de um sistema em nuvem, você não precisa arcar com nenhum custo com infraestrutura local. Basta entrar em contato com seu fornecedor e migrar para soluções mais avançadas, de forma rápida, segura e simples.

Integração com a frente de caixa

A frente de caixa, ou ponto de venda (PDV) é uma das áreas mais sensíveis das empresas de varejo.

Isso porque é onde acontece um grande fluxo de transações, incluindo vendas, cadastro de clientes, devoluções e muito mais.

Portanto, é fundamental que o PDV de sua franquia de loja esteja integrado ao seu sistema de gestão, visto que ele produz uma série de informações relevantes que precisam ser analisadas em tempo real.

Imagine, por exemplo, que em determinado dia uma loja tenha realizado vendas acima do esperado para determinado produto e ficou com um nível de estoque abaixo do esperado.

Essa informação precisa ser acessível rapidamente, para que seja possível tomar atitudes visando a garantir a disponibilidade do produto nos dias seguintes.

Logo, fica evidente que uma integração do seu sistema com o PDV é essencial para uma gestão eficaz.

Portanto, antes de escolher um sistema para sua franquia de lojas, verifique se ele oferece também uma solução de PDV integrada.

Ferramentas de relatórios gerenciais

Os relatórios são componentes essenciais de qualquer sistema para franquia de lojas. 

Os franqueadores precisam ser capazes de acessar o andamento das lojas para que possam acompanhar os registros de desempenho e fazer previsões informadas sobre as vendas futuras.

Mas, nem todas as plataformas de gerenciamento oferecem as mesmas opções de relatórios. Por isso, é importante encontrar uma solução de software que ofereça as melhores opções para que você possa obter as informações certas para sua franquia. 

Aqui estão alguns componentes de relatórios que você deve procurar enquanto procura um sistema:

  • Relatórios centralizados: os franqueadores devem ter a capacidade de monitorar os locais da cadeia de franquias em tempo real, sem ser intrusivos ou excessivamente visíveis. Os relatórios centralizados permitem isso, fornecendo aos franqueadores uma ampla gama de análises de diferentes locais que podem ajudá-los a calcular seu retorno de investimento (ROI) e avaliar estratégias de negócios.
  • Relatórios personalizáveis: seu software de franquia deve dar a você a oportunidade de filtrar, personalizar e selecionar modelos para seus relatórios de vendas. Assim, você pode se concentrar nos KPIs que são relevantes para você.
  • Acesso a relatórios do franqueado: há momentos em que o franqueado também pode se beneficiar do uso de ferramentas de relatórios para ajudá-los a melhorar a eficiência do local de trabalho ou as vendas..

Conheça o Cake ERP

Agora que você já conhece as vantagens de um sistema para franquia de lojas e como escolher a melhor solução para você, apresentamos o Cake ERP.

Trata-se de um sistema  ERP baseado em nuvem, que oferece tudo que você precisa para gerir a sua franquia de loja de uma forma mais simples e eficaz.

Para começar, o Cake ERP é uma solução completa, que oferece uma série de módulos para que você possa gerir suas compras, vendas, estoque e finanças de uma única plataforma.

Ele também conta com uma solução de frente de caixa, para que você tenha toda sua operação integrada em tempo real.

Além disso, por ser baseado em nuvem, essa solução oferece a comodidade que você precisa para acessar todas as informações a partir de qualquer lugar. Ela também permite que você adicione novos recursos e funcionalidades conforme a sua operação cresce, sem precisar investir na sua infraestrutura local de TI para isso. Tudo é acessado via internet.

O Cake ERP também permite que você implemente métodos de liquidação modernos, como PIX e pagamento por app, para que você ofereça mais comodidade aos clientes e não perca nenhuma venda.

Essa solução também oferece opções para cadastro de cliente, para você turbinar suas ações de marketing e implementar estratégias eficazes de fidelização.

E essas são apenas algumas das funcionalidades do Cake ERP. Para saber mais, entre em contato agora mesmo, fale com um de nossos especialistas e saiba como obter um teste grátis por 10 dias!