O São João já está chegando, mas, aqui no Brasil, no ano de 2021, ainda não teremos as populares festas devido à pandemia da covid-19.

Porém, isso não significa que sua loja deve deixar a data passar em branco. Há sempre algo que se possa fazer para vender mais.

O dia de São João é celebrado em 24 de junho, no entanto, as comemorações acontecem durante todo o mês e, em alguns lugares, se estendem até julho. 

A seguir, você pode conhecer algumas dicas de como aproveitar esse período para vender mais. Confira!

1.Entre no clima

Como já mencionado, em 2021, as principais festas de São João foram canceladas. Apesar disso, sua loja pode entrar no clima e resgatar o espírito junino para garantir boas vendas.

Em geral, essas datas possuem um apelo emocional muito forte. Portanto, sua loja pode aproveitar a temática para atrair clientes novos e antigos.

Então, capriche na decoração, com bandeiras, representações de fogueiras e músicas típicas de São João.

Lembre-se que, para muitas pessoas, sua loja pode representar o mais próximo de uma festa junina que ela terá este ano. Então, vale a pena caprichar.

Em razão da pandemia, muitos comerciantes podem deixar a data “passar batido”, então, essa também é uma ótima oportunidade para se destacar da concorrência.

2.Promova os produtos certos

As festas de São João coincidem com a chegada do inverno. Então, em muitos segmentos costuma haver algum tipo de mudança de demanda.

Por exemplo, no setor de alimentos, aumenta a demanda por produtos como milho de canjica, amendoim, pinhão, etc.

Já no setor de calçados e vestuário, aumenta a procura por botas, casacos, jaquetas, cachecóis, toucas, etc.

Independentemente do setor de atuação de sua loja, é importante que você verifique como se comportaram as vendas em anos anteriores.

Se você possui um sistema ERP, com alguns cliques você pode extrair relatórios desses períodos em anos anteriores e verificar quais produtos tiveram mais saída durante o período de festas de São João.

Com essas informações, você pode arrumar sua loja de modo a dar maior destaque a esses produtos.

3.Prepare o seu estoque

Uma vez que você já sabe quais dentre seus produtos têm maior procura durante as festas de São João, você deve preparar seus estoques de acordo com a demanda esperada.

Mais uma vez, é importante revisar os relatórios de seu sistema de gestão, a fim de verificar as quantidades vendidas em anos anteriores, para que você consiga fazer uma estimativa razoável.

Lembre-se que em 2020 já vivíamos um período de pandemia. Logo, ele pode ser uma boa base para as estimativas de 2021.

4.Crie ofertas especiais

Nada melhor do que bons descontos para atrair os consumidores para a sua loja. 

Se sua loja é do segmento de vestuário, esse é um bom momento para liquidar as peças que sobraram de coleções passadas. Mas, também, é importante fazer promoções com itens atuais, para atrair mais público.

No entanto, tenha cuidado. Muitas lojas acabam criando descontos exagerados e acabam tendo prejuízo nas vendas.

Para que isso não aconteça, é importante conhecer a margem de lucro de cada produto. Se você tem um sistema de gestão de qualidade, essa informação pode ser obtida com facilidade.

Escolhidos os produtos que serão ofertados, é preciso traçar estratégia de como vender mais.

Uma das formas mais eficazes é criar o chamado senso de urgência. Isto é, demonstrar para o consumidor que é a única chance que ele tem de comprar determinado produto por aquele preço especial.

Isso pode ser feito de diferentes formas. Por exemplo, você pode criar promoções relâmpagos, válidas durante uma ou duas horas. 

Você também pode criar ofertas para produtos únicos, ou limitar a quantidade de itens promocionais. 

Escolhida a estratégia, é hora de colocá-la em prática. Você deve utilizar meios de fazer o cliente saber que aquela oportunidade é única e urgente. Por isso, utilize letreiros, sistema de som da loja, locutor, panfletos, enfim, a alternativa que fizer mais sentido para o seu negócio.

5.Priorize a segurança de todos

Apesar da sua loja estar no clima de festas de São João, é importante lembrar que ainda estamos em um momento crítico da pandemia no país.

Por isso, é preciso seguir os protocolos de segurança recomendados pelas autoridades sanitárias. 

Lembre-se que, caso sua loja esteja com aglomeração, muitos clientes não vão, sequer entrar.

Porém, você pode ir além do usual e priorizar ações que podem contribuir para a segurança de todos, como:

  • Agilidade no atendimento: A utilização de um sistema de PDV simples, ágil e fluido pode ajudar a acelerar o atendimento, reduzindo o tempo de fila e de permanência dos clientes na sua loja;
  • Utilização de métodos de pagamento sem toque: Cartões contactless, Pix ou pagamentos por app podem trazer mais conforto e segurança aos consumidores.
  • Venda online: Você pode realizar vendas online, em uma plataforma de e-commerce ou pelo instagram, e permitir que os clientes retirem os produtos na sua loja física.

6.Utilize um sistema ERP completo

A utilização de um sistema ERP pode ajudar você a seguir quase todas as demais dicas anteriores.

De fato, a utilização da solução certa pode oferecer uma visão gerencial muito mais completa, que te permite tomar decisões estratégicas de forma muito mais embasada.

Com um bom sistema ERP, você pode, por exemplo, identificar os produtos com mais procura durante as festas de São João, projetar a demanda, identificar os itens com maior margem para oferecer descontos, etc.

As melhores soluções ainda oferecem solução de PDV habilitada para aceitar diferentes formas de pagamento. Assim, você pode concluir as vendas de sua loja de forma muito mais rápida e eficiente.

Se você ainda não tem um sistema ERP completo, conheça o Cake ERP e descubra como ele pode ajudar a sua loja a vender mais, não apenas nas festas de São João, mas no ano todo. Clique aqui, fale com um de nossos especialistas e tire todas suas dúvidas.

[gs-fb-comments]