Em recente visita ao Vale do Silício (EUA), meu colega, Daniel Pozza, teve a oportunidade de conhecer o Google, mais precisamente o Google Plex em Mountain View (Califórnia). No seu retorno ao Brasil, ele compartilhou com a nossa equipe a seguinte foto:

Google

Na imagem há o desenho (em giz de cera) de um gráfico em que se pode acompanhar o crescimento da empresa desde sua criação. Isso me fez pensar em algo que muitas vezes não enxergamos: até empresas de grande sucesso já foram pequenas um dia.

Muitos empreendedores admiram essas grandes empresas e pensam que nunca serão grandes como elas. Mas é aí que se enganam, pois, a maioria delas começou do nada, em uma sala pequena ou até mesmo na garagem de casa – ou de uma amiga -, como foi o caso do Google.

Ao me aprofundar mais no assunto, descobri que tudo começou com dois estudantes de Stanford, Larry Page e Sergey Brin, que se conheceram em 1995 e, um ano depois, começaram a trabalhar juntos no desenvolvimento de um mecanismo de busca clamado BackRub – avó do Google que utilizamos hoje. Eles perceberam que a busca por informações poderia ajudar a organizar as páginas na Internet, facilitando a vida das pessoas. Assim, começaram a desenvolver, mesmo com os baixos recursos que possuíam na época, a plataforma de busca que viria a se tornar a mais utilizada nos dias de hoje.

Ou seja, eles detectaram um problema e, a partir dele, procuraram uma solução. E isso é um dos fatores que mais designam se a sua empresa terá ou não sucesso. Afinal, o que mais vai deixar o consumidor satisfeito se não for a solução dos seus problemas?

No ano seguinte, 1997, os criadores mudaram o nome para Google, que seria uma brincadeira feita com a palavra “googol”, um termo matemático para o número representado pelo numeral 1 seguido por 100 zeros. Já em 1998, o Google recebeu o primeiro investimento e, dali para frente, só cresceu e se consolidou no mercado, contando hoje com um conglomerado de empresas que leva o nome de Alphabet.

Você, eu ou qualquer pessoa pode criar “um Google”.

Claro que não é do dia para a noite que se consegue. A história de 20 anos do gigante nos mostra isso. Mas se você tiver determinação e insight para fazer o seu negócio crescer, quem sabe você não pode ser o próximo Larry Page ou Sergey Brin? Pense nisso!

 

[gs-fb-comments]