CONTEÚDO ATUALIZADO EM 31/08/2020

 

Se você está entrando no mundo dos negócios, conhecer bem todos os documentos fiscais é fundamental para manter a empresa longe de problemas com o Fisco. A NF-e e a NFC-e são alguns desses documentos que, devido à semelhança entre as siglas, podem confundir o empreendedor iniciante.

 

Por isso, neste artigo, apresentamos os documentos e suas principais diferenças, para que você não tenha dúvidas. Confira!

 

NF-e (Nota Fiscal Eletrônica)

NF-e é a sigla da Nota Fiscal Eletrônica, documento emitido e armazenado por meios digitais, substitui antigos modelos de papel e sua função é oficializar as operações de circulação de mercadorias.

 

Se você comprar um produto do seu fornecedor para vender, por exemplo, junto a mercadoria, receberá uma NF-e que oficializa essa transação.

 

A validade jurídica desse documento é feita por uma assinatura digital. Por isso, para emitir uma NF-e, você precisa ter um Certificado Digital.

 

O arquivo, que serve como uma identidade virtual da empresa, pode ser comprado de uma Autoridade Certificadora (AC), como o Serasa. Para encontrar opções, basta fazer uma breve busca na Internet.

 

A Nota Fiscal Eletrônica contém informações precisas sobre o cliente e o fornecedor. É representada por um arquivo XML e identificada por uma Chave de Acesso única — um número que possui 44 dígitos.

 

Sua emissão na venda de um produto ou serviço é obrigatória, seja em transações realizadas fisicamente ou por meio eletrônico (em uma loja virtual, por exemplo).

 

Para obter mais informações sobre a NF-e, consulte a Secretaria da Fazenda (SEFAZ) do seu Estado. Mas antes, confira como é o layout padrão do documento auxiliar que a representa a seguir.

 

NFC-e (Nota Fiscal do Consumidor Eletrônica)

A NFC-e, ou Nota Fiscal do Consumidor Eletrônica, é um documento criado para substituir o antigo Cupom Fiscal (ECF), emitido apenas em operações de venda direta ao consumidor final.

 

Uma diferença, em relação aos ECFs, é que a NFC-e permite que o consumidor confira a validade e autenticidade do documento por meio da leitura de um QR Code* presente na nota.

 

*QR Code (Código QR, em português) é um código de barras bidimensional que pode ser facilmente escaneado, usando a maioria dos telefones celulares equipados com câmera.

 

A mudança ajudou a reduzir custos e obrigações acessórias do contribuinte e aprimorou o controle fiscal, já que as informações de cada venda são transmitidas eletronicamente para a Secretaria da Fazenda do Estado.

 

Agora, confira o layout de uma NFC-e.

 

 

Agora você já sabe o que é uma NF-e e uma NFC-e. Ambos são documentos eletrônicos fiscais, emitidos pela internet com assinatura digital. Além do layout, a única diferença é que a NFC-e pode ser utilizada apenas em vendas ao consumidor final e a NF-e, em diversas outras situações, como em compras, devoluções e transferência de produtos.

 

Para fazer a emissão de uma NFC-e na sua loja, você pode utilizar um emissor como o Cake ERP. Isso faz com que as suas operações sejam mais simples e eficientes.

Também recomendamos para você!

 

[gs-fb-comments]