Você já deve ter escutado pelo menos uma vez na vida o bordão: propaganda é a alma do negócio. E na verdade ele está correto. Afinal o que adianta você ter uma loja organizada, com produtos de qualidade e preços competitivos no mercado, se ninguém tem conhecimento que ela existe?

É nesse momento que você, empreendedor, pensa: como fazer para divulgar minha loja? Como tornar ela atrativa aos olhos do público? Quais ferramentas devo utilizar para que isso aconteça sendo que minha possibilidade de investimento é baixa?

Para ajudá-lo a responder essas perguntas, separei algumas dicas que podem ser a chave para você tornar a sua loja conhecida e competitiva no mercado sem grandes investimentos. Confira:

 

Esteja presente nas redes sociais

Hoje em dia o público está cada vez mais conectado, transformando as redes sociais em um dos lugares que mais se busca referências. Estar presente nesse universo é de suma importância para o reconhecimento da sua marca. Ferramentas como Facebook, Instagram, Pinterest e Snapchat são utilizadas não só para socializar, mas para criar tendências e compartilhá-las com as pessoas.

Quando você possuiu perfis interessantes com conteúdo relevante que esteja relacionado ao seu negócio, você se torna um expert no assunto, e será seguido por pessoas que se interessem pelo seu segmento.

Um exemplo: se você tiver uma loja de roupas femininas, pode falar no seu perfil sobre tendências da moda e linkar com seus produtos. Assim se os seguidores quiserem saciar os desejos de estar na moda, saberão onde encontrar esses itens cobiçados.

 

Que tal criar um blog?

Fácil, rápido e com alta possibilidade de customização (além de existirem plataformas gratuitas), os blogs são ótimas ferramentas de divulgação de marcas e produtos. Além da sua marca ter um endereço na web, caso não possua site, você pode utilizar ele como fonte de conteúdo que irá compartilhar nas redes sociais da sua loja.

Todos sabemos que hoje os maiores criadores de tendências, seja de moda, maquiagem, jogos, etc., são os blogueiros. Ter um blog com conteúdo rico pode ser um grande diferencial para tornar a sua marca referência, complementando o uso das redes sociais.

Não tem pessoal para ter um blog só seu? Faça parcerias com blogueiros famosos da sua região, assim, você consegue aproveitar a audiência deles sem precisar de uma pessoa focada em produzir conteúdo. E quanto ao custo, muitas vezes basta você presenteá-los com produtos da sua loja em troca dessa divulgação.

 

Participe de eventos

Feiras e bazares são sempre ótimas oportunidades de você apresentar seu negócio para o público. Geralmente esses eventos contam com atrações culturais e gastronômicas que acabam atraindo bastante fluxo de pessoas. Mesmo que você não venda nesse momento, você terá a oportunidade de apresentar a sua marca. Assim, quando houver a necessidade, o consumidor irá visitar o seu ponto de venda e não o do concorrente.

Nesse momento é importante você ter algum material gráfico impresso para entregar aos visitantes com seu endereço, telefone e perfis nas redes sociais. Assim, além da sua marca ganhar seguidores, eles saberão onde te encontrar quando quiserem adquirir aquele produto.

 

Invista na criatividade dos seus materiais

Se você analisar as 3 dicas acima, todos elas dependem de peças gráficas, sejam elas impressas ou digitais. Por isso é importante que você preze pela qualidade dos materiais que vai apresentar ao seu público. Contrate uma empresa ou profissional qualificado para desenvolver esses materiais para você.

Como o público hoje anda cada vez mais exigente, não basta apenas ter um produto de qualidade e preço bom, você precisa vender também um design bonito para ele. Peças criativas fazem a diferença e se destacam perante a concorrência.

Marketing para micro e pequenas empresas

Aprenda sobre otimização de sites e blogs (SEO)

Hoje em dia sempre que alguém precisa de uma informação, pesquisar um produto ou local, acaba indo para o Google. Por isso a importância de uma boa otimização das palavras-chaves do seu site e/ou blog.

O Google trabalha com a busca orgânica, ou seja, ele mostra os resultados mais relevantes da pesquisa realizada sem haver investimento de anúncio. Se você souber escolher as palavras certas de acordo com seu negócio e manter seu site/blog sempre atualizado, terá um bom lugar no momento da busca. O trabalho de SEO, parece complicado, mas se você buscar aperfeiçoamento em cursos online e workshops, pode conseguir desenvolver esse papel muito bem dentro da sua loja.

Parecem ser dicas simples, não é mesmo? Mas elas podem fazer muita diferença no seu desempenho se forem seguidas com determinação, você só precisa arregaçar as mangas e começar!

Espero que aproveite e aplique na sua loja.