Para o empreendedor que está expandindo os negócios, manter o controle sobre todas as unidades da sua rede é um grande desafio. É preciso estabelecer regras, manter o padrão da marca e trabalhar para que elas tenham um bom desempenho em atendimento, vendas e relacionamento com os clientes.

Para ajudar você nesse desafio, listamos algumas dicas de como tornar a gestão da sua rede de lojas mais assertiva e descomplicada:

 

Mantenha-se organizado

Fator primordial para qualquer empreendedor se dar bem é a organização. Você lida diariamente com muitos assuntos e pessoas? Então é importante manter-se organizado em suas tarefas para conseguir dar conta de tudo. A nossa dica é utilizar alguma ferramenta como o Trello (gratuita) para ajudá-lo na organização do seu dia.

 

Mantenha-se em contato com as lojas

Para que você consiga gerenciar toda uma rede, é importante que tenha alguém de confiança em cada unidade. Além disso, que você mantenha sempre uma relação estreita com esse profissional. Dessa forma você estará a par do que acontece em cada unidade podendo interferir sempre que for necessário.

 

Dê apoio às unidades

Complementando o item anterior, procure sempre apoiar os gerentes das unidades, seja com a sua expertise de mercado (para corrigir problemas) ou mesmo para ouvir quem está diariamente em contato com o seu público final. Isso é muito importante para as equipes de venda e para você que gerencia toda a rede, pois, assim, é possível entender melhor como o público se comporta e auxiliar nas estratégias desenvolvidas para o todo.

 

Planeje todas as ações

Para um bom andamento da sua rede, suas ações devem ser previamente planejadas e passadas para cada unidade desenvolver bem o seu papel. Assim, você poderá identificar se todas as ações propostas estão sendo desenvolvidas de acordo com as suas expectativas. Caso não estejam, você terá mais informações e embasamento para cobrar resultados.

 

Utilize uma ferramenta de controle

Uma maneira de controlar melhor a gestão de cada unidade e de toda a rede é utilizando um sistema de gestão. Existem sistemas no mercado especializados em redes de lojas que fornecem inúmeros indicadores de desempenho, além de acompanharem o que ocorre em cada unidade em tempo real. Dessa forma, você pode desenvolver estratégias para melhorar ainda mais os resultados.

Sabemos que gerenciar uma rede pode ser um grande desafio, principalmente para quem está começando, mas tenha certeza que, dando um passo de cada vez e planejando bem as estratégias, os resultados virão e serão muito positivos.