O crescimento da sua empresa depende diretamente dos resultados que você atinge, certo? Trabalhar com uma política de metas de venda no varejo pode ser um fator decisivo para que você e sua equipe consigam atingir o crescimento desejado.

Outro fator que pode ser crucial é definir o momento certo de estabelecer essas metas de venda. Muitas empresas se preocupam apenas em formalizá-las no final de cada ano. Porém o mercado muda muito rápido e as metas propostas podem se tornar obsoletas ou fora da realidade. Por isso é importante que se estabeleçam metas durante todo o ano levando em consideração sempre a situação socioeconômica do país.

Porém, quando falamos em estabelecer metas, não temos uma fórmula mágica que fará você encontrar o ponto ideal que quer atingir. É necessário analisar vários pontos antes de definir metas absurdas que seu time sabe que nunca vai alcançar.

Para você conseguir definir metas reais e de acordo com as suas possibilidades, confira abaixo 6 dicas que preparamos para você:

 

1) Analise o mercado que você está inserido

O primeiro passo para você definir suas metas é conhecer bem o mercado em que atua. Você precisa saber qual é a taxa de crescimento do setor antes de estipular uma meta ilusória para a sua empresa. Essas informações você consegue juntamente as Associações de Classe, jornais, revistas, internet, etc. Com essas informações, você deve desenvolver uma análise da sua empresa.

 

2) Apure seu índice de venda e crescimento

Caso a sua empresa já tenha algum tempo de mercado, o ideal é fazer uma análise detalhada dos números de venda. Analise também as vendas por época do ano, pois isso vai ajudar você a dividir corretamente a meta de acordo com os meses que tem mais e menos procura do seu produto ou serviço.

 

3) Qual a sua capacidade de entrega?

Antes de sair estipulando metas, estipule qual a sua capacidade de entrega. Você consegue produzir ou revender tantos produtos para atingir a meta proposta? E quando existe a venda antecipada, você não vai deixar seu cliente na mão?

 

4) Capacidade de geração de clientes potenciais

Qual é a capacidade da sua empresa em geração de clientes? Quantos contatos você precisa atingir para fechar negócio? Quantas pessoas precisam entrar na sua loja para ter um bom dia em vendas? É imprescindível que você leve esses dados em consideração antes de criar as suas metas.

 

5) Defina quanto você gostaria de crescer

Quantificar seu crescimento é uma maneira eficiente de obter resultados mais conclusivos. Esses resultados que irão auxiliá-lo na avaliação das ações que tem feito para atingir esses objetivos. Estabeleça para a sua empresa “Quero crescer 23% no mercado”. Jamais use: “Queremos crescer no mercado”. Assim você não terá como saber quanto falta para atingir as expectativas de crescimento.

 

6) Qual a capacidade do seu time de vendas?

Como anda a taxa de conversão da sua equipe? Qual a quantidade de clientes potenciais gerados? Desses, quantos efetivamente se tornam clientes? Leve em consideração todos esses fatores, para ver qual é a capacidade de crescimento da equipe, assim, saberá quais números eles conseguiram alcançar e para medir isso, que tal usar Indicadores de Desempenho?

Levando em considerações todos os dados acima, você conseguirá propor metas alcançáveis, o que gerará uma comoção de toda a equipe para superá-las!

 

Também recomendamos para você!

[gs-fb-comments]