Controlar o desempenho dos vendedores é essencial na hora de reparar as deficiências, avançar nas vendas e até evitar confusões na repartição de comissão. Além disso, quando você sabe quem está vendendo mais e quem está desmotivado, pode tomar medidas para que suas vendas deem mais resultado.

O grande problema é que conseguir monitorar sua equipe de vendedores sem parecer invasivo é justamente um dos maiores desafios do gestor em vendas! Por isso, vamos te mostrar 6 dicas práticas de como controlar sutilmente o desempenho dos seus vendedores para potencializar seu negócio. Confira:

 

1) Comece observando

Essa é a hora que você vai ver seu funcionário em ação. Nada mais antigo, mas também nada mais fácil de se fazer. É apenas o primeiro passo. Olhar como eles se comportam vai te dar uma ideia de quem está motivado ou não. Discretamente, observe se seus funcionários realmente se empenham em suas vendas ou se passam muito tempo dispersos com outras coisas. Pode ser que o comportamento deles traga algumas respostas.

 

2) Invista em um sistema de gestão

Estatísticas não mentem, por isso, a melhor forma de monitorar as vendas de cada um dos seus funcionários é registrando-as. Com o auxílio de um bom software de gestão empresarial, basta atrelar cada venda feita ao vendedor correspondente para ter material suficiente para avaliá-los. Até mesmo a comissão dos vendedores poderá ser calculada de forma automática.

3) Aproxime-se da equipe

Pressionar seus funcionários para que não usem seu tempo indevidamente não é a única razão para estar constantemente presente na empresa. Mostrar que eles podem contar com o seu conselho sempre que necessário ajuda a estabelecer relações de confiança entre vocês. Sua presença possibilita ainda a resolução imediata de questões que precisam da sua decisão e dá aos vendedores a liberdade de conversar com você sempre que surgir algum problema.

Por esse motivo, tente se aproximar da equipe sempre que puder, não só para monitorar sua performance como também para fortalecer a relação entre vocês.

4) Faça a avaliação 360 graus

Esse conceito relativamente novo consiste na avaliação de um funcionário por diversas fontes (o chefe, os colegas, os clientes e os subordinados), por isso o nome “360 graus”. Também é interessante incluir uma autoavaliação para fins comparativos. O resultado pode ajudar a avaliar o nível de comprometimento de cada funcionário com a empresa, assim como suas reais competências.

Veja se sua empresa tem maturidade suficiente para implementar um esquema desse tipo, já que, sem o consentimento de toda a equipe, ele pode gerar conflitos internos.

 

5) Pergunte ao cliente

Outra forma de monitorar seus vendedores é a partir da percepção dos seus clientes. Você pode até mesmo criar uma estatística dos retornos positivos e negativos indicados para cada funcionário. Isso vai ajudar a descobrir onde tudo está correndo bem e onde é preciso melhorar, permitindo dar um feedback construtivo aos vendedores.

Em alguns casos, não é preciso nenhuma sofisticação nem gastos estratosféricos para obter as respostas dos clientes, já que a tarefa pode ser feita à moda antiga, conversando com eles pessoalmente quando passam pelo caixa, por exemplo, ou de forma mais completa, por meio do envio de questionários web.

 

6) Divulgue as conquistas dos seus funcionários

Divulgue as metas que foram alcançadas e superadas em quadros visíveis para todos. Mas atenção: a ideia aqui não é constranger ninguém, então o melhor é dar publicidade aos eventos positivos: quem superou as metas? Em quanto? Isso é uma forma de monitorar os números, além de motivar quem não se deu tão bem a fazer melhor para tentar aparecer no quadro da próxima vez.

Quais outras técnicas de monitoramento você utiliza no seu negócio?

 

[gs-fb-comments]